Dados para personalização: 4 áreas para você focar

Marcos Passos
Web Personalization
3 min readAug 2, 2018

Com a recente regulamentação do GDPR, a personalização é mais importante do que nunca. De acordo com um artigo do RetailTouch Points, 87% dos usuários estão dispostos a compartilhar detalhes de navegação e consentir com o acompanhamento ou monitoramento do comportamento em troca de compromissos ou recompensas personalizadas.

O ponto crucial para a troca de dados é que tem que valer a pena. Como, portanto, as organizações podem garantir que estão entregando experiências valiosas que deixam os compradores satisfeitos e tranquilos em compartilhar seus dados? Para muitos sites, existem muitas áreas diferentes que podem ser personalizadas de modo individual. Não é tão difícil quanto parece, e poucos profissionais de marketing aproveitam as oportunidades disponíveis.

De acordo com um estudo realizado pela Accenture, apenas 25% dos profissionais de marketing estão usando uma técnica eficaz de segmentação do tráfego para entregar mensagens personalizadas. Cerca de 48% dos compradores relatam ter saído de um site após uma experiência mal estruturada e 91% dos consumidores são mais propensos a comprar se as marcas os reconhecerem e oferecer ofertas e recomendações relevantes.

Por isso, vamos falar brevemente de 4 segmentações para você começar a pensar em personalizar hoje mesmo.

Comportamental

Esse tipo de segmentação apresenta mensagens e ofertas com base em uma ampla variedade de atividades passadas e atuais do usuário em um site. Pense no que seus compradores estão informando sobre compras, gostos ou compartilhamentos anteriores e use isso para criar uma experiência mais natural e fluída.

A segmentação comportamental é uma das primeiras áreas a se concentrar quando você está personalizando, já que os profissionais de marketing geralmente já têm os dados e podem começar a segmentar facilmente com conteúdo relevante, além de oferecer ofertas para melhorar a experiência do cliente.

Geolocalização

A segmentação de conteúdo e ofertas para usuários com base em sua localização é chamada de segmentação geográfica. O local provê informações e contexto valiosos, que permitem que os profissionais de marketing ofereçam uma experiência aprimorada.

Pense em viajantes de diferentes partes do mundo ou regiões do país e como a segmentação geográfica pode ajudar a personalizar sua experiência. Um varejista poderia oferecer protetor solar ou suprimentos de praia se um cliente de São Paulo estivesse no Rio de Janeiro em dezembro. A segmentação geográfica oferece uma oportunidade para demonstrar insights, um compromisso com a satisfação do cliente e uma chance de demonstrar senso de humor ou cultura da empresa.

Tecnologia

Essa segmentação específica é baseada nas informações sobre os dispositivos utilizados pelo usuário. Mostre ofertas diferentes para os usuários do site com base em seu hardware, software, dispositivo ou outras configurações. Wearables e ativação por voz também são uma parte importante da personalização tecnológica, que pode ser aproveitada para melhorar a experiência do cliente e aumentar as taxas de conversão.

Clima

Ofereça promoções e mensagens baseadas na previsão do tempo com base nas condições meteorológicas atuais ou esperadas. Pense em refinar a segmentação para incluir temperaturas locais, índice de calor, chuva e vento. Compradores em trânsito ou em viagem podem realmente apreciar esses dados.

Quer saber mais sobre o uso de dados para a personalização? Inscreva-se na nossa newsletter ou siga nossa publicação e fique de olho nos novos posts que vem por ai! E se você curtiu este artigo, ajude a espalhá-lo com vários 👏, compartilhe com os seus amigos e ajude nosso blog a crescer (:

--

--