Democratizando vozes e informação

Thiago Cerutti
Way2rocks
Published in
3 min readMay 25, 2020

Tudo começou com um post em uma rede social interna que usamos (Workplace) em um desafio de cultura em 2019. Fomos desafiados a postar um vídeo para promover uma atividade, agradecer a um colega de trabalho, mostrar dons artísticos, projetos pessoais, enfim, mostrar quem somos e assim como podemos construir uma cultura conjunta para a empresa.

A Cintia, assistente de operações aqui na Way2, postou um vídeo para este desafio falando sobre o papel de mulheres no mercado de trabalho, especialmente em tecnologia, e sobre como as nossas colaboradoras se sentem a vontade no nosso ambiente Way2. Comentei na postagem sobre minha experiência na Campus Party Natal, e sobre a bancada das PyLadies de lá, com palestrantes exclusivamente mulheres e público formado majoritariamente por mulheres, onde uma das questões discutidas era justamente como dar voz a essas mulheres incríveis que as vezes ficam inseguras em trabalhar em um ambiente de tecnologia, formado em sua maioria por homens nas áreas técnicas. E a partir daí nasceu o nasceu o Way2Talks.

Com a intenção de promover o compartilhamento de conhecimento entre os colaboradores em assuntos técnicos e não técnicos, relacionados ou não a nossa área de atuação da Way2, começamos com a própria Cintia falando sobre regulamentação de geração distribuída. Na sequência a Yasmim falou um pouco sobre como tratamos o nosso serviço de monitoramento no escopo anemométrico, e na sequência a Julia falou sobre o serviço de monitoramento no escopo SMF (Sistema de Medição para Faturamento). Havíamos aberto uma importante porta para que todos possam compartilhar conhecimento e experiências. Tínhamos dado ainda mais voz aos Way2Rockers :)

Com um pequeno grupo para organizar os Way2Talks, temos conseguido manter a regularidade quinzenal do evento, sempre as sextas-feiras, das 13:00 às 13:30, logo antes de começarmos a nossa jornada de trabalho. Dentre os assuntos abordados, já falamos sobre energia elétrica, benefícios da corrida para a vida pessoal e profissional, marketing, design systems, finanças e investimento, viagens e fotografia, e com certeza ainda teremos muito outros temas sendo apresentados.

Havíamos planejado fazer o evento na copa da empresa, que é onde acontecem as reuniões mensais e onde existe um espaço confortável e descontraído para a realização desse tipo de ação. Com o inicio da pandemia de Covid-19 em março e por conta da política de isolamento social, a empresa está operando 100% remoto, então tivemos que fazer o que essa pandemia demanda que façamos como humanos: nos adaptamos. Passamos a realizar os Way2Talks com a mesma frequência, porém online, e continuamos tendo uma ótima adesão dos Way2Rockers.

Como nem todos os colaboradores podem estar ali naquele momento, decidimos por gravar os talks e disponibilizá-los internamente. Assim aqueles que estão ao vivo no momento da apresentação podem interagir com quem está apresentando, mas mesmo quem não está presente no momento pode usufruir do conhecimento compartilhado. Assim ajudamos a construir uma cultura de compartilhamento de conhecimento de forma mais democrática.

Dentre os benefícios resultantes do Way2Talks, um dos mais importantes que podemos citar é a descoberta de referências em assuntos que muitas vezes desconhecíamos. A prática de falar em público é outro benefício de grande importância, assim como a possibilidade de dar voz a todos os colaboradores, sobre qualquer tema.

É redescobrindo os nossos talentos internos e dando voz a todos, que fortalecemos ainda mais a nossa cultura Way2.

--

--