Quem está por trás da mágica do mapa do Waze?

Waze
Waze
Sep 20 · 6 min read

Resposta rápida: várias pessoas que adoram ajudar

A série Under the Hood mostra um olhar sobre os bastidores de diferentes partes do funcionamento do Waze — diretamente das pessoas que trabalham com isso no dia a dia.

Como Gerente da Equipe de Comunidades, trabalho com editores de mapas há quatro anos e meio. Para os outros, o mapa pode parecer algo que simplesmente aparece quando você coloca um endereço. Mas, por trás de cada rota do Waze, há uma comunidade de editores voluntários levando você ao seu destino da maneira mais eficiente possível. Eles adicionam vias, sinalizam interdições em tempo real e mapeiam novos recursos, como orientação de faixa — tudo para ajudar seus colegas Wazers. Existe muita coisa acontecendo nos bastidores, mas qualquer um pode fazer parte da magia.

Editores de mapas do Waze: os heróis por trás do mapa

Em resumo, os editores de mapas constroem, corrigem e protegem o mapa. Mas, eles fazem muito mais do que isso. Existem dezenas de milhares de pessoas de todo o mundo em lugares como Brasil, EUA, Europa, Ásia e Israel que doam seu tempo. Embora qualquer Wazer possa relatar alertas em tempo real, como congestionamentos ou perigos na estrada, apenas os editores de mapas podem fazer atualizações como novas ruas ou mudanças nas faixas de conversão.

Os editores podem selecionar segmentos da via na plataforma de edição para adicionar atualizações como interdições de estradas em tempo real.

Como as pessoas (normalmente) se tornam editores de mapas do Waze

Qualquer um pode se tornar um editor de mapas. Muitas pessoas começam porque encontram um erro no mapa — talvez o endereço delas esteja faltando, desejam adicionar o local de uma empresa ou receberam um trajeto que não fazia sentido. Assim, elas relatam o problema e, quando sabem que realmente têm o poder de fazer a mudança, tomam a iniciativa. Esse é um traço comum entre muitos de nossos editores: quando eles veem um problema, dão um passo a mais para corrigi-lo para si próprios e para outras pessoas da comunidade.

Introdução à ferramenta de edição de mapas

O primeiro lugar que um novo editor acessa é a plataforma de edição. Se você abri-la para corrigir algo menor, pode ser meio irresistível continuar, porque há muito que você pode fazer.

Na primeira vez que você fizer login, verá vídeos tutoriais e recursos para ajudá-lo a navegar na plataforma. Em seguida, você verá uma rede de ruas onde pode fazer edições básicas, como adicionar números das casas ou editar vias em seu bairro.

O Modo do Editor no aplicativo do Waze oferece aos editores uma visão rica do mapa enquanto dirigem.

Encontrando respostas na Wazeopedia

Se você é um editor do Waze, a Wazeopedia é a sua Bíblia. É aqui que você encontra todas as regras da Comunidade local. É importante seguir as orientações locais porque as coisas variam muito de lugar para lugar.

Cada tipo de estrada — rodovia, rampa, rua principal e muito mais — tem uma cor e sistema de mapeamento diferente para que o algoritmo de roteamento do Waze possa processá-la. A plataforma do editor é uma ferramenta poderosa, mas a Wazeopedia é a chave para aprender sobre o que cada coisa significa e como funciona.

Quanto mais você edita, mais você avança no ranking e obtém mais acesso para edição.

Combinando com um mentor

O fórum do Waze é um ótimo lugar para se conectar com outros editores e se engajar na comunidade rapidamente.

Normalmente, outro editor de mapas perguntará se você precisa de ajuda e indicará os recursos certos. Alguns de nossos editores mais experientes se tornam mentores. Eles respondem a perguntas, mostram como usar as ferramentas e realizam sessões individuais para mais explicações. Eles também podem ajudar a conectar você com o resto da comunidade. Se você tiver dúvidas, há um bate-papo disponível e quase sempre alguém está pronto para responder.

Nossos editores são ótimos em ajudar os recém-chegados a se sentirem bem-vindos. Muitas pessoas começam com a intenção de apenas editar o mapa e acabam encontrando pessoas incríveis com interesses em comum e fazendo amigos.

Mentorias e eventos ajudam a fortalecer a comunidade e melhorar o mapa.

Avançando no ranking

Normalmente, os novos editores desejam corrigir um problema específico e único, mas precisam ter as permissões corretas. Essa é uma das maneiras como a comunidade protege o mapa.

