# Programação Assíncrona com C-Sharp Parte 1 de 3

Carlos Henrique
weblank
Published in
2 min readMay 3, 2018

--

Estou iniciando uma série sobre programação assíncrona com a linguagem de programação C-sharp e o Framework da Microsoft (.NET Framework- “Full”).

Vou começar explicando os padrões existentes neste framework, SIM, existe mais de um padrão e um deles provavelmente é o que você mais usa para suas implementações mas os outros padrões também são muito presentes.

são 3 posts, 1 para cada padrão:

  1. Asynchronous Programming Model = APM (Part 1 de 3)
  2. Event-Based Asynchronous Pattern = EAP (Part 2 de 3)
  3. Task-Based Asynchronous Pattern = TAP (Part 3 de 3)
home office’s blackboard

## Asynchronous Programming Model = APM

(legado)

Era o modelo o qual usávamos a interface IAsyncResult e usávamos dois métodos chamados de BeginOperationName e EndOperationName. Um exemplo é a classe FileStream que fornece os métodos assíncronos BeginRead e EndRead, métodos responsáveis pela leitura dos bytes de um arquivo. Como funciona ? Basta chamar o método BeginAlgumaCoisa, equanto a aplicação resolve este método podemos chamar uma nova thread com outras chamadas. Vamos ao Exemplo:

FileStream Example

outras fontes:

doc oficial

importante: não sou detentor da verdade então faz parte do processo de aprendizado consultarem outras fontes e formarem sua própria base de conhecimento, meu objetivo é dar o start na curiosidade e trocar conhecimento com a comunidade. Tamo junto!

--

--