Como o isolamento provocado pela pandemia impacta nas entregas de um time de alta performance?

Pablo Garateguy
Way2rocks
Published in
2 min readApr 11, 2020

Se for uma charada, a resposta seria: “não impacta”.

Uma equipe de alta performance é aquela que demonstra elevada competência e destacado grau de comprometimento. São pessoas realmente alinhadas, que tem em comum valores, visão, objetivos e engajamento.

Na Way2 já tínhamos uma cultura bem forte de home office, na qual 33% do meu time já trabalhava nesta modalidade, em forma 100% remota, e boa parte do restante do time, acabava trabalhando de casa em diversas ocasiões. Um dos nossos mantras é que contratamos adultos responsáveis e tratamos eles como tais, a valorização é decorrente das entregas e não de manter quentinha a cadeira no escritório :)

Neste contexto, o nosso maior desafio foi de adaptação a um cenário de exceção, dado que isto que estamos vivenciando, não é somente home office, é lidar com a incerteza, com o medo e a preocupação por nós e nossos entes queridos, nos adaptar ao isolamento, etc, etc, etc..

Mas times, e especialmente times de alta performance, acabam sendo mais fortes do que a soma das partes. Essa característica reside não somente nas competências e entregas individuais, mas principalmente no comportamento como time, um apoiando ao outro em forma incondicional, alinhados e focados num objetivo em comum, no nosso caso: gerar valor para nossos clientes.

Sim, tivemos que realizar (e ainda estamos realizando) ajustes em termos de comunicação e planejamento, mas já conseguimos realizar entregas importantes, como a liberação de um novo produto (Line) ou a antecipação de uma entrega importante em mais de um mês e meio. Abaixo um exemplo de evolução das entregas de um dos nossos times, e de como, nesse ano, temos conseguido estabilizar as nossas entregas e incrementado o compromisso.

Evolução de entregas e compromissos, em vermelho inicio do isolamento

Uma cultura orientada a resultados e pessoas é fundamental nessa jornada (falei um pouco ao respeito nesse post). O cenário atual acaba afetando a cada um de nós de uma forma ou outra, mas hoje mais que nunca, precisamos continuar investindo nos nossos times, precisamos ainda mais do que nunca ser eficientes e eficazes nas nossas entregas.

O equilibro entre entregas e pessoas se converte em algo absolutamente necessário. Me apropriando das palavras do Mauricio Benvenutti: “Você não constrói uma empresa, você constrói um time, e o time constrói a empresa

--

--