Tudo Pronto, Vamos? com Hila Roth, Head de Comunidades do Waze

A construção de uma Comunidade que retribui

Waze
Waze Brasil
7 min readJan 8, 2021

--

Tudo Pronto. Vamos? explora como os líderes do Waze equilibram a inovação global com os desafios do dia a dia.

Hila Roth se juntou ao Waze há sete anos para construir desde o zero, a Beta Community. Eventualmente, ela se tornou Team Lead da Beta Community, até que a equipe Beta e outras 4 equipes de Comunidade uniram suas forças. Agora, Head de Comunidades do Waze, ela gerencia um grupo global que inclui cinco equipes de Comunidades (Editors, Beta, Localizers, Carpoolers e Partners).

O Grupo Global de Hila gerencia milhares de voluntários apaixonados, em todo o mundo. Conversamos com Hila para saber como ela e os membros de sua equipe promovem relacionamentos com voluntários; entender quais os recursos que não seriam possíveis sem eles, e por que a Comunidade está no centro de todo o aplicativo.

A Comunidade é o coração e a alma do Waze, e também uma das coisas que desde sempre eu mais adorei no aplicativo. No final das contas, tudo conta com a contribuição da nossa Comunidade — desde as novidades, às informações mais atualizadas sobre as estradas. Quando entrei no Waze há quase sete anos atrás, os Map Editors eram a maior parte da Comunidade. Agora, minha equipe gerencia milhares de voluntários em todo o mundo, em cinco frentes diferentes: Map Editors, Beta Testers, Carpool Community, Localizers e Parcerias. O compromisso deles com o Waze e a nossa missão, é o que realmente torna possível aquilo que fazemos.

Construindo relacionamentos com milhares de pessoas

Todos os membros da nossa Comunidade são voluntários. Sempre que perguntamos por que eles contribuem, a resposta é sempre a mesma: eles querem ajudar outros Wazers locais, e adoram a conexão única entre a Comunidade e a equipe do Waze. É raro para uma empresa tão grande e global, ter esse tipo de relacionamento direto com as pessoas que usam, contribuírem com os seus produtos, todos os dias. E eu me sinto muito sortuda por essa ser uma dinâmica tão decisiva para o Waze.

É por isso que acho tão importante ouvir os voluntários, compartilhar nossa missão do Waze com eles, e entender o que eles gostariam de ver em nossos produtos.

Muitas das pessoas que se tornam voluntárias são pessoas que contribuem para outras Comunidades também, seja ajudando as pessoas em seus trabalhos (como médicos, bombeiros e professores), ou se voluntariando para outras causas. Nossa Comunidade é formada por pessoas que desejam contribuir para algo maior do que elas.

Como os recursos do Waze ganham vida

A Comunidade Waze está cheia de ideias. Quando eles apresentam novas sugestões e melhorias, é função da minha equipe trabalhar com outras equipes do Waze para dar vida para essas ideias. Na verdade, dois dos nossos recursos mais recentes foram criados pela Comunidade — eles foram envolvidos desde as fases de planejamento inicial do recurso até a sua execução.

Um desses novos recursos é o Orientação de Faixa. Não apenas a Comunidade de Maps Editors teve a ideia de mapear as faixas, como também a trouxe para o aplicativo, de forma global. Agora, os líderes de Comunidade se reúnem com voluntários locais em cada país (desde a Holanda, a Malásia até o Brasil, e assim por diante) para ensiná-los a mapear as vias em sua área. Em alguns casos, são apenas 5 ou 10 líderes ensinando 200 pessoas na Comunidade local de seu país. O recurso Orientação de Faixa é um ótimo exemplo de como apenas algumas pessoas podem causar um grande impacto em milhões de usuários, mundialmente, quando trabalham juntas.

Outro recurso voltado para a Comunidade que lançamos recentemente é o Preço de Pedágio. Uma sugestão frequentemente compartilhada em encontros era poder calcular o custo estimado de uma rota, para dar aos motoristas a opção de escolher uma alternativa mais barata (mesmo que mais longa). Em resposta, criamos uma ferramenta localizada para ajudar os membros da Comunidade a mapearem os preços de pedágio em seus países. A partir daí, a Comunidade fez tudo manualmente: mapearam cada combinação de entradas e saídas de rodovias com pedágio, uma a uma, bem como as distâncias entre elas. E graças a eles, os recursos de Preço de Pedágio agora estão disponíveis em mais de 40 países! Nunca poderíamos ter lançado todos esses recursos sem esta poderosa tripulação.

Criação de uma comunidade colaborativa

Antes do COVID-19, nós realizávamos mais de 80 eventos comunitários presenciais todos os anos, em todo o mundo. Esses encontros deram aos gerentes da Comunidade Waze e outros membros da equipe, a oportunidade de compartilhar atualizações sobre os produtos do Waze e receber feedback, diretamente dos membros da Comunidade, bem como sobre projetos atuais e futuros. Os Meetups também nos ajudaram a garantir que nossos voluntários tenham as ferramentas de que precisam. Após as apresentações e atualizações de produto, íamos fazer algo divertido juntos, como ir ao boliche, à uma aula de culinária em grupo ou conferir uma apresentação de cantores e dançarinos locais.

