Preparação — Documentação para viajar

Wallace Barbosa
Wallace no Vale do Silício
4 min readJan 16, 2015

Tudo começou quando eu e minha namorada estavamos com a idéia de ir para a Disney e eu pensei: Porque não aproveitar para fazer meu intercâmbio antes e a gente se encontrar na terra do Mickey? E foi daí que surgiu a idéia de combinar 2 meses de férias do trabalho (1 já vencida) para morar fora do país e por gostar tanto assim de tecnologia, nada melhor do que ir para o Vale do Silício em São Francisco CA, mesmo sendo do outro lado dos EUA.

Bom, para entrar nos Estados Unidos da América você precisa de um visto! Então sua preparação não pode começar duas semanas antes de viajar, a não ser que você já tenha permissão para entrar na terra do Tio Sam. Eu comecei meu processo 6 meses antes da viagem e por vários motivos: o primeiro por dinheiro, pois tirar o passaporte e o visto não é barato, e porque caso algo desse errado eu teria a oportunidade de correr atrás dos problemas sem impactar as datas da viagem.

Se você ainda não tem o passaporte, esse é o primeiro passo para começar a preparação. E para conseguir não é rápido, pois ultimamente a lista de espera para agendar a na Polícia Federal está em 2 meses. Mas antes disso é necessário fazer o cadastro no site da PF e no final do workflow você vai agendar a visita. No final do processo você vai receber o boleto para pagamento, que eles chamam de GRU, no valor de R$ 156,00. A documentação que você precisa ter para a visita na PF é simples e na teoria todo mundo tem, porém é importante lembrar que todos eles tem de ser originais, e tem que levar também o comprovante de pagamento do GRU e o protocolo do agendamento (não falam em lugar nenhum e me pediram)!!! Agora é só esperar ficar pronto e voltar para retirar.

Feito o passaporte, já podemos dar início ao visto americano. Aqui o primeiro passo é preencher o famoso formulário DS160 no site do Departamento de Estado dos Estados Unidos e para isso é preciso verificar o tipo de visto necessário e validar se não há taxas extras que devem ser pagas para obtenção do visto. Essa parte do processo é mais complicada, mas nada que com calma não dê certo, pois o preenchimento é demorado mesmo. No meu caso, como escolhi um curso de inglês padrão que não possuia mais de 15 horas por semana, não precisei de um visto de estudante e o de turismo era o suficiente. Nota 1: Foi importante para mim ter fechado com a escola de inglês antes de começar esse processo, pois há alguns campos de preenchimento, como o Ponto de contato nos EUA que se não tivesse fechado não teria como preencher. Nota 2: O visto da minha namorada era apenas para passar 2 semanas na Disney e muitas informações que eu tive que preencher nem foram solicitadas no formulário dela.

Após preencher e enviar o formulário DS160 é necessário agendar a visita no Consulado Americano, que é feita pelo site através de um login que você cria na hora mesmo. O site do Solicitante do visto é simplesmente um workflow que você passa as etapas de preenchimento, até queeee…. chega no boleto de $160,00 (sim, são dólares) e é só depois do pagamento dele que você pode agendar a tão temida entrevista no Consulado. Assim que o Consulado reconhecer o pagamento ele envia um email para você continuar o processo de agendamento, que funciona da seguinte maneira: Você agenda a data no consulado, recomendo agendar um pouco para frente, e depois ele libera as datas para agendamento no CASV, que tem que ser feito antes do Consulado, por isso a recomendação.

Consulado Americano — São Paulo — Brasil

No CASV o procedimento é bem simples, pois é só a coleta das digitais e captura da foto para o visto, mas é importante levar a documentação correta que pode variar de acordo com o visto se não me engano e vem descrita na folha de confirmação e instruções do agendamento. Já no Consulado, além da documentação do CASV, é importante que você leve outros documentos que te ajudem a comprovar vínculo no Brasil e sua situação financeira para custear sua estadia nos EUA. Eu fiz a entrevista junto com minha namorada e foi MUITO tranquilo, além de só precisar comprovar que a escola não solicitou o visto de estudante (tinha uma carta da escola para isso) as perguntas foram simples como: “Para onde está indo?”, “Porque São Francisco?”,“Onde você trabalha e qual sua ocupação?”,“É formado? Em que?” e “Mora com os pais? E o que eles fazem?”. Depois disso o tão aguardado “Ok, seus vistos foram concedidos!” foi escutado através do vidro da cabine da entrevista.

Bom, para começar já está bom!
Agora é esperar, planejar e a preparar as malas!

--

--

Wallace Barbosa
Wallace no Vale do Silício

I'm curious and love to learn new things. Also passionate about travel, technology, entrepreneurship, startups and innovation!