Transforme seu servidor numa central de futebol com GINGA

Newton Fleury
Warlocks
Published in
3 min readMar 2, 2023

Há muito tempo estou infeliz com as ofertas de produtos digitais de esporte. Um dos aspectos mais importantes do esporte é sua função social. Nós jogamos futebol juntos, torcemos juntos no estádio ou na TV, brincamos com nossos amigos torcedores de clube rival, mas as ofertas de produtos esportivos na internet não conseguem capturar de forma satisfatória a imensa capacidade que a combinação da poderosa ferramenta de comunicação que é a internet com a facilidade com que o futebol une as pessoas para criar produtos inovadores. A oferta que temos hoje são atualizações digitais de paradigmas antigos da mídia impressa e TV linear.

O Cartola sempre foi uma exceção a essa regra. Um produto nativo digital, com foco em informação junto com entretenimento e, mais importante, a imensa produção de “moeda social” que as Ligas Privadas habilitam. A comunidade cartola é na verdade uma meta-comunidade, composta de centenas de milhares de grupos de amigos que existem na vida real ou no mundo digital. São comunidades de escritório, de amigos de pelada, salas de aula e grupos de whatsapp que usam o cartola para se divertir com seus amigos em torno do assunto que amam. Foram as Ligas Privadas que permitiram que o cartola tenha se tornado onipresente na jornada do usuário: é o papo do Happy-Hour de sexta-feira sobre que defesa não vai tomar gol ou qual atacante vai mitar; é o quebra-gelo de segunda de manhã no café do escritório, quem ganhou a Liga ou quem vai pagar o almoço por ter ficado em último lugar.

O assunto futebol, é claro, continua sendo pauta das conversas em plataformas digitais: são milhões de tweets todos os dias, grupos de whatsapp dedicados ao tema, e por aí vai. Mas, fora o Cartola, não há um produto desenhado para servir de plataforma social esportiva.

Até hoje.

Nós da Warlocks acreditamos na magia que aplicativos sociais têm de amplificar a experiência de grupos de amigos ou comunidades de interesse conectados em um app especializado. Foi dessa tese que nasceu o Ginga, um produto de futebol diferente dos que estão por aí, pois foi desenhado para ativar grupos e comunidades existentes no Discord!

O Ginga não é fominha, por isso não quer ser o destino final das pessoas e ter milhões de seguidores. Ele é muito mais um armador do jogo, distribuindo informação e entretenimento de forma a habilitar conversas e engajamento nos grupos de amigos do Discord, potencializando relações existentes e criando novas.

O Ginga não tem posição fixa: é você que escolhe que campeonatos vai acompanhar e ele pode estar em qualquer lugar: nos servidores de poucos amigos ou alimentando comunidades de milhares de pessoas. E se adapta a diversos esquemas táticos: pode aparecer como ginga, mas pode vestir a camisa de marcas ligadas ao futebol — empresas de mídia, campeonatos, clubes, casas de apostas, etc — e entrar em campo com a cara e a marca do parceiro.

Ele ainda está nas categorias de base, vai fazer sua estréia nos profissionais para o Campeonato Brasileiro em meados de Abril,. Precisa evoluir, lapidar seu kit, mas o talento bruto está ali e tem um staff inteirinho dedicado ao seu pleno desenvolvimento. Quem já o viu em campo, garante que tem gingado.

Acredita na magia e ponha GINGA no seu servidor!

www.ginga.gg

--

--

Newton Fleury
Warlocks

Esportes, e-sports, Estratégia & Produtos Digitais