Quem não é visto, não é lembrado

Entenda como a Renner conectou online e offline com o Waze

Waze Ads Brasil
Published in
3 min readSep 6, 2018

--

Do mobile ao PDV

Num mundo cada vez mais dependente das operações online, pode parecer surpreendente que hoje 97% das compras no Brasil ainda sejam feitas em lojas físicas. Mas o consumidor usa cada vez mais o smartphone para encontrar a loja mais próxima. Só nos últimos dois anos, houve um aumento de 304% nas busca de “lojas perto de mim” nesses aparelhos.

O Waze é utilizado por milhões de motoristas diariamente para levar as pessoas a todos os lugares e o shopping é o destino mais buscado pelos brasileiros. Com 95% das lojas em shopping centers, a Renner enxergou uma oportunidade de influenciar os wazers em deslocamento.

Por isso, durante todo o ano de 2017, a Renner investiu em mobilidade no Waze com foco em levar consumidores até as lojas.

As facilidades de se fazer compras online, sem sair de casa, são inegáveis. Ainda assim, a maior parte das compras do varejo são feitas no PDV — e 95% deles ficam em shoppings. Por isso, a Renner precisava de uma estratégia inovadora para impactar o consumidor neste momento.

Waze é a única plataforma de mídia que sabe exatamente quando alguém está indo para um shopping. E não é pouca gente: utilizado como GPS por milhões de motoristas diariamente, shopping é o destino número 1 dos Wazers. É a oportunidade perfeita para influenciar o consumidor e fazer ele chegar ao local pensando na Renner.

Visão além do alcance

Quase 300 lojas da Renner ficaram destacadas com PINs no mapa do Waze. Assim, o consumidor sabia que tinha uma Renner por perto sem sequer passar em frente a uma loja. A estratégia de location awareness, aumenta as chances das compras por comodidade, quando o consumidor resolve fazer um pit stop e levar aquele produto que estava querendo há tempos.

No momento de ir às compras, o consumidor que digitava “shopping” na busca do Waze recebia a Renner como primeiro resultado. A estratégia de last mile to store, além de reforçar a presença da marca no momento mais decisivo, fez os consumidores chegarem ao shopping com a marca Renner na cabeça.

Quem não é visto não é lembrado

13,4 milhões de usuários únicos foram impactados pela campanha em 2017. A informação de que havia uma loja Renner antes mesmo do consumidor chegar ao seu destino, influenciou em 5% as navegações para shoppings no Waze no período. Com isso, o recall da marca subiu 102% entre os usuários que tiveram contato com a campanha.

O Waze além de ser o copiloto de milhões de pessoas diariamente, é a única plataforma que considera o contexto dos consumidores no momento em que eles são impactados. Usar a inteligência de dados do Waze para entregar facilidade e resultados significativos para marcas e pessoas faz toda a diferença.

A Renner enxergou a oportunidade no mobility marketing para levar milhões de pessoas às lojas. A sua marca pode ser a próxima na rota dos consumidores. Afinal, como diz o ditado: quem não é visto, não é lembrado.

--

--

Waze Ads Brasil

Reimagining the relationship between brands and drivers on the world’s largest crowdsourced navigation app.