Aumenta busca por startups voltadas à cibersegurança para reforçar barreiras contra ataques e fraudes

Wayra Brasil
Wayra Brasil
Published in
3 min readJun 24, 2021

Corporações estão colocando as cybertechs no seu radar de investimentos para aumentar segurança dos sistemas

Dedicada a proteger a segurança e o acesso de ambientes digitais, a disciplina de cibersegurança sempre foi especialmente importante para indústrias que lidam com dados e transações sensíveis, como o setor financeiro. No entanto, com a crescente digitalização do nosso cotidiano, prezar pela segurança dos dados e tornar acessos seguros se tornou crucial não só para bancos, mas também para muitos outros setores que passaram a atuar de maneira digitalizada.

E da mesma forma que cresceu o uso de plataformas digitais, ataques de cibersegurança também aumentaram vertiginosamente. Nos últimos 12 meses, houve mais registros de comprometimento de segurança do que nos últimos 15 anos, segundo análises da Canalys, com destaque para vazamentos de dados cada vez mais expressivos e preocupantes, como o recente RockYou2021, considerado o maior vazamento de dados da história, que expôs mais de 8,4 bilhões de senhas. Na vida prática, uma falha de cibersegurança pode levar a situações dramáticas como a suspensão de serviços de infraestrutura ocorrida no início de 2021 nos EUA. O assunto se tornou tão preocupante que governo norte-americano está considerando classificar alguns ataques cibernéticos (como os ransomwares) a ataques terroristas.

Por isso, empresas do mundo todo têm redobrado seus esforços para garantir a segurança de acessos e a privacidade dos dados armazenados, com o intuito de evitar ou mitigar os riscos de ataques cibernéticos. Essa alta na procura de soluções de cibersegurança tem gerado uma grande demanda por soluções e profissionais da área — estima-se que exista hoje um déficit de 3 milhões de profissionais de cibersegurança no mundo, segundo informações do Cybersecurity Workforce Study.

A elevada necessidade de profissionais e de soluções de cibersegurança também reflete uma pressão da sociedade, que por meio de legislações como a GDPR na Europa e LGPD no Brasil tem se esforçado em exigir que a navegação e as transações digitais, sejam elas financeiras ou de dados sigilosos, aconteçam de maneira segura.

Vislumbrando essa tendência que torna-se cada vez mais relevante no horizonte, a Wayra lança em parceria com a Vivo um desafio voltado para as cybertechs, startups especializadas em cibersegurança, com o objetivo de acelerar a conexão das grandes companhias com essas startups que trabalham com soluções antifraude e de cibersegurança. O objetivo do desafio é apoiar a Vivo, um dos maiores players em soluções de tecnologia e conectividade, a seguir investindo em segurança digital, não só com a formação de times altamente especializados, como também encontrando oportunidades de negócios com cybertechs do ecossistema empreendedor brasileiro.

O intuito do desafio é conectar a Vivo com negócios que possam colaborar com a companhia em áreas consideradas prioritárias, como é o caso da cibersegurança, melhorando os modelos de prevenção à fraude e garantindo níveis ainda maiores de segurança para os clientes da companhia. A expectativa da Wayra é atrair startups que atuem com soluções de autenticação de imagens e documentos, gestão de plataformas antifraude, autenticação para atendimento seguro via WhatsApp, entre outras práticas importantes para a segurança digital, como gestão de rede e compliance de scripts e detecção de configuração maliciosa em dispositivos.

“Como temos feito ao longo dos anos, continuamos apoiando a Vivo a encontrar sinergias com o ecossistema empreendedor brasileiro, conectando startups que possuem soluções inovadoras com a corporação, de forma a aprimorar e trazer mais eficiência para os processos corporativos”, reforça Livia Brando, Country Manager da Wayra no Brasil.

___________________

As inscrições para o Desafio Wayra de Cibersegurança e Antifraude estão abertas até o dia 11 de julho, e podem se inscrever startups que tenham soluções e negócios que atendam uma das 10 áreas prioritárias de cibersegurança da Vivo. Para conferir o regulamento e participar do desafio, basta acessar o site br-pt.wayra.com/desafios

--

--