Entre em uma nova era de direção mais feliz com o Headspace

Waze
Waze
Oct 13 · 6 min read

O trânsito é péssimo. Quanto mais tempo você fica nele — pior fica a sua pressão arterial e o seu sono, te dá dor nas costas e aumenta o risco de depressão. À medida que mais e mais pessoas voltam ao ritmo de ter que se deslocar para a escola ou o trabalho diariamente, muitos se vêem novamente presos no trânsito. Para encontrar uma maneira de ajudar a combater os efeitos negativos do trânsito e incentivar os motoristas a aproveitarem suas viagens, conectados ao Dia Mundial da Saúde Mental, recorremos aos nossos amigos do Headspace, uma referência global em mindfulness e mediação.

Agora estamos combinando a nossa missão de eliminar os congestionamentos com o objetivo do Headspace de melhorar a saúde mental do mundo ao lançar uma experiência imersiva no Waze. Projetado para ajudar os motoristas a aprender como encontrar mais alegria e significado na estrada, este novo tema oferece instruções de navegação personalizadas da professora de mindfulness e diretora de meditação do Headspace, Eve Lewis Prieto.

Para colocar você na mentalidade certa para pegar as estradas, a experiência Headspace no Waze também inclui uma seleção de 5 humores — Consciente, Amigável, Brilhante, Esperançoso e Alegre — e a capacidade de trocar o ícone do carro no aplicativo por balão de ar quente. Os motoristas também poderão conectar a playlist personalizada com música e conteúdo do Headspace no Spotify, que pode ser conectada pelo Waze Audio Player.

Falamos com a própria Eva para descobrir como podemos cuidar melhor de nosso bem-estar mental dentro e fora do carro.

Oi Eve! Estamos muito animados em conhecer a pessoa por trás de uma das vozes mais conhecidas do Headspace. Você pode nos dizer o que significa estar atento para você?

Bem, obrigado, esta é uma parceria realmente empolgante — ter motoristas mais conscientes nas ruas só pode ser uma coisa boa! Antes de responder a essa pergunta, acho útil explicar o termo “atenção plena”: um termo que as pessoas já devem ter ouvido falar. Mindfulness ou atenção plena é estar no momento presente, intencionalmente prestando atenção e com a sua consciência no que você está fazendo. Passamos tanto tempo presos ou distraídos nos nossos pensamentos, sentimentos e emoções que perdemos muito do que está acontecendo bem na nossa frente. Praticar a atenção plena nos ajuda a viver EM cada momento independentemente do que esteja surgindo — dessa forma começamos a aprender a desacelerar e a nutrir uma sensação de calma e tranquilidade na mente e no corpo.

Então, para mim, estar atento é realmente tentar estar intencionalmente EM cada momento. Se estou cozinhando, tento estar focada em cozinhar e engajar todos os sentidos na atividade e, se estou comendo, realmente provando e mastigando a comida. O mesmo acontece se estou conversando com alguém. Na maior parte do tempo, não ouvimos de verdade, então se envolver em uma conversa consciente significa ouvir ativamente o que outra pessoa está dizendo em vez de pensar sobre o que você quer dizer a seguir e fazer isso sem um senso de julgamento! Dirigir é, na verdade, um grande exemplo de estar atento, exige que engajem ativamente nossos sentidos, nos concentremos na estrada à nossa frente e tenhamos consciência do que está ao nosso redor. Requer uma atenção vigilante, se começarmos a perder o foco ou ficarmos distraídos pode acabar sendo muito perigoso. Nossas mentes estão condicionadas a pensar, então não se trata de estar focado 100% do tempo, mas de perceber quando estamos distraídos e gentilmente guiá-lo de volta ao que estamos fazendo.

Que conselho você daria para aqueles que podem estar hesitantes em começar a praticar mindfulness e como a experiência Headspace no Waze pode ajudar?

Você realmente pode praticar a atenção plena, não importa o que esteja fazendo — trata-se de sintonizar momento a momento nossas experiências com uma mente aberta e suave. Dito isso, isso requer alguma prática e muitas vezes precisamos nos lembrar de voltar ao momento presente. Praticar meditação é uma das melhores maneiras de treinar a mente para ser mais consciente e compassivo, e é aí que pode haver alguma hesitação em começar algo novo. Penso na meditação como um momento para mim, onde estou intencionalmente tirando algum tempo do meu dia para o meu próprio bem-estar, mesmo que em alguns dias só consiga 5 ou 10 minutos. Em vez de pensar na meditação como uma tarefa árdua ou algo “extra para fazer”, penso nisso como um prazer para mim, especialmente nos dias em que minha mente se sente muito ocupada.

