Under the Hood: Dirigindo de forma inteligente com o Waze e o Google Assistente
Yuval Shoshan, Gerente de Produtos, fala sobre a parceria de sucesso entre Waze e Google Assistente
O Under the Hood te guia pelos bastidores do Waze sob o ponto de vista de um especialista da marca.
A voz é algo muito interessante porque ela desbloqueia as coisas que são difíceis de fazer com as mãos e, quando você está dirigindo, isso é ainda mais difícil. Ao dirigir, a palavra mágica (palavra que ativa o assistente pessoal) é muito importante para uma verdadeira experiência com as mãos livres.
Antes de começar a trabalhar com o time nessa funcionalidade, se você ativasse o comando de voz no Waze (dizendo “Ok Waze”), você não conseguiria usar a Siri ou o Google Assistente para fazer outras coisas fora do Waze. Nós queremos uma viagem de carro segura mas também queremos te ajudar a ser produtivo enquanto dirige. Agora, com o Google Assistente, você pode fazer muito mais enquanto dirige — como ligações ou reportar perigo — sem ter que tirar seus olhos do caminho ou as mãos do volante.
O caminho para a conexão perfeita
A integração é realmente sobre como o Waze e o Google Assistente conversam entre si. Quando você diz “Ok Google, reporte um acidente”, o Assistente precisa saber se você está com o Waze aberto quando diz isso. Se a resposta é sim, ele presume que você queira reportar isso no Waze, e sabe como usa a sua resposta e qual ação que deve tomar baseado nisso. Por isso, uma parte importante desta integração é habilitar esta comunicação, passar esta informação, e o Google Assistente saberá isso.
Na maior parte do projeto as equipe do Google e Waze trabalharam de forma remota, colaborando em diferentes fuso horários como o de Tel Aviv, Nova York e Mountain View. No começo, o produto final não parecia tão distante. Mas levamos quase 1 ano para desenvolvê-lo, testar no Google, testar com os Wazers e conseguir lançá-lo. Nós não temos a chance de colaborar toda hora, então foi muito desafiador trazer, pela primeira vez, o sistema Google para o Waze. Eu nunca vou esquecer da primeira semana que os nossos 3 times se conheceram. Nós sentamos juntos em uma sala por uma semana e construímos protótipos para acionar o Google Assistente pelo Waze. “Ok Google, reportar um acidente” foi o primeiro alerta que nós fizemos.
Para que os envios de alerta por comando de voz pudessem funcionar, nós tivemos que “ensinar” o Assistente a reconhecer e entender as diferentes forma de reportar do Waze como acidentes, carros parados no acostamento, buracos e muito mais. O Assistente precisa saber qual é a sua intenção quando você pede para reportar algo e também entender que tipo de alerta é este. Uma vez que a intenção está clara, o Assistente pode passar a informação para o Waze fazer o alerta e confirmar a ação dizendo “Ok, eu reportei um acidente”. A habilidade de alertar o que acontece no caminho é o que faz do Waze, o Waze. E é realmente mágico fazer isso com o Google Assistente.
Atrás do volante mas sempre à frente
Normalmente, o Google Assistente ocupa um espaço grande na tela do celular. Mas, quando ele funciona com o Waze, é apenas a voz, sem os elementos visuais, o que melhora a experiência de quem está dirigindo. Como ele sabe automaticamente que você está usando o Waze, você pode dizer comandos como “reportar um acidente”. O Google Assistente vai resolver isso mais rápido do que se você fizesse com as suas mãos. Pessoalmente, eu não consigo mais enviar um alerta manualmente.
Nós começamos com os alertas mais importante para os Wazer como “Ok Google, reportar um acidente”. Você também pode pedir para ser guiado até a sua casa e ele te guiará até o endereço que você salvou como “Casa” no Waze.
Mas as coisas que realmente fazem a diferença são aquelas que seriam difíceis de fazer enquanto você está dirigindo. A funcionalidade de pedágios, por exemplo, é uma que você pode ativar e desativar facilmente apenas pedindo para o Google evitar ou permitir pedágios no seu caminho, o que é muito útil quando estamos dirigindo, mas pode ser complicado de achar manualmente. Você também pode pedir para ligar ou desligar os comandos de voz, evitar estradas e checar rotas alternativas. Se você diz “Ok Google, vá para a sorveteria mais próxima”, você irá até o local com o Waze. É um momento mágico.
Cruzando a última linha
Antes de tudo, testamos a funcionalidade com alguns membros da nossa comunidade. Eles deram os primeiros feedbacks e nos ajudaram a otimizar tudo. Uma das maiores sugestões da nossa comunidade era tornar a funcionalidade disponível em mais países e idiomas. Isso é algo relativamente fácil porque o Google Assistente já sabe fazer consultas em outros idiomas. Ou seja, não precisamos fazer tudo do zero. E depois de muitos meses de trabalho, chegamos ao momento mais esperado: lançar o produto para os Wazers em diversos países, incluindo o Brasil e, muito em breve, em vários outros locais.