Estratégias de inovação aberta podem contribuir com a transformação da educação no Brasil

Wayra Brasil
Wayra Brasil
Published in
2 min readDec 8, 2020

Por Livia Brando, Country Manager Wayra Brasil

Foto de divulgação Alicerce Educação

O ano se encerra repleto de desafios, mas também com importantes descobertas. Quem poderia prever que a educação por meios digitais seria tão crucial em 2020? Manter o ano letivo durante a quarentena teria sido muito mais difícil há alguns anos. Hoje, apesar das dificuldades, escolas e universidades buscaram formas de manter as aulas acontecendo, ainda que virtualmente. Além de demonstrar a resiliência dos professores, essa adversidade revelou as oportunidades no ensino remoto, que, com a devida infraestrutura, leva o acesso aos estudos a diversas partes do país, impactando na qualidade da nossa educação.

Atenta às tendências e às mudanças do comportamento das pessoas e suas relações assim como no ensino digital, a Vivo tem se empenhado para proporcionar soluções em tecnologia atrelada à educação. Usar a conectividade para contribuir com o acesso e a melhoria do aprendizado tem muito a ver com propósito da Vivo de conectar para aproximar, o que tem movido diversas áreas da empresa a se envolverem com iniciativas de educação.

Como hub de inovação aberta da Vivo, a Wayra atua em sinergia com a estratégia da operadora, apurando ainda mais o olhar para o investimento em edtechs. Temos buscado cada vez mais startups de educação para ajudá-las a escalar. Hoje, 40% das empresas do nosso portfólio fazem ou já fizeram negócios com a Vivo, percentual que segue aumentando. Ao alinhar os interesses do empreendedorismo e das corporações, conseguimos apoiar startups a alçar novos voos e ampliar o alcance e o impacto de suas propostas.

O recente investimento no Alicerce Educação, edtech de ensino complementar para crianças e jovens de 6 a 17 anos, reforça nosso posicionamento. Com mais de 5 mil estudantes, a Alicerce quer levar educação de qualidade para mais de 4 milhões de jovens pelo Brasil, e a Wayra está dedicada a conectá-la com a Vivo e com outras corporações para escalar seu impacto social.

2020 nos mostrou que o modelo de educação atual precisa de mudanças. Novas transformações serão irrefreáveis, trazendo outras dinâmicas de aprendizagem, que vão desde conteúdos em novos formatos, gamificação ao uso de inteligência artificial no apoio didático. Com mais infraestrutura tecnológica e visões pedagógicas adaptadas aos novos tempos, corporações e investidores também vão se encantar, como nós, com as novidades do setor educacional. Superados os obstáculos, espera-se uma maior injeção de capital e de desenvolvimento de negócios das edtechs, revolucionando a forma como se aprende. As inovações das edtechs vieram para ficar, e a Wayra está pronta para ajudá-las a escalar.

--

--