Além da Realidade — Lívia Guedis (Review)

Um acidente. Uma explosão. Um sequestro. “Além da Realidade”, de Lívia Guedis, é um thriller que promete deixar elevada a tensão do leitor.

Por Danilo Pessôa

A jovem Mikasa, filha de uma rica família de Paris, está passando pelo momento mais aterrorizante de sua vida. Logo após uma explosão vitimar seus pais, a menina foi sequestrada por um grupo desconhecido e trancada em uma sala escura. Para piorar, ela vê um homem entrando nessa sala com intenções nada boas.

Tenso e intenso, o livro de Lívia Guedis faz com que o leitor torça desde o início pela protagonista. Angustia e aguça a curiosidade de quem lê na mesma intensidade. Uma ótima pedida para quem gosta de suspense e temas densos.

Capa do livro Além da Realidade

O que deve continuar

Não dá para não repetir a respeito da tensão que o livro cria em quem lê. Isso se dá a uma soma de fatores: as sucessivas tragédias sofridas pela jovem Mikasa em um curto espaço de tempo, a ótima escrita de Lívia Guedis e a pouca idade da protagonista tendo que enfrentar um ambiente extremamente violento. Essa obra tem um grande potencial também por abordar temas necessários: violência e tráfico infantil. Uma boa pedida para todos os leitores do Wattpad.

O que poderia mudar

A partir do capítulo inicial é possível perceber que um dos temas chaves do livro é o tráfico sexual infantil. Esse assunto, porém, não é abordado na sinopse, mas apenas o acidente inicial que vitimou a família de Mikasa. O acidente, por outro lado, é apenas brevemente descrito em poucas linhas.

Ou seja, acredito que o capítulo inicial e a sinopse não dialoguem tão bem. Se o foco da sinopse for a explosão, talvez seja melhor ampliar o parágrafo sobre esse incidente. Caso contrário, mencionar também na sinopse a respeito do espaço em que ela foi levada.

Outro ponto é que a personagem parece chegar a conclusões de forma muito fácil, como por exemplo quando descobre que aquilo é um grupo de tráfico de crianças e adolescentes. Há também uma mudança de narrador, de 1ª para 3ª pessoa, que pode ser corrigida.

Todas essas pontuações, porém, visam apenas enriquecer ainda mais esse ótimo livro.

Conclusão

Certamente eu irei acompanhar essa história. Um ótimo primeiro capítulo, bastante envolvente. A escrita de Lívia tem uma fluidez que não se encontra em todos os livros da plataforma Wattpad, sabendo usar a pontuação, os diálogos e o fluxo de pensamento da personagem a seu favor. Já está na minha biblioteca pessoal.

Dica

Cuidado apenas ao dar respostas ao leitor de forma tão fácil. Muitas vezes as respostas subentendidas podem ter um impacto maior na leitura. Deixar, ainda que por algum tempo, o leitor criar suas próprias teorias dos porquês do sequestro, se a família dela morreu ou não, entre outras questões, enriquecerá a obra.

Este review, assim como todos os outros postados no WattReaders, se baseia na análise em primeira vista da história, que engloba: capa, sinopse, prefácio (quando disponível) e primeiro capítulo.
Like what you read? Give Dan Pessôa a round of applause.

From a quick cheer to a standing ovation, clap to show how much you enjoyed this story.