O passo a passo da Personalização em Tempo Real — Parte 1

Juliana Amorim
Web Personalization
5 min readDec 9, 2017

Este é o 7º post de uma série especial sobre personalização em tempo real. Para ver todos os posts, clique aqui.

Certamente, você fez planos de Marketing Digital para sua empresa e no topo da sua lista de prioridades está a Personalização em Tempo Real, certo? Se a resposta foi negativa ou se ela nem está na lista, você precisa reconsiderar isso. Muito provavelmente a Personalização em Tempo Real é uma prioridade para seus concorrentes e já faz parte do dia-a-dia dos negócios. Cerca de 75% dos negócios digitais utilizam essa estratégia de marketing, e, desses, 90% dizem que a personalização possui papel importante para alcançar os objetivos de longo prazo nas organizações.

Mas o que torna a personalização web tão importante nos dias de hoje? Os resultados, sem dúvidas.

Essa estratégia proporciona a capacidade efetiva de direcionar os usuários do site para experiências relevantes, com base no conhecimento de informações sobre ele, suas preferências e necessidades. Quando o cliente experimenta uma experiência agradável, relevante para ele, consequentemente cria-se uma conexão imediata, que proporciona mais interação, engajamento e maior fidelidade com o produto ou marca.

A boa notícia é que nunca é tarde para começar a trabalhar a personalização no seu site e fazer disso uma prioridade. E, hoje, você vai conhecer a primeira parte do Guia de Planejamento de Personalização para saber o passo a passo de como colocá-la em prática. Além disso, você vai entender os prós e contras do uso dessa estratégia e onde concentrar seus esforços.

Primeiro passo — Defina pessoas, jornadas e objetivos

Qualquer plano de negócio indica a importância de definir o seu público-alvo antes implementação dos processos em si. Com a estratégia de marketing digital e personalização em tempo real, não é diferente. Para iniciar sua estratégia de personalização web você precisa se fazer as seguintes perguntas:

Quem é a sua audiência?

A melhor maneira de identificar sua audiência e suas personas é analisar os dados de histórico de vendas, refinando as informações dos usuários, leads e consumidores, como dados demográficos, gênero, localização. No caso de empresas B2B, analise informações sobre a empresa, localização, número de funcionários, etc.

Outra análise importante diz respeito aos dados comportamentais, como as principais fontes de tráfego, os produtos navegados ou adicionados ao carrinho, as páginas visualizadas, os vídeos assistidos e o conteúdo baixado.

As principais perguntas são:

  • Quem é seu público-alvo?
  • Quem são as suas personas?
  • Qual é a relação delas com a sua marca?
  • Qual é a intenção delas em seu site?
  • Qual é a principal jornada do cliente?

Muito importante também é, após identificar suas personas, definir a jornada de conversão do seu cliente. Planeje com cuidado os passos que o usuário deve percorrer da entrada até a conversão de fato. Pense nisso como um mapa de viagem. Dessa forma você poderá associar palavras-chave e conteúdos direcionados para cada etapa, que façam o usuário seguir ao próximo nível. Conteúdo dinâmico, ofertas personalizadas em tempo real, chamadas de ação progressivas, etc. Lembre-se que um usuário pode ter mais de um caminho a percorrer e é preciso pensar em todos, criando táticas diferentes e apropriadas a cada situação.

Quais são os seus objetivos?

Você deseja criar uma conexão duradoura com seus clientes, certo? Tornar seus clientes fiéis. Para isso, a melhor maneira é compreender suas personas e identificar suas necessidades. Quando você reconhece os desejos dos seus clientes, você tem a informação que precisa para construir conteúdo relevante e impactar seus usuários em toda a jornada de conversão, segmentando e oferecendo a melhor experiência de compra. É essencial que você conheça seu público-alvo, suas personas, suas motivações e os obstáculos em seus caminhos, por isso essas perguntas só podem ser respondidas após a identificação dos seus clientes.

As principais perguntas são:

  • Desejo converter mais usuários em leads?
  • Desejo aumentar as vendas?
  • Desejo que os usuários gastem mais ou menos tempo navegando no site?

Segundo passo — Segmente sua audiência

A personalização em tempo real acontece no exato momento em que seu usuário acessa o site, mas para que isso ocorra de maneira eficiente é preciso planejamento e preparação prévia. Uma segmentação profunda de público é a chave para identificar as chamadas de ação mais influentes dentro da sua estratégia de personalização em tempo real. Tudo o que você aprender sobre o comportamento de navegação de seus usuários ajudará a otimizar e aperfeiçoar sua estratégia de segmentação de público.

O que funciona de verdade para aumentar as conversões é alcançar o público correto no momento ideal. Sem esse trabalho relevante de segmentação de público, você provavelmente estará “atirando para todos os lados”, sem ter um alvo direcionado. E nesse caso seus esforços, e oportunidades, serão desperdiçados.

Quando você conhece seus clientes, é possível descobrir tendências e padrões que ajudam a otimizar sua estratégia. Dessa forma, você poderá oferecer ações de marketing personalizadas e relevantes.

Quais são as suas metas?

Alguns exemplos de metas das empresas na internet são:

  • Adquirir tráfego de visitantes através de campanhas de marketing;
  • Criar envolvimento com os usuários e que eles realizem conversões;
  • Que os clientes voltem a comprar e interagir com a marca, com ações de remarketing.

O objetivo principal de qualquer empresa é a conversão, e para isso acontecer é essencial investir em aquisição e engajamento. Qual é o objetivo da sua empresa?

Defina claramente suas metas, pois isso irá influenciar a escolha das ações de personalização mais importantes. Você quer melhorar o engajamento, aumentar o cadastro de e-mails, aumentar as vendas? As metas variam dependendo da empresa.

Como você mensura suas metas?

A empresa que deseja aumentar suas conversões precisa descobrir como é possível melhorar a experiência do usuário individualmente, e essa resposta sempre passa pela personalização.

Tão importante quanto definir seus objetivos é saber como eles serão mensurados e analisados. Você tem ferramentas para acompanhar e determinar a eficiência da sua estratégia de personalização em tempo real? A análise dos resultados é essencial para dar suporte a sua estratégia, e no próximo post a gente vai falar exatamente disso.

Ir para o próximo post

Quer saber mais exemplos de personalização em tempo real? Inscreva-se na nossa newsletter ou siga nossa publicação e fique de olho nos novos posts que vem por ai! E se você curtiu este artigo, ajude a espalhá-lo com vários 👏, compartilhe com os seus amigos e ajude nosso blog a crescer (:

--

--

Juliana Amorim
Web Personalization

Passioned about analytics, digital marketing and real-time personalization. IT enthusiast and amateur photographer.