Hábitos ruins de direção que você não sabe que tem

Waze
Waze
Oct 15 · 5 min read

E como corrigi-los

Vamos falar a verdade. A maioria de nós acredita que somos bons motoristas. Mas, na maioria das vezes, também achamos que todos os outros ao nosso redor são péssimos — então, a conta não fecha.

Na tentativa de resolver este paradoxo, vamos nos empenhar para fazer com que todos se tornem até 5% melhores na direção — ajudando a transformar hábitos ruins em bons (nota do editor: não nos identificamos com nenhum desses, é claro, mas ouvimos que eles são comuns).

Agora é a hora de revisar as regras de trânsito sobre as quais não temos pensado muito desde quando estivemos na auto-escola.

Dar passagem para alguém quando você tem a prioridade

Pode parecer uma atitude generosa, mas, na verdade, apenas cria confusão e para o trânsito. Passar a sua vez pode realmente ser um sinal de que você está confuso ou de que não sabe realmente de quem é a vez. Se você tem a prioridade, aceite-a. Relembre as regras e siga em frente com confiança.

Vamos testar suas habilidades com um clássico:

Você sabe a ordem em que cada carro deve ir? Clique nessa legenda e deixe um comentário para numerar os carros.

Dirigir em rotatórias sem um plano

Elas podem ter nomes diferentes dependendo de onde você mora, mas a maioria de nós acha que rotatórias causam ansiedade. Há muito o que levar em conta: quem tem preferência, em qual faixa você precisa entrar e para qual curva a seta está realmente apontando — só para citar alguns pontos. Relembrar o básico é um bom primeiro passo:

Fica muito fácil quando você chega na octagésima tentativa.

Acelerar (ou diminuir) sem perceber

Acelerar conscientemente é um mau hábito por razões óbvias. Seja porque você não sabe o limite de velocidade ou porque não prestou atenção quando a sua música favorita começou a tocar — embora seja compreensível -, você vai ser pego pelo radar de velocidade da mesma forma.

Para os mais cautelosos entre nós (palmas para aqueles que se sentem no caminho certo): diminuir para abaixo do limite de velocidade também não é uma boa ideia. Principalmente na faixa da esquerda. Isso geralmente acontece quando não temos certeza exatamente para onde estamos indo e é uma das principais causas de congestionamentos e acidentes, e pode até render a você uma multa em alguns países. Em algumas áreas, os limites de velocidade mínima são alertados exatamente por esses motivos.

Ficar de olho na sua velocidade mantém você e outros motoristas seguros e, com sorte, livres de multas graves. Nosso velocímetro pode te ajudar quando se trata de saber o limite de velocidade e a quanto você está indo.

Pedimos aos Wazers que compartilhassem suas maiores irritações na estrada e essas foram as mais mencionadas.

Usar o pisca-alerta na chuva

O sinal do pisca-alerta sinaliza uma emergência e só deve ser usado se o carro estiver parado. Muitas pessoas os ligam por precaução durante incidentes climáticos — como chuva -, mas isso pode confundir outros motoristas e, curiosidade: na verdade, é ilegal em alguns países. Como alternativa mais segura, verifique se os faróis estão acesos e diminua a velocidade. Melhor ainda, planeje um pouco com antecedência, ativando os alertas de perigo do tempo no Waze para evitar dirigir com mau tempo, se puder. Ou, pelo menos, você não será pego desprevenido.

Fique seguro com mau tempo (sem atrapalhar os outros).

Como medida extra de segurança, com tempo ruim ou não, sempre recomendamos usar o Google Assistente no Waze para receber ou enviar alertas sem tirar as mãos do volante.

Por fim, esperamos que você nunca precise usá-lo, mas caso precise da ajuda de um usuário ou precise ligar para serviços profissionais ou de emergência, pode enviar sua localização exata e pedir ajuda com um clique. Veja como enviar um alerta SOS no aplicativo.

Estreitamento de pista com trânsito intenso

A maioria de nós acha que deve mudar de faixa o mais cedo possível. Mas, em uma via movimentada, é realmente melhor fazer uso total da faixa com o método alternado, onde os carros gradualmente se fundem na faixa da esquerda. Dessa forma, ambas as faixas estão sendo usadas em vez de ter um congestionamento na faixa da esquerda.

Também é uma ótima maneira de fingir que você sabe o que está fazendo quando se esquece de mudar de faixa antes do tempo.

Estar com pressa

Aquela sensação de estar atrasado é estressante: quando você tem que torcer para não ter trânsito e acende todos os alarmes para evitar se atrasar ou perder uma reunião ou compromisso importante. Muitos de nós não sentimos isso há mais de um ano, embora alguns Wazers continuem trabalhando fora de casa diariamente. Pelo que nos lembramos, não há tranquilidade em dirigir com pressa.

Então, agora vamos tentar te convencer a se planejar com antecedência. Pode parecer mais fácil falar do que fazer, e sabemos que nem sempre é possível ou realista. Mas estamos aqui para ajudar a tornar este hábito fácil — e,.

Quando você souber que tem uma viagem ou uma saída de carro chegando, ou deseja planejar o seu deslocamento diário, acesse Percursos Planejados no aplicativo e planeje sua viagem. Ele mostrará os melhores horários para sair para evitar o trânsito e enviará lembretes de quando sair.

Podemos não saber o que o futuro nos reserva, e ainda há muito que não podemos controlar, mas, enquanto isso, podemos construir melhores hábitos de direção e ajudar uns aos outros na estrada.

Ah — e aqui está um pequeno teste com uma encruzilhada:

O que você faria?

Waze Brasil

O Waze é feito de comunidades, tanto nas ruas quanto fora delas.

Waze Brasil

O Waze é feito de comunidades, tanto nas ruas quanto fora delas. Ao unir motoristas, passageiros, órgãos municipais e autoridades de trânsito, ajudamos a resolver problemas de transporte, melhoramos a mobilidade e trabalhamos juntos para acabar com o trânsito das cidades.

Waze

Written by

Waze

Waze Brasil

O Waze é feito de comunidades, tanto nas ruas quanto fora delas. Ao unir motoristas, passageiros, órgãos municipais e autoridades de trânsito, ajudamos a resolver problemas de transporte, melhoramos a mobilidade e trabalhamos juntos para acabar com o trânsito das cidades.