Como a HeroSpark ajudou na construção da minha carreira profissional

Joliana Teles
We are HeroSpark
Published in
6 min readJun 30, 2021

Alcançar uma carreira dos sonhos é a meta de grande parte das pessoas, até porque quando se trabalha em algo que faça sentido para você a vida flui melhor.

Desde muito nova eu me preocupei com a minha carreira, tanto acadêmica quanto profissional, pois queria ser bem sucedida. Querer alcançar lugares mais altos não é algo errado, porém sempre tive como premissa fazer isso de forma justa e honesta.

Encontrar a HeroSpark (na época, ainda Edools) foi particularmente inacreditável, afinal imagine o que pode nascer quando se junta uma empresa com oportunidades incríveis com alguém disposto a fazer acontecer.

Se você quer saber como a HeroSpark ajudou a construir a minha carreira? Continue a leitura e confira!

Como ingressei na empresa

Apaixonada por Administração de empresas, me dividia em mil pedaços para concluir o ensino médio, estagiar e estudar para o Enem. Pois não tinha condições de pagar uma faculdade. Lembro que era muito cansativo, tinha dias que eu dormia na mesa na qual estudava em casa, exausta da rotina que tinha implementado.

Mas, a gente colhe o que planta e o resultado de tanto esforço veio. Consegui aprovação de bolsa integral para uma faculdade no curso de Administração. Eu não me contive de felicidade, emocionei meus pais e todos que acompanharam essa conquista.

Alguns semestres se passaram, eu já estagiava na área administrativa, porém a sede por mais desafios sempre vem. Foi nesse momento que, passando pelos corredores da faculdade, encontrei um cartaz com uma vaga de estágio para a Edools. Há alguns metros de distância da faculdade, era perfeito!

Me inscrevi para a vaga (para atuar em Atendimento ao cliente), o processo seletivo diferenciado me provou que era uma oportunidade única, fui até o final e por incrível que pareça eu fui aprovada não para a área da vaga, mas para atuar no que eu mais amava: administração.

Trajetória na empresa

Atuando na área administrativa na Edools, cuidava de tudo um pouco: gestão de clientes, pessoas, contratos, manutenção do escritório e etc. Eu adorava a rotina corrida, cuidar de tudo ao mesmo tempo. Fui descobrindo que era uma profissional multidisciplinar, e me desafiava dia após dia.

Ganhando confiança e espaço na empresa, com todo o apoio do meu líder e mentor Rafael Carvalho, cresci e evoluí em cargos de analista, liderança e coordenação. Que início espetacular!

Até que, quem pede desafios, sempre será desafiado.

No início de 2019, recebemos a notícia da fusão entre Edools e Eadbox (nossa concorrente direta no mercado de ensino online). Nesse momento, veio uma proposta de mudança para Curitiba e uma transição de carreira, que deveria acontecer naturalmente. Lembro do meu líder conversando comigo: “sei que é uma mudança radical, mas pense daqui a 5 anos, como você estará se aceitar ou se não aceitar.” Pensei. Aceitei.

E lá fui eu, um pouco assustada, me despedir da família e dos amigos do Rio de Janeiro para virar a chave, ou seja, morar e trabalhar em Curitiba.

Me dedicando ao máximo, comecei a atuar como coordenadora de Operações ajudando na integração de processos entre as duas empresas, dado a fusão. Mais uma vez, meu perfil multidisciplinar me ajudou a alavancar, a alcançar resultados e a crescer mais como profissional.

Porém… nem tudo são flores na vida, não é mesmo?!

Mudanças geram inseguranças

Quando eu atuava com administração eu me sentia bem, pois sabia o que fazer, estudei para aquilo. A famosa zona de conforto, na qual apesar de aprender todos os dias eu sabia até onde poderia ir.

Em Operações era tudo novo todos os dias, eu precisava construir mais do que seguir um roteiro. Comecei a cuidar de diversas frentes de processos e projetos, em áreas diferentes.

