Waze Brasil
Published in

Waze Brasil

Retrospectiva: os maiores hábitos de direção em 2021

O que descobrimos sobre rotinas e padrões dos motoristas no mundo

Como foi 2021 para os motoristas? Com o fim do ano se aproximando, nós nos questionamos como as pessoas no mundo todo viveram os últimos 12 meses nas ruas, então decidimos perguntar a elas.

Nossa primeira “retrospectiva” reflete os principais hábitos, manias e tendências dos motoristas globalmente em 2021 — os locais para onde mais dirigimos, as músicas e podcasts que nos mantiveram entretidos, os comportamentos de direção que compartilhamos e mais.

Nossa pesquisa destacou algumas percepções fascinantes sobre o ato de dirigir este ano, além de algumas ideias para ajudar você a evitar o trânsito nessa temporada de festas.

Comportamentos ao volante

Embora as viagens ainda não estivessem de volta ao normal este ano, muitos motoristas ficaram felizes por voltarem às ruas. No mundo inteiro, 60% dos entrevistados disseram que estavam felizes ao volante, com os motoristas brasileiros e mexicanos sendo os mais felizes em geral.

Muitos deles podem se sentir bem porque estão dirigindo: mais de 66% disseram que preferiam estar no assento do motorista do que no do passageiro. Surpreendentemente, 1% declarou que prefere ficar no assento do meio no banco de trás nas viagens de carro. Essas pessoas são lendas que sacrificam o espaço para as pernas.

Mantendo as vibrações positivas, “Engraçado” e “Ambientalista” foram os Humores mais populares para os motoristas do Waze em 2021.

Mas, e quando nem tudo dá certo em sua jornada? O que você faria se o carro à sua frente não se movesse? Americanos e israelenses admitiram que buzinariam, enquanto os motoristas britânicos eram mais propensos a demonstrar paciência na rua. Dica: experimente o recurso “Dirija com Headspace” para se sentir mais alegre ao viajar.

Quando se trata de ser passageiro, a vasta maioria diz que não dá opiniões sobre como o motorista dirige, mesmo quando a viagem não está saindo conforme o planejado, a não ser pelos entrevistados americanos e franceses, que admitiram que não conseguem resistir.

A maioria dos entrevistados disse que vai viajar para outra cidade no fim de ano, então não se surpreenda se as estradas estiverem movimentadas. Dica: está preocupado com o trânsito? Você pode planejar sua viagem com antecedência e saber exatamente quando sair.

Falando nas festas de fim de ano, temos uma surpresa para você: o Papai Noel voltou! Ele voltou ao Waze para iluminar a temporada das festas com alegria e levar você para fazer compras, reunir-se com a família e onde mais você quiser ir. Sabemos que o fim de ano pode ser um período estressante, mas a sua viagem não precisa ser.

Entretenimento

Nada é melhor do que uma trilha sonora incrível para dirigir, então não é surpresa que os Wazers no mundo inteiro ouviram especialmente músicas de Justin Bieber, Ed Sheeran e Lil Nas X este ano, pela integração do Waze com o Spotify.

s podcasts são também uma parte importante da sua rotina ao volante, provavelmente você já ouviu um episódio de NPR News Now, Times News Briefing ou AFP’s Sur le fil para se entreter — esses foram os podcasts mais ouvidos por Wazers do mundo inteiro, pela integração do Waze com o Spotify em 2021.

Dica: está procurando pela alegria do fim de ano? Temos duas playlists de temporada que vão animar você na estrada. Ouça a playlist do Papai Noel para curtir os clássicos mais felizes ou experimente a playlist do Papai Noel do Shopping para fugir um pouco do padrão.

Quando se trata do melhor lanche para a estrada, os motoristas no mundo todo preferem doces… exceto pelos motoristas dos EUA, que preferem os drive-thrus de fast-food. Dica: se existe uma certa guloseima que você sempre compra nas viagens, salve a marca no app do Waze para navegar de forma rápida e fácil.

Sonhos de direção

Se o seu parceiro ideal para uma viagem de carro é o Elon Musk ou a Jennifer Lopez, a concorrência é forte. No mundo todo, os motoristas adorariam pegar a estrada com uma dessas duas personalidades famosas que apareceram nas manchetes este ano. (O que você acha, J-Lo: podemos ouvir “Love Don’t Cost a Thing” com você no banco do passageiro?)

Nota para mim: não pedir carona para um motorista britânico. Embora a maioria dos entrevistados no mundo todo tenha declarado que aceitaria praticar o transporte solidário para evitar o trânsito, os motoristas do Reino Unido prefeririam encontrar um novo emprego do que compartilhar uma viagem.

Enquanto isso, do outro lado do Atlântico, um quarto dos americanos estão cansados de dirigir para o trabalho e aceitariam um emprego diferente, se o trajeto fosse menor.

Aston Martin ou Batmóvel? Nós adoraríamos dirigir qualquer um deles, mas os motoristas estão divididos. Os motoristas britânicos, americanos, canadenses e franceses escolheram o Aston Martin de James Bond, enquanto os motoristas latino-americanos, italianos e israelenses preferem o Batmóvel.

E essa foi a nossa retrospectiva! Se você está pronto para pegar a estrada para o fim de ano, lembre-se das dicas simples que demos para ficar mais feliz ao volante:

  1. Planeje seu itinerário com antecedência para evitar o trânsito.
  2. Se estiver estressado, experimente a meditação da Headspace para motoristas.
  3. Curta ainda mais a alegria do fim de ano ativando a experiência do Papai Noel no Waze.

Um brinde a um 2022 com muita alegria nas ruas.

O Waze é feito de comunidades, tanto nas ruas quanto fora delas. Ao unir motoristas, passageiros, órgãos municipais e autoridades de trânsito, ajudamos a resolver problemas de transporte, melhoramos a mobilidade e trabalhamos juntos para acabar com o trânsito das cidades.