Vamos juntos: três sugestões para superar as turbulências da pandemia e como nossas startups podem ajudar!

Wayra Brasil
Wayra Brasil
Published in
4 min readMar 30, 2020

Por Carolina Morandini, head de portfólio e scouting da Wayra Brasil

Escrevo este artigo muito consciente de que é difícil dizer qualquer coisa em tempos de tamanha incerteza. Uma enorme quantidade de colegas e conhecidos atuam hoje diretamente das suas casas, em um movimento de solidariedade coletiva para tentar conter o avanço da pandemia do novo coronavírus. Estamos vivendo um momento de guerra contra um inimigo invisível. Por hora, o que se sabe é que é o momento de ter cuidado, conter os gastos o máximo que for possível e nos mantermos unidos, ainda que à distância.

Compartilhamos com as startups que são parte do portfólio da Wayra algumas sugestões e conselhos sobre como navegar por esse período de tantas hesitações e instabilidades, e decidimos divulgar isso também para fora da nossa rede. Queremos ajudar o quanto e como pudermos para que as empresas consigam passar por esse turbulento período histórico. Os próximos meses devem ser difíceis, mas saiba disso: você não está sozinho.

1. Cuide de você e do seu time

A saúde física e mental do seu time e também a sua devem vir em primeiro lugar. Afinal, sem saúde, você não conseguirá tocar a sua empresa a partir do seu home office, muito menos liderar a sua equipe, que também está lidando com uma série de desafios. Portanto, fique em casa. Proteja-se, não se exponha e faça o possível para manter uma boa alimentação. Tente se exercitar, mesmo que seja na sala da sua casa, retome (ou inicie) uma experiência de meditação, mantenha a calma e aumente o rigor com o padrão de higiene, especialmente na lavagem das mãos. Vale também estimular a comunicação com seu time. Ao conversar, as pessoas se sentem menos isoladas e a liderança pode fazer o melhor possível para ajudar a manter a vibe positiva, lembrando que esse é um momento que vai passar e que vamos superar os desafios ao nos mantermos unidos.

2. Diante da imprevisibilidade, segure o caixa e tente continuar vendendo

Infelizmente, estamos diante de uma situação sem precedentes e com baixíssima previsibilidade. Nesse cenário, a recomendação é que os empreendedores segurem o caixa, cortando qualquer gasto que não seja extremamente necessário para a “realização-fim” da empresa. Caso o caixa já esteja curto ou se houver necessidade de dinheiro imediato, uma das opções mais indicadas é tentar antecipar os recebíveis. Outra alternativa é fazer um empréstimo de curto prazo, selecionando no mercado a melhor opção disponível nesse momento.

3. Crie um plano de contingência para os próximos 3, 6 e 12 meses (ou mais!)

Uma das formas sensatas de lidar com uma crise como a que estamos lidando hoje é se planejar. Por isso, antecipe possíveis cenários para a empresa, considerando que o crescimento poderá diminuir ou simplesmente poderá não ocorrer faturamento nos próximos meses. Vale apostar na dinâmica de War Room, reunindo um grupo de profissionais com habilidades complementares, para pensarem juntos em saídas para as crises que estão por vir. Abaixo você encontra cinco sugestões de assuntos que o seu War Room pode discutir para minimizar os efeitos negativos desse momento:

  • Comunique-se com seus clientes

Adquirir novos clientes não será tarefa fácil nesse momento, por isso faça o melhor para reter seus clientes atuais. Comunique-se com eles, mantenha-se próximo e dê o máximo de atenção possível. O contato com novos clientes nesse momento deve priorizar os canais orgânicos.

  • Negocie com seus fornecedores

Independente de serem grandes ou pequenos, entre em contato com seus fornecedores e entenda que pagamentos podem ser prorrogados.

  • Fique atento às métricas da sua empresa (foco)

Elas serão a baliza para que você garanta que sua empresa se manterá viva e operando.

  • Redobre os cuidados com segurança

Cibercriminosos costumam aproveitar momentos de crise, quando as vítimas estão mais vulneráveis e menos atentas, para realizar roubos de informações e ataques cibernéticos. Instrua sua equipe a não abrir aplicativos, sites e e-mails suspeitos e evitar compartilhar informações com terceiros. A principal indicação é cuidar para que a conexão Wi-Fi utilizada para o trabalho remoto seja segura e, se possível, por meio de uma VPN (avalie se é viável contratar o serviço nesse momento).

Atenção com a captação de recursos

Se você fechou uma rodada de investimentos ou está prestes a fechá-la, assine o contrato e economize. Estava pensando em buscar novos investidores? Reavalie se esse é um bom momento para isso, já que a situação pode diminuir a valoração das empresas e, sem dinheiro disponível no mercado, você pode acabar fazendo um mau negócio. Se estiver na dúvida, procure seus mentores ou o seu hub de inovação aberta para buscar aconselhamento.

Esse é um momento que exige colaboração e solidariedade. Por isso, conte com a sua rede e lembre-se que você não está sozinho. Todos estamos lutando a mesma guerra, e o mercado não terá nenhum benefício se empresas vierem a morrer. Nesse espírito de solidariedade e auxílio mútuo, muitas empresas estão concedendo benefícios ou melhores condições para seus clientes. Felizmente, também temos no nosso portfólio empresas que podem ajudar a superar momentos de crise como esse. Reunimos as iniciativas em um post no Medium da Wayra. Vamos juntos, porque vai passar.

--

--