Como trouxemos o Waze para o painel do Apple CarPlay

Waze
Waze Brasil
Published in
5 min readSep 16, 2021

Por dentro do processo de design que adicionou a funcionalidade do Waze à tela principal do CarPlay

A série Under the Hood mostra um olhar de bastidores de diferentes partes do funcionamento do Waze — diretamente das pessoas que trabalham com isso no dia a dia.

Dirigir pode ser estressante por si só. Não ajuda se você está distraído com o celular, pesquisando caminhos alternativos, tentando encontrar a música certa ou, pior ainda, preso no trânsito. É por isso que acho tão gratificante tornar o tempo das pessoas na estrada um pouco mais agradável. A integração com o Painel do CarPlay é um ótimo exemplo de como tentamos fazer isso.

Direção fluida com o Apple CarPlay

Minha equipe e eu temos trabalhado com a Apple em nossa integração com o CarPlay há cerca de três anos. À medida que mais carros são compatíveis com o sistema, ele cresceu e se tornou um de nossos recursos mais populares, e realmente torna a direção e a navegação mais fluidas. O Painel do CarPlay vai um passo além e torna todas as outras coisas que você precisa durante o trajeto mais convenientes de usar.

Até então, você só podia ter um aplicativo aberto na tela do CarPlay por vez. Com o Painel do CarPlay, todos os aplicativos favoritos estão ao seu alcance, para que você mantenha os olhos na estrada. Agora, o mapa é colocado ao lado do aplicativo de música, para que você possa escolher o seu som com segurança durante o trajeto. Você também pode ver o próximo compromisso no calendário sem ter que ficar procurando ou alternar entre os aplicativos. Isso é muito importante para a segurança do motorista e para minimizar distrações, o que é mais importante, mas também torna a direção mais tranquila.

Ouvimos em alto e bom som de nossa Comunidade que eles queriam o Waze em seu Painel do CarPlay, então as pessoas ficaram animadas quando ele foi lançado. Isso significou passar por um processo de design e parceria com a Apple para entender o que os motoristas mais precisavam.

Alcançando o equilíbrio ideal para o Painel do CarPlay

Em certo momento, pensamos em adicionar todos os recursos do Waze à experiência do CarPlay, mas, no final das contas, decidimos não fazer isso. Junto com a Apple, ajustamos nosso foco para o que é absolutamente essencial na hora de dirigir, porque o espaço no Painel do CarPlay é limitado. É por isso que o mapa ocupa metade do espaço da tela: é o elemento mais importante.

Obviamente, sabíamos que tínhamos de incluir instruções passo a passo. Também decidimos priorizar a orientação da faixa, para que você saiba em qual faixa deve estar enquanto dirige.

Também queríamos incluir alguns recursos do Waze que as pessoas mais gostam, como o velocímetro. Cada automóvel tem seu próprio velocímetro, mas muitas pessoas confiam e gostam da precisão do velocímetro do Waze, que as ajuda a ver rapidamente se estão ultrapassando o limite de velocidade. Ele também é fácil de enxergar no mapa de navegação, resultando em um lugar a menos para você olhar enquanto dirige. Houve uma versão inicial da integração sem o velocímetro, mas nossos usuários realmente insistiram, e estou feliz por tê-lo incluído.

E, claro, os usuários ainda precisam enviar relatórios. Isso é uma parte importante do que torna o Waze único. Obter relatórios da comunidade é essencial — e queríamos tornar isso o mais simples possível e, ao mesmo tempo, garantir que os motoristas pudessem manter a atenção na estrada. O tamanho da tela em um carro geralmente é muito maior do que em um dispositivo móvel, portanto, tornamos os ícones para envio de relatórios maiores no CarPlay. Isso torna cada tipo de relatório mais fácil de localizar enquanto você está em deslocamento.

No final, essas foram as características que se destacaram como essenciais, então descartamos todo o resto.

Nesta simulação do Painel do CarPlay, o mapa é a principal prioridade visual, com controles de áudio e a barra de navegação em posições complementares.

Construindo uma parceria forte com a Apple

A Apple tem diretrizes e modelos muito específicos para o CarPlay, então trabalhamos em conjunto para garantir que pudéssemos adaptar a interface do usuário (UI) e os elementos de experiência do usuário (UX) do Waze de acordo, mantendo a aparência familiar da marca Waze que as pessoas conhecem e amam. Dessa forma, os motoristas obtêm o melhor dos dois mundos.

Do início ao fim, o desenvolvimento da integração do Painel do CarPlay levou cerca de 10 meses. Design e UX eram os elementos que mais consumiam tempo, bem como engenharia, garantia de qualidade e testes. Obviamente, precisávamos ter certeza de que funcionava corretamente para nossos usuários que dirigem no mundo real.

Trabalhamos com centenas de testadores beta que usaram a integração em uma variedade de tipos, marcas e modelos de carros, em diferentes países. Em geral, esperamos que a comunidade relate muitos erros durante os testes, mas o “bug” mais votado não foi nem mesmo um bug. Foi: “Impressionado com suporte para o Painel. Ótima notícia. Vou usar hoje.”

Direção mais fácil (jam session opcional)

Agora, toda vez que você entrar no carro, basta conectar o iPhone, colocar seu destino no Waze e o Painel do CarPlay fará o resto. Se você já adicionou seu destino com antecedência, você o verá no painel ao conectar o celular. E se estiver procurando lugar para parar enquanto dirige, verá as opções de estacionamento no mapa. Assim, quando você estiver ao volante, não terá que ficar alternando entre o telefone e a estrada ou pensar em qualquer outra coisa.

Pronto para usar o Waze no Painel do CarPlay?

Se você não tem o Waze, baixe o app agora mesmo. Se você possui o Waze e seu carro oferece suporte para o CarPlay, é fácil fazer um teste no seu próximo trajeto: apenas conecte seu iPhone, inclua seu destino e caia na estrada.

--

--