Ao longo dos anos, à medida que fomos nos conhecendo, sempre estamos todos ansiosos em nos reunir novamente. Agora, durante o COVID-19, continuamos conectados virtualmente, com encontros online, mas mal podemos esperar para nos vermos pessoalmente, assim que for seguro. Todo mundo realmente sente falta um do outro.

Manter uma comunidade engajada

De certa forma, nossos encontros online fortaleceram nosso vínculo. Durante as primeiras semanas de quarentena, começamos uma nova tradição de hospedar o Community Office Hours a cada dois domingos. Cada sessão tem como tema um tópico popular do Waze, com um funcionário do Waze para apresentá-lo, assim podemos compartilhar atualizações e planos para um próximo recurso, por exemplo, e responder às perguntas da Comunidade ao vivo. É emocionante ver como a Comunidade abraçou essa nova forma de se reunir.

Essas sessões em horário comercial também têm sido um excelente complemento para nossos regulares encontros globais e locais, junto com o que chamamos de “Waze Virtual Cafes”. Nós também mantemos contato por meio de fóruns online, específicos de cada país (em seus respectivos idiomas locais, é claro).

Nossos eventos online são abertos a todos os membros da Comunidade, e qualquer pessoa interessada em se juntar a nós é mais que bem-vinda!

Navegando por uma nova rotina de equipe

O Waze Communities é uma equipe muito próxima, e ver uns aos outros no escritório todos os dias era uma parte importante da nossa cultura. Agora que não podemos nos ver pessoalmente, temos que ser criativos de forma online, para sentir essa conexão. Às vezes, isso significa que as reuniões de nossa equipe têm um tema especial, como “Dia da Fantasia” ou “Festa à Fantasia”. São dias nos quais temos nossas habituais discussões sérias sobre trabalho, porém usando roupas engraçadas, e ainda tentamos capturar esses momentos peculiares, com prints de tela. É divertido e hilário! Em outros momentos, brincamos juntos desenhando ou fazendo quizzes online.

Um lado bom de trabalhar em casa é que todos nós passamos a conhecer a família e a vida familiar uns dos outros, com seus parceiros, filhos e animais de estimação, que frequentemente aparecem na tela para dar um “oi!” durante as reuniões.

A equipe de Comunidades do Waze (baseada em Tel Aviv, Israel) trabalhando em casa

Antes da pandemia, minha equipe e eu viajávamos com frequência pelo mundo para nos encontrar com membros da Comunidade, e visitar outros escritórios do Waze. Se não fosse pelo COVID-19, eu já teria visitado pelo menos 10 países este ano! Amo viajar, mas é um estilo de vida muito agitado. Estou tentando pensar nessa pausa das viagens como algo bom — mesmo que seja uma pausa forçada.

Eu sou uma pessoa muito ativa, então a vida durante a pandemia tem sido difícil pra mim. Sou uma competidora de levantamento de peso e de CrossFit, o que significa que normalmente treino duas ou três horas por dia. Como todas as academias foram fechadas durante o lockdown, eu terminei construindo minha própria academia em casa, para manter um pouco da minha rotina diária.

Juntos durante os altos e baixos

Ao longo dos anos, vimos o quanto nossa Comunidade adora retribuir: seja adicionando atalhos ao mapa, mantendo os motoristas atualizados quando ocorrem desastres naturais ou reportando o trânsito, para que outra pessoa possa encontrar um caminho mais rápido. Portanto, não fiquei surpreso por eles terem rapidamente procurado por maneiras de ajudar, no momento em que a pandemia começou. Eles entraram em ação imediatamente, compartilhando ideias que nossa equipe trouxe para o aplicativo.

Nos últimos meses, eles desempenharam um papel importante em nossos esforços de resposta ao COVID-19, incluindo mapeamento de centros de doação de sangue, centros de distribuição de alimentos e locais de teste no Waze.

Mas a força da Comunidade vai além disso. Por meio do Waze, eles realmente se tornaram amigos, e continuam se apoiando. Antes da pandemia, eles saíram de férias juntos e nos mandaram fotos. Sabemos de alguns casais que se conheceram como Maps Editors e se casaram. Agora, eles compartilham coisas como playlists do Spotify e criam jogos de memória com nossos novos Moods do Waze para seus filhos. Mesmo nestes tempos difíceis, eles ainda estão lá para o Waze e nossa missão, mas o mais importante, eles ainda estão lá um para o outro.

Quais são as três coisas que você sempre tem na sua mesa?

Meu laptop, iPhone e água.

Com qual Mood do Waze você mais se identifica?

Sunny/Ensolarado, porque é otimista, sorridente e me dá boas vibrações. Além disso, amarelo é minha cor favorita!

Descreva o Waze em três palavras:

Local, Comunidade, tempo real.

O que você mais gosta de ouvir quando está dirigindo?

Estações de rádio aleatórias de Israel que tocam músicas de todo o mundo.

O que mais te irrita no trânsito?

Quando as pessoas buzinam sem motivo ou porque estão impacientes.

--

--