Tudo Pronto, Vamos? com Rapha Cohen, CPO do Waze

CPO do Waze fala sobre carona, o futuro da mobilidade e como pensar como um gerente de produto.

Waze
Waze Brasil
7 min readOct 1, 2020

--

Tudo Pronto, Vamos? explora como os líderes do Waze conectam inovações globais com os desafios do dia a dia.

Nos reunimos com Rapha Cohen, CPO do Waze, que falou sobre a inspiração por trás do Carpool, como a comunidade Waze influencia o produto e a sua visão sobre o futuro do transporte.

A decisão de entrar para o time de Waze

Eu entrei no time de Waze porque eu me identifiquei com a visão de uma mobilidade sustentável, segura e conveniente. Para ser mais direto, eu odeio profundamente o trânsito. Eu acho que os carros são máquinas perigosas e estradas são cicatrizes nas nossas cidades. Então contribuir para que dirigir seja mais seguro e prazeroso — e mais importante ainda, tirar carros das ruas com o Carpool — foi incrivelmente atraente para mim.

Como o Carpool superou expectativas

Há 4 anos, entrei pro time do Waze como um dos primeiros Gerentes de Produto do Waze Carpool. Começamos com uma simples hipótese: o Carpool poderia oferecer a mesma qualidade de serviço de um transporte compartilhado, mas com um preço mais baixo, pois as viagens já estarão acontecendo de qualquer maneira. O que aprendemos é que isso não é apenas um jeito mais conveniente de se locomover diariamente; é também uma forma de resolver problemas graves de mobilidade. Para muitas pessoas, a única alternativa de transporte para o trabalho seria pegar 3 ônibus e ficar duas horas no trânsito. E isso muda a nossa mentalidade quando pensamos nos nossos usuários.

Nós amamos quando as pessoas se tornam amigas pelo Carpool e, depois de uma semana dividindo carona, compartilham fotos em suas redes sociais do happy-hour de sexta-feira. Mas a parte mais inspiradora do meu trabalho é ouvir depoimentos de pessoas sobre como suas vidas se tornaram mais fáceis depois do Carpool. Recentemente, eu escutei a história de uma usuária brasileiro que costumava levar quase duas horas, todos os dias, para se locomover. Com o Carpool, ela faz esse caminho em 25 minutos, além do trajeto ser mais seguro e divertido. É assim que eu sei que estamos fazendo algo significativo.

Lembram das conferências? Eu espero fazer isso novamente um dia.

Expandindo a visão do produto

Para o Waze, app de navegação, estamos focando os nossos esforços parte de planejar viagens. Nós percebemos que podemos ajudar muito mais os nossos usuários dessa forma. Quando interagimos com os nossos usuários no começo da viagem, já no carro, podemos ajudá-los a economizar 4 ou 5 minutos ao sugerir uma rota alternativa. Mas se a gente conseguir encontrá-los antes disso — uma noite anterior ou até alguns minutos antes — podemos impacta-los ainda mais informando a melhor hora de sair ou até com quem dirigir.

Dois dos nossos novos recursos, Sugestões de Viagens e Notificações de Trânsito, foram desenvolvidos com isso em mente. Com as Sugestões de Viagens, nós informamos os usuários sobre o que esperar em seu trajeto antes de partir. Isso significa que podemos orientar alguém a sair um pouco mais tarde do que de costume porque isso vai ajudá-lo a ficar menos tempo no trânsito.

Com as Notificações de Trânsito, nós monitoramos os trajetos frequentes e viagens planejadas de nossos usuários. O recurso identifica quando o trânsito está ficando carregando e envia uma notificação ao usuário para que ele saiba que, para não se atrasar, precisa sair agora.

Conseguimos fazer isso porque temos diversos dados em tempo real do trânsito como horários de pico de congestionamento ou acidentes. Deixar esses dados acessíveis aos nossos usuários (enquanto eles ainda têm tempo de se planejar) é uma ferramenta poderosa.

Olhando além dos carros

Pessoalmente, eu espero que o futuro do transporte não envolva carros. Eu não acho que ele seja uma boa solução, embora em grandes cidades, subúrbios e vários outros casos, eu acho que o carro vai continuar sendo uma peça importante na rede de transporte. Mas precisarão ser sustentáveis, eficientes, seguros, baratos e, claro, compartilhados.

Em áreas densas, carros precisam ser substituídos para sistema de transporte em massa e a infraestrutura para bicicletas e pedestres precisa ser melhorada. Isso vai diminuir a poluição, congestionamentos e acidentes de carro, além de abrir espaço para áreas de lazer públicas, algo que fará das cidades um lugar mais seguro e saudável.

No momento, o Waze está focado em carros mas, em um futuro próximo, diferentes formas de transporte farão parte das nossas prioridades. Por exemplo, muitas cidades irão fechar seus centros para carros, transformando as ruas num lugar melhor para pedestres e diminuindo a poluição do ar. Se você quiser chegar ao centro de Londres, nós vamos te dizer onde estacionar perto da entrada e como usar o transporte público para chegar ao seu destino.

Pensando como um Gerente de Produto

Gerentes de Produto precisam ser filósofos de produto. Eles precisam ter uma visão forte, porém flexível, de mundo. É sobre como ver o mundo, como eles pensam que o mundo deveria ser e aí gerar hipóteses sobre como impacta-lo de forma positiva. Minha filosofia de produto é expandir a minha visão de mundo estudando e aprendendo sobre diversos assuntos. Não apenas as habilidade técnicas, de negócios ou design — estas são as básicas. História, antropologia, sociologia — todas essas coisas são super importantes para o conjunto de habilidades de um gerente de produto.

A melhor forma de se manter focado em uma ligação de trabalho? Rabiscar.

Colaborando com a comunidade Waze

Achar o equilíbrio é desafiador porque os membros da comunidade que trabalhamos próximos — aqueles que nos dão ideias e feedback — são muito engajados. Eles são os nossos Power Users. Eles sabem muito sobre o Waze, como usar o produto e onde achar cada recurso — muitas vezes mais do que os Gerentes de Produto.

Então normalmente nós trabalhamos com a comunidade mais no topo do funil do processo de idealização. Eles nos trazem insights super localizados de onde vivem, e os problemas que eles enfrentam que nós, por não vivermos nestes locais, não podemos saber. E aí, quando estamos pensando na solução, normalmente expandimos o círculo de testes e pesquisas para envolver mais outros usuários, até mesmo os ainda em potencial, para ver como nós podemos facilitar a vida deles. Dessa forma, conseguimos equilibrar o processo de idealização.

O que todos deveriam saber sobre como é trabalhar no Waze

O Waze mostra que você pode construir ótimas coisas em grande escala e, ao mesmo tempo, ter um ambiente de trabalho incrível. É divertido, é desafiador e faz você crescer profissionalmente e pessoalmente.

Parte da nossa visão é construir um mundo em movimento mas sem problemas no trânsito — não apenas um mundo sem problemas no trânsito. A COVID-19 eliminou o trânsito, mas não é exatamente isso que queremos. Como empresa e como pessoas, nós acreditamos no poder das interações presenciais e encontros cara a cara. E, claro, isso é muito difícil agora.

Nós estamos trabalhando bem durante a pandemia porque nós já nos conhecíamos e já tivemos experiências significativas juntos. Mas acho que a longo prazo isso vai se tornar difícil, especialmente para as pessoas que chegam. Interações presenciais no contexto de trabalho, e também em geral, são importantes. Unir as pessoas é parte da missão do Waze, e eu não vejo a hora de fazer isso pessoalmente, e de forma segura, de novo.

Três coisas que sempre estão na sua mesa de trabalho.

Água com gás, café expresso e giz de cera que eu peguei emprestado da minha filha e uso para rabiscar, algo que me ajuda a manter o foco.

O que mais te irrita no trânsito?

O que as pessoas se tornam quando existem algumas janelas de carro entre elas. Nós construímos as nossas cidades e comunidades em volta de uma máquina que pode trazer a tona o pior das pessoas e isso é horrível. Existe uma exceção: quando você tem um passageiro no carro, você se comporta como uma pessoa melhor.

O que você mais gosta de ouvir quando está dirigindo?

Podcasts. Ran Levi, Sam Harris, Scott Galloway — esses três são os meus favoritos.

Descreva o Waze em três palavras.

Aprender, melhorar e impactar.

Qual é o Humor (Mood) do Waze que você mais se identifica?

Eu gosto do Cético porque eu acho que ceticismo e pensamento crítico estão entre as melhores coisas do ser humano. E o Enjoado também porque eu fico facilmente enjoado no carro.

--

--