#PoderiaSerEu

Exposição #PoderiaSerEu

De um lado retratos de mulheres que perderam seus cabelos devido ao câncer. Com o trabalho Bald and Bold a fotógrafa holandesa Carolien Sikkenk procura demonstrar um outro tipo de beleza humana. Aquela beleza presente nos pequenos detalhes da nossa fisionomia e do nosso ser, que vem à tona quando nos despimos de artefatos como os cabelos.

De outro lado mulheres saudáveis utilizando turbantes coloridos cobrindo seus cabelos, em uma simulação de como seria se de repente fossem confrontadas com o diagnóstico de câncer de mama. Com a campanha fotográfica online #PoderiaSerEu , que conta com a participação de vários fotógrafos em locais diversos do mundo, a plataforma Well C busca chamar a atenção do público feminino para a questão do câncer de mama, divulgando informações atuais e com embasamento cienifico sobre a prevenção e diagnóstico precoce desta doença. Os retratos desta campanha circulam as redes sociais associadas a mensagens de conscientização e à informação relevante. O intuito é que no momento em que mulheres se deparem com a foto de outras mulheres conhecidas, saudáveis, utilizando o turbante, elas primeiramente se choquem, despertando assim o interesse para lerem o conteúdo e receberem a informação. A campanha vem circulando desde outubro de 2015 e já atingiu mais de 70.000 pessoas nas redes sociais.

Utilizando a combinação destas duas séries fotográficas, a exposição #PoderiaSerEu busca trazer o impacto desta campanha do mundo virtual para o mundo real, criando uma relação mais física e interativa do público com a questão do câncer de mama. Esperamos assim poder atingir um número maior de mulheres e contribuir no combate à esta triste doença.

Estima-se que atualmente 1 em cada 9 mulheres mundialmente irão desenvolver câncer de mama. A cada ano cerca de 500.000 mulheres vem a falecer devido ao câncer de mama tornando esta a maior causa de morte por câncer na população feminina. Porém, apesar do câncer de mama poder se tornar uma doença letal, em torno de 93% dos casos detectados em fases iniciais podem ser tratados de forma eficaz e definitiva.

Muitos sabem do aspecto genético ou história familiar associados a um risco maior de câncer de mama, porém há vários outros fatores que influenciam na predisposição e desenvolvimento da doença que muitos desconhecem. Fatores estes que, diferentemente do aspecto genético, podