Li “2001 uma odisseia no espaço”

Gorick
wattreaders
Published in
2 min readSep 22, 2017

Primeiro minhas críticas são apenas sobre o livro e não o filme. Li o livro sem nem ter visto o filme, então minha visão é exclusivamente de leitor.

Os personagens são pouco desenvolvidos emocionalmente na maioria dos momentos e se perde muito em descrições técnicas.

Tipo quase uns 80% do livro são descrições técnicas, mas o final estava emocionante até a parte do quarto de hotel. Ali se perdeu numa metáfora pseudo poética à la “interestelar — o filme”(eu sei que o interestelar que se inspirou no 2001 e não o oposto).

Não explorou muito a questão da auto consciência do Hall9000 e meio que infantilizou a questão em vez de criar algo mais profundo filosoficamente. pq o robozinho ta com medo de descobrirem sua falha e o desligarem vai matar geral? por favor né. E também a hora que o Dave diz pro companheiro se deve ou não pedir desculpas pro Hall. Como assim? onde esse cara se formou? não faz nenhum sentido pedir desculpas a uma IA e nessa hora eles não desconfiavam da auto consciência dela, e sim de um mero defeito prático.

Triste porque achei que minha mente ia explodir e o livro ameaça fazer isso, mas na hora do vamos ver ele mostra pobreza de imaginação e uma narrativa meio apática.

A parte dos homens macacos foi perfeita e a da lua desnecessariamente longa.

O monólito já é a grande sacada e coisa que faz a história ter algo a mais e interessante. O fato dele ser uma porta para outro lugar também.

Isso foi a minha opinião após ler o livro, creio que alguns pontos que eu citei podem ser contraditos e posso estar errado em algo. Por que eu não acredito que uma obra considerada tão genial possa ser tão falha nos quesitos citados. Também posso estar julgando com base no meu gosto, mas se alguém quiser acrescentar algo ou corrigir alguma crítica minha sinta-se a vontade.

Meu maior desejo é considerar este livro a obra de arte que a maioria fala ser.

Por favor alguém me explica o final do quarto de hotel sem ser uma metáfora tipo interestelar! buaaa

Até a próxima e nos vemos no próximo monólito que acharem rsrs.

--

--