Nesse momento, achei que não estava pronta, me senti insegura. Somado a tudo isso, era 2020 e a pandemia deu início, morar sozinha, em outro estado, era muita coisa para digerir. Com as emoções à flor da pele, foi um ano muito difícil.

Eu pensei por diversas vezes sair, me dar um tempo, voltar para o Rio. Até que tomei coragem e conversei com meu líder sobre como eu estava me sentindo. Gratidão aos líderes que se importam com seus liderados, que escutam e ajudam na transformação profissional, que não é nem um pouco leve.

Com o fôlego recuperado, tentei mais um pouco cuidar do todo, continuei atuando em processos e projetos gerais da empresa. Era desafiador e muito bom estar a todo vapor. Mas, ainda me sentia perdida, entendi que não estava indo bem, como eu sempre fiz.

Depois de muito refletir, a minha ficha caiu: eu devia procurar uma área na HeroSpark que precisasse de mim e na qual eu me identificasse. Planejei bastante, pensei por várias semanas, até que tomei coragem e propus a mudança para me tornar Product Manager de Produtos Internos.

Como a HeroSpark me ajudou nesta trajetória

Digo e repito, ter líderes que te apoiem faz uma diferença gigantesca na carreira. No final do ano de 2020, conversei com meu líder e propus minha recolocação e mudança de carreira para a área de Produto.

Apesar de já ter interagido com o CRM interno, cuidar de um produto demandava muitas outras coisas. Lembro do Rafael me mostrando pontos positivos e negativos dessa decisão, de forma sábia e cautelosa. Depois de um tempo percebi que apesar de surpreso ele também estava orgulhoso da minha coragem. Assim como eu.

Com a ideia aprovada pelo meu líder foi a hora de começar a agir, a HeroSpark tinha acabado de lançar um programa interno de crescimento de carreira, chamado Compass. Tudo para mim fazia sentido, me inscrevi de imediato e comecei a elaborar o meu plano de carreira para migrar para a área de Produto junto da minha liderança.

Eu não podia negar que essa mudança era arriscada, porque me deixava alguns passos atrás do que eu já tinha alcançado, eu precisaria me esforçar muito e alcançar skills importantes para mandar bem na minha nova função.

Mas, nada mais gratificante do que estar numa empresa que apoia o bem-estar dos colaboradores, bem como tem espaço de crescimento e oportunidades incríveis de aprendizado.

Hoje, depois de seis meses da correria da mudança para uma área nova, estou feliz e realizada. Não só por ter conseguido enxergar que eu precisava mudar, mas ainda mais por estar numa empresa que entendeu o meu momento e me apoiou em mais um desafio.

Trabalhar como Product Manager de Produtos Internos na Herospark tem sido uma experiência maravilhosa e muito desafiadora. Continuo contribuindo com minha skill de processos além de estar ampliando meus conhecimentos.

Basicamente o meu dia a dia é acompanhar os fluxos e processos da operação ligado a estratégia de negócio e a partir disso identificar melhorias e serem aplicadas nas ferramentas que utilizamos internamente. Tudo a ver comigo, né!

Concluindo…

Em maio deste ano eu comemorei 5 anos de empresa, e ao olhar para trás não imaginava alcançar tudo que alcancei. Se eu pensar na provocação do Rafael Carvalho de refletir onde eu quero estar daqui a 5 anos, tenho certeza que estarei com conquistas ainda maiores.

Em resumo, vale lembrar que as mudanças servem para nos mover do lugar onde estamos para um lugar ainda melhor. A única coisa que pode impedir isso é o medo de tentar.

Aqui na HeroSpark é assim: ser desafiado todos os dias como profissional, com a missão principal de ajudar os nossos clientes a não desistirem da faísca, do sonho.

Ah, e você também pode fazer parte desse sonho que estamos construindo aqui na HeroSpark. Temos diversas vagas abertas, para conhecer mais sobre a gente acesse nosso site e confira!

--

--