A boa notícia é que você pode começar a usar a experiência Headspace no Waze para aprender maneiras de cultivar uma mente mais consciente, trazendo sua atenção para a tarefa de dirigir, deixando de lado as emoções que não estão servindo a você e envolvendo os sentidos.

É incrível a quantidade de tempo que dirigimos no piloto automático e realmente perdemos muito da jornada — o que também se aplica à maneira como percorremos a vida, mais focados no destino do que em aproveitar a jornada.

Qual Headspace Waze Mood mais combina com você e por quê?

Puxa, eu tenho que escolher apenas um? Eu diria que me identifico mais com o Consciente especialmente no contexto de dirigir e trazer uma consciência aberta para a experiência de dirigir. Hehe, acho que tenho outros aí :)

O que foi mais surpreendente para você durante a gravação de navegação por voz? Você aprendeu alguma coisa?

Que dizer a palavra SEXTO realmente claramente é muito mais difícil do que você pensa! Desculpe se você está dizendo sexto em sua cabeça repetidamente …

O que você acha mais estressante nas viagens e no deslocamento diário e como você diminui esse estresse?

Eu pessoalmente acho um pouco estressante se o tempo estiver ruim. Chuva forte ou neve podem afetar sua visibilidade, então, nesses casos, eu realmente confio na minha prática de atenção plena. Eu desacelero, respiro fundo algumas vezes e realmente trago minha atenção para a estrada à minha frente. Eu cresci na Escócia onde chove muito e eu morava no campo, então havia muitas estradas sinuosas. Sempre temos que lembrar que a mãe natureza não pode ser realmente controlada, então tentar enganar ou ser inteligente nesse tipo de situação pode muitas vezes ter consequências negativas. Isso se refere a muitas coisas em nossa vida que estão fora do nosso controle. Na verdade, o cofundador da Headspace, Andy, me ensinou que nem sempre podemos controlar o fluxo da mente, mas podemos aprender a navegá-lo e ter uma perspectiva diferente que sempre foi muito útil, especialmente em situações de alto estresse.

Que mudanças tangíveis você e a equipe do Headspace notaram nas pessoas que praticam a atenção plena?

Os benefícios da meditação e da atenção plena são vastos e há pesquisas científicas significativas para apoiar isso.

Em mais de 25 estudos publicados, o Headspace demonstrou ter resultados favoráveis ​​de intervenções, incluindo redução do estresse, melhoria do foco e diminuição da agressão. Na verdade: Headspace reduz o estresse em geral em 10 dias. Já, 30 dias de Headspace reduzem o estresse em um terço e as emoções negativas em 28%.

Quais são algumas dicas/formas para as pessoas implementarem a atenção plena em suas vidas diárias? E durante seus deslocamentos?

Comece aos poucos e procure os momentos do dia em que você pode intencionalmente chamar a atenção para o que está fazendo. Isso pode ser tão simples quanto escovar os dentes, tomar sua xícara de café matinal ou dirigir para o trabalho. Reconheça que a mente sempre vai querer pensar ou se distrair e você não está fazendo nada de errado se achar que está muito ocupada. Simplesmente observe que você se distraiu e guie sua atenção de volta para o que você está fazendo, sem julgar ou criticar a si mesmo. Quanto mais você flexiona este músculo, mais consciência e compaixão você cultivará em sua vida cotidiana.

A experiência Headspace no Waze foi lançada hoje e está disponível por tempo limitado em português, inglês, francês e espanhol. Para ativar a experiência, clique aqui ou toque em “Meu Waze” para encontrar o banner “Dirigir com Headspace”. Você pode encontrar a lista de reprodução Headspace x Waze aqui

Waze Brasil

O Waze é feito de comunidades, tanto nas ruas quanto fora delas.

Waze Brasil

O Waze é feito de comunidades, tanto nas ruas quanto fora delas. Ao unir motoristas, passageiros, órgãos municipais e autoridades de trânsito, ajudamos a resolver problemas de transporte, melhoramos a mobilidade e trabalhamos juntos para acabar com o trânsito das cidades.

Waze

Written by

Waze

Waze Brasil

O Waze é feito de comunidades, tanto nas ruas quanto fora delas. Ao unir motoristas, passageiros, órgãos municipais e autoridades de trânsito, ajudamos a resolver problemas de transporte, melhoramos a mobilidade e trabalhamos juntos para acabar com o trânsito das cidades.