Under the Hood: Horário Estimado de Chegada em tempo real e como o Waze sabe que você está na rota mais rápida

Yigal Petreanu, Engenheiro de Software Senior, fala sobre a ajuda da comunidade Waze para calcular o seu horário estimado de chegada

Waze
Waze Brasil
5 min readOct 20, 2020

--

Nos meus primeiros dias no Waze eu dirigia muitos quilômetros e o aplicativo era o meu ajudante diário. Eu recebia um alerta de carro parado na via e, cinco segundos depois, eu cruzava com o carro. Eu sabia que podia confiar no aplicativo porque estava provado que o Waze sabia o que estava acontecendo. O que eu via no aplicativo era o que eu via nas ruas, graças a todas as pessoas que sempre atualizavam o app com informações sobre o que viam enquanto dirigiam. A Comunidade Waze faz essa confiança ser possível. Ela é a força por trás de tudo — incluindo o nosso cálculo de HEC (horário estimado de chegada) em tempo real.

Como o Waze calcula o seu HEC

HECs precisos melhoram a experiência de dirigir porque acabam com algumas incertezas. Eles te ajudam a ver o que está acontecendo no seu caminho e a se antecipar em relação ao trânsito. Assim, você consegue chegar na hora onde precisa. Para te mostrar o caminho mais rápido, nós precisamos calcular quanto tempo você levará para ir do ponto A para o ponto B em todas as rotas possíveis. Para entender como a mágica acontece, precisamos pensar em duas coisas.

A primeira é o histórico de informações. Nós acumulamos o histórico da média de velocidade que as pessoas dirigem em um trecho específico da rua a cada meia hora, todos os dias da semana. Isso significa que nós pegamos 48 amostras diárias da média de velocidade neste trecho, e atualizamos essa informação constantemente. Em um dia, nos baseamos no histórico de informações das últimas oito semanas ou mais para um determinado período. Isto é o que presumimos sobre o trânsito se não sabemos de mais nada — esta é a informação para aquele dia.

A segunda coisa são as atualizações em tempo real. Um fluxo contínuo de atualizações sobre o que está acontecendo em todo o mapas. É isso que faz o Waze ser único. Quando Wazers mantém o app rodando, nos mostram a atual velocidade em um trecho específico da rua.

Então nós pegamos as atualizações em tempo real, o histórico de informações e combinamos eles em uma equação matemática desenhada para calcular sua provável velocidade. Depois, nós usamos esta velocidade para calcular o seu horário estimado de chegada em tempo real.

Permanecendo na rota

Quando falamos em calcular o HEC, a informação mais importante que vem dos motoristas é a velocidade. Filtramos as exceções — os motoristas que dirigem muito devagar ou muito rápido — para termos uma ideia precisa sobre a média de velocidade que os motoristas estão dirigindo em um trecho específico da rua. Outra variável que consideramos é o tipo de veículo que você dirige. Por exemplo, se você está em uma motocicleta, a sua média de velocidade é provavelmente diferente porque você consegue evitar congestionamentos. Se você está dirigindo um ônibus, você provavelmente tem permissão para dirigir em uma faixa específica que te levará ao seu destino mais rápido. Quando você compartilha o tipo de veículo que dirige conosco, isso afeta as rotas e os HECs que nós sugerimos, além de conseguirmos te servir ainda melhor.

No momento em que você começa a dirigir, nós temos acesso ao que acontece no trânsito de minuto em minuto, comparando o que a sabíamos no começo da sua viagem com o que sabemos agora. Se o que encontramos for impactar o seu HEC, de duas uma: ou notificamos você que o trânsito está piorando e você chegará 5 minutos depois do previsto ou, se as condições do seu trajeto mudarem drasticamente, nós buscamos uma melhor rota de onde você está até o seu destino. Nós queremos manter os trajetos estáveis e fáceis de seguir. Se você está um minuto atrasado, não há motivos para te mandar para uma rota completamente nova. Por outro lado, nós não queremos te manter em um caminho se sabemos que existe outro melhor. Como os nossos cálculos são feitos com frequência e em tempo real, nós conseguimos rapidamente saber quando algo drástico e que impacta o caminho acontece.

Errando por cautela

Nós sempre mostramos o HEC exato, mas erramos por nem sempre garantir que você terá a melhor experiência na direção. No fim das contas, é melhor chegar no horário ou alguns minutos antes do que atrasado. Se você constantemente chega antes do horário estimado pelo Waze, você provavelmente está dirigindo um pouco mais rápido que a maioria dos Wazers. No futuro, teremos a possibilidade de personalizar os HECs. Então, se você está percebendo que dirige mais rápido que outros motoristas em algumas vias, nós teremos ter essa informação para calcular o seu horário estimado de chegada.

A sabedoria (e a ação) da comunidade

O maior diferencial entre o Waze e outros aplicativo de navegação é o fato de o HEC ser calculado pelo trabalho da comunidade. Mesmo quando eles não estão reportando atividades ou editando mapas, cada Wazer contribui para um HEC preciso para todos apenas por deixar o aplicativo aberto. Wazers nos ajudam a entender a média de velocidade e outros padrões de trânsito que melhoram as nossas previsões. Eu tenho um mantra para quando eu fico preso no trânsito: Eu estou esperando aqui mas eu estou ajudando outras pessoas que vão usar o Waze. As pessoas que vão dirigir depois de mim provavelmente farão uma rota que vai evitar o congestionamento e saberão o que esperar no caminho. Então, de forma literal, cada Wazer é a força por trás de cada HEC.

--

--