Scale Up Women Week da Wayra promove semana de iniciativas voltadas a incentivar a presença feminina no empreendedorismo

Wayra Brasil
Wayra Brasil
Published in
3 min readMar 2, 2021

A relevância das mulheres no mercado de trabalho já se tornou inegável, mas o ambiente do empreendedorismo ainda deixa muito a desejar nesse sentido. Segundo dados do SEBRAE, o empreendedorismo feminino geral no Brasil está na casa dos 32%. Um recorte específico da presença delas nas startups é ainda menor: 28%. Entre as fundadoras de startups, a tendência segue em queda, com apenas 15,7% de mulheres, segundo estatísticas da ABStartups.

Diante disso, mais do que reconhecer a importância da presença feminina no ecossistema empreendedor, em 2021 a Wayra decidiu promover na semana do dia internacional da mulher uma série de atividades com o intuito de incentivar a diversidade de gêneros na liderança das startups.

A partir do dia 08 de março, o hub de inovação aberta da Vivo/Telefônica irá promover o Scale Up Women Week, uma semana para conexões e aprendizados entre mulheres do ecossistema de startups e venture capital. O objetivo é oferecer um espaço para discussão sobre os desafios das mulheres no ecossistema, oportunidades para que fundadoras possam fazer o pitch de suas startups para a Wayra, tendo a chance de receber investimentos e/ou fazer negócios com a Vivo.

Logo no primeiro dia, um painel moderado por Livia Brando, country manager da Wayra, reunirá Renata Mendes, diretora de Relações Internacionais e Governamentais na Endeavor Brasil, Lilian Natal, head de startups e comunidade no Distrito) e Maure Pessanha, diretora executiva na Artemisia para discutir os desafios atuais das mulheres no empreendedorismo, elencando formas de unir forças para buscar maior igualdade de gênero na liderança das startups.

No dia 09, uma edição especial do Wayra Pitch Day estará focada em escutar e oferecer feedbacks para o pitch de startups que tenham ao menos uma mulher entre seus fundadores. Para a country manager do hub, o benefício dessa edição especial é a oportunidade de conhecer e conectar empreendedoras, para acompanhar o desenvolvimento desses novos negócios. “A Wayra investe em startups em fases mais avançadas, mas queremos também conhecer startups fundadas por mulheres que estejam iniciando, para ficar de olho em investimentos futuros”, promete.

Além disso, entre os dias 9 e 12, a iniciativa Scale Up Women promoverá sessões de mentoria para fundadoras ou executivas seniores (C-Level) das startups, com a participação de mulheres de destaque no ecossistema empreendedor como a própria Livia (Wayra), Renata Zanuto (Cubo), Carol Morandini (Wayra), Karen Kanaan (Escola 42), Karla Adoryan (Bradesco Habitat), Mariana Dias (Gupy) e fundadoras de startups do portfólio da Wayra, como Taís Pinheiro (Conube), Melina Yasuda (Pluginbot), Juliana Assunção (RankMyApp), Jordana Souza (VOLL) e Andrea Thompsen.

“É um momento tanto para incentivar a presença de mais mulheres empreendedoras quanto de celebrar as fundadoras e expoentes femininas no nosso mercado, que têm feito um excelente trabalho. A Wayra quer fazer parte deste movimento e trazer cada vez mais empresas lideradas por mulheres para o portfólio e, assim, investir e oferecer a oportunidade de fazer negócios com a Vivo”, conclui Livia Brando.

As inscrições podem ser feitas até 5 de março (sexta) pelo site da Wayra.

--

--