Como a maioria das edições não é revisada antes de entrar no ar, o mapa usa um sistema com dois tipos de permissão para garantir a precisão. O primeiro tipo de permissão é concedido a novos usuários, que só podem editar as áreas em que dirigem, o que significa que estão apenas contribuindo com seu conhecimento local.

O segundo tipo envolve níveis bloqueados, variando de um a seis. Todo mundo começa no nível um e só pode fazer edições que estão disponíveis para os editores de nível um, como alterações em um raio de uma milha. Os editores de nível seis, por outro lado, podem ter acesso em todo o país. Ao olhar para uma rua na plataforma de edição, você verá um cadeado, que mostra o nível que você precisa atingir para editá-la. À medida que você faz mais edições, ganha acesso a níveis mais altos, que vêm acompanhados de mais permissões.

Quanto tempo até que as edições do mapa do Waze fiquem visíveis?

Depois de fazer uma edição, ela não vai ao ar imediatamente. Uma vez por dia, executamos um processo denominado “construtor de blocos”. Essencialmente, ele reflete as mudanças no editor para o mapa do Waze. Isso leva algumas horas, mas, na maioria das vezes, as novas edições são publicadas no mesmo dia em que são executadas. Há muita empolgação em torno do Waze Status, um blog que compartilha quando os blocos do mapa são atualizados e mostra quão recentemente essas atualizações foram publicadas.

Testando e ajustando novos recursos

Quando uma área está totalmente mapeada, isso geralmente é só o começo. Grande parte do que os editores fazem é o que chamamos de “enriquecimento de mapas”. Eles adicionam novos recursos, como preços de pedágio e cruzamentos de ferrovias, que ajudam os motoristas a antecipar o caminho à frente.

Antes que novos recursos se tornem públicos, os membros da comunidade testam como eles funcionam. Nas primeiras fases de teste, eles começam a mapear e tentar entender como isso afeta o que é exibido no mapa. Em seguida, eles preparam orientações para toda a comunidade para que possam fazer as atualizações necessárias em sua área local.

Os editores de mapa também podem adicionar e editar recursos como orientação de faixa na plataforma de edição.

Agora que o Waze oferece orientação sobre a melhor faixa para seguir com base nas próximas curvas e direções, nossos editores também as mapeiam. O esforço começou na Wazeopedia. Os Campeões da Comunidade publicaram um artigo sobre como mapear faixas e incluir exemplos e capturas de tela para ajudar as pessoas a aprender. Quando os editores líderes entendem o recurso, é fácil ensinar ao restante da comunidade como mapeá-lo.

Quando você relata um problema, os editores de mapa estão aqui para corrigi-lo — ou ajudá-lo a aprender a corrigir sozinho!

A comunidade é organizada e disciplinada para manter o mapa atualizado. Suas contribuições são o que torna o mapa tão valioso, incluindo sua colaboração com os motoristas que estão na estrada todos os dias. Sempre que os Wazers relatam um problema no mapa, são os editores que verificam e trabalham em uma solução. Na próxima vez que você vir um problema ou algo que deseja adicionar, lembre-se de que você tem o poder de corrigi-lo. E existe uma comunidade pronta para ajudá-lo a aprender como.

Pronto para subir no ranking da Comunidade do Waze?

Comece sua jornada de editor de mapas aqui. Confira a Wazeopedia para dicas úteis ou assista a um de nossos vídeos da Master Class sobre edição de mapas para aprender como funciona. Para obter dicas amigas de outros Wazers, você pode sempre visitar este fórum para editores com outros Wazers que podem responder a perguntas.

Waze Brasil

O Waze é feito de comunidades, tanto nas ruas quanto fora delas.

Waze Brasil

O Waze é feito de comunidades, tanto nas ruas quanto fora delas. Ao unir motoristas, passageiros, órgãos municipais e autoridades de trânsito, ajudamos a resolver problemas de transporte, melhoramos a mobilidade e trabalhamos juntos para acabar com o trânsito das cidades.

Waze

Written by

Waze

Waze Brasil

O Waze é feito de comunidades, tanto nas ruas quanto fora delas. Ao unir motoristas, passageiros, órgãos municipais e autoridades de trânsito, ajudamos a resolver problemas de transporte, melhoramos a mobilidade e trabalhamos juntos para acabar com o trânsito das cidades.