“Quando tens dentes

Maria João Nuno Lopes
wannacome
Published in
1 min readMar 15, 2017

mas faltam as nozes!”

Bubaque é uma ilha com os tons quentes da sua terra, com o azul profundo do seu mar. Em Bubaque saudas alguém a cada esquina com um “Coma qui bu esta?” (como estás?- que soa assim mas que não faço ideia se se escreve assim!). Sabe bem estar em Bubaque.

Hoje foi dia de conhecermos o Centro Nutricional das Missionárias da Consolata, que abrange muito mais que a área da nutrição. A missionária responsável seleccionou alguns casos para começarmos. Comunicamos numa espécie de “crioulo-português-gestual-qualquer-coisa”, volta e meia com a irmã e um enfermeiro como tradutores.

A parte da terapêutica constitui, para já, o maior desafio. É o desconstruir o que fazemos habitualmente e adaptarmos. É dividir, esmagar, diluir comprimidos. É pensar “eu daria isto… ups… não tenho MAS…”. Sim, trouxemos connosco o espírito português do “desenrascanso”.

Mas o mais incrível são as pessoas que connosco trabalham. A missionária e o enfermeiro são incansáveis. Eles querem bem mais do que a resolução dos casos. Querem perceber, querem ouvir o que auscultámos, querem saber como vão fazer quando não estivermos. Assimilam informação, querem mais e mais.

Amanhã vão anunciar na rádio a nossa presença. Estão a antever uma enchente para as doutoras-branco-pelelé pelo que planeamos montar um “sistema de triagem-bubaquense”!

Ao final da tarde, passeamos pela (já um bocadinho nossa) comunidade… Bubaque, a ilha dos tons quentes da terra, do azul profundo do seu mar e…da equipa fantástica que aqui viemos encontrar!

Boa noite a todos!

(Bo noiti!)

--

--