Startup mineira usa IoT para levar conectividade para o campo

Wayra Brasil
Wayra Brasil
Published in
4 min readOct 22, 2020

A ATIVA Soluções, startup que desenvolve e fabrica equipamentos e soluções para telemetria e gerenciamento remoto com Internet das Coisas (IoT), é a mais nova integrante do hub de inovação aberta da Wayra em um coinvestimento com a gestora de Venture Capital KPTL.

Dedicada a fornecer soluções de conectividade em tempo real desde 2004, a empresa do interior de Minas Gerais tem se destacado no mercado brasileiro nas implementações de conectividade com o uso de tecnologias de IoT e M2M (do inglês Machine-to-Machine, conectando dois dispositivos entre si) em diversos setores, como Saneamento, Energia Elétrica, Óleo e Gás, Telecomunicações e Agronegócio. Aquecida, a área de conectividade via IoT poderá responder por mais de 1,2 trilhão de dólares em investimentos até 2022, com projeção de crescimento de 13,6% ao ano, segundo dados da International Data Corporation (IDC). A mesma instituição também aponta que o número de dispositivos conectados deve saltar de 10,3 milhões para mais de 29 milhões até o final de 2020, estimativa que poderá ser ainda maior por conta da aceleração da automação e do gerenciamento remoto incentivado pela COVID-19.

Com mais de 1 milhão de equipamentos em atividade no Brasil, EUA, México e Chile, a ATIVA está pronta para surfar nessa tendência. A empresa emprega hoje mais de 60 funcionários e promete investir o aporte da Wayra e da KPTL no aperfeiçoamento das suas políticas de governança e na musculatura da companhia, que já atende grandes clientes como Sabesp, CPFL, Sulgás e Vivo que lançou o Vivo Clima Inteligente, desenvolvido pela Ativa. O produto é um braço da Plataforma Coletora de Dados, e foi inteiramente adaptada para atender ao setor do agronegócio. A solução é baseada em estações meteorológicas para apoiar o agricultor na tomada de decisão sobre o melhor momento para as atividades de manejo, plantio e colheita na fazenda. O serviço é dedicado à coleta, armazenamento, processamento e transmissão de dados de todos os sensores conectados às estações, podendo medir: chuva, velocidade e direção do vento, radiação solar, temperatura, umidade relativa do ar, umidade do solo, pressão atmosférica, nível e vazão de rios e lagos, além de qualidade do ar e da água.

“Acreditamos na ATIVA Soluções desde quando a empresa foi selecionada no programa Agro IoT Lab, que rodamos em parceria com a Vivo, Ericsson, Raízen, Pulse e ESALQTec, em Piracicaba. A Wayra como hub de inovação aberta da Vivo junto ao ecossistema de startups, viu forte sinergia e complementariedade entre as empresas para oferecer novas soluções B2B em diversos segmentos como Telecomunicações, Gás, Energia, Agro e Indústria 4.0 dentre outros, utilizando tecnologias de IoT, telemetria e M2M (Machine-to-Machine). O investimento na Ativa reforça esta parceria, pois acreditamos no seu alto potencial de negócios e escalabilidade”, conta Livia Brando, Country Manager da Wayra Brasil.

Na crista da onda da automação e do gerenciamento remoto com IoT e M2M

Um dos principais diferenciais da ATIVA Soluções é a combinação de um produto físico robusto e autônomo, que se conecta à uma plataforma de gestão inteligente, chamada Sollus. Com ambas as pontas do processo de automatização sendo desenvolvidas internamente e com tecnologia aberta e multiprotocolo, a startup consegue conectar seus sistemas diretamente à infraestrutura e aos ativos dos seus clientes. Isso faz com que a empresa possa prover uma solução de conectividade e gerenciamento remoto de ponta a ponta, desde a coleta e monitoramento de dados em campo até a gestão remota dos equipamentos, automatizando operações das mais diversas.

“É quando conectamos os equipamentos no Sollus que vemos a mágica acontecer: todos os dispositivos passam a ser configurados à distância, realizando a transmissão, processamento, análise e apresentação dos dados capturados pelos sensores”, detalha Edson Ribeiro, fundador e CEO da ATIVA. As análises e dados são exibidos em uma plataforma web, com interface amigável e de rápida resposta, que se adapta à diversos tipos de aparelhos.

Plataforma coletora de dados

Fundada no interior mineiro, em Santa Rita do Sapucaí, a ATIVA Soluções faz parte do chamado “Vale da Eletrônica”, região de Minas Gerais que concentra diversos institutos de ensino e pesquisa do ramo. “Surgimos dentro da incubadora de empresas do Instituto Nacional de Telecomunicações (INATEL), atuando com foco no mercado de telecomunicações, e aos poucos fomos expandindo para outros setores, como empresas de gás, saneamento, transporte, energia elétrica e agronegócio, que tinham características específicas em termos de demandas de conectividade”, relembra Ribeiro. Com o passar dos anos e o desenvolvimento de suas expertises, a startup passou a compreender as peculiaridades destes setores e demonstrar as vantagens em termos de economia e eficiência de manter toda a operação conectada, com o uso de abordagens inovadoras como IoT e M2M. Se anteriormente as empresas mobilizavam uma ampla equipe de manutenção para resolver uma situação, com a ATIVA elas podem monitorar a situação à distância, sem custos de deslocamento, e saber exatamente qual decisão deve ser tomada para solucionar uma determinada questão. Além disso, Ribeiro ressalta que o monitoramento remoto também passa a permitir a realização de manutenções preventivas, evitando transtornos com a interrupção da operação. “Descobrimos que somos capazes de conectar o que parecia inconectável e de gerenciar o que parecia ingerenciável”, brinca Ribeiro.

A chegada à Wayra promete colocar a ATIVA em uma pista em direção à escalabilidade dos negócios, aproveitando também o momento de crescimento de oportunidades de IoT do mercado.

“A nossa equipe respira o criar e produzir. Com a Wayra, somamos nossa competência técnica à visão de mercado que a Wayra nos proporciona para fazer nosso negócio crescer com maior velocidade”, antecipa Ribeiro.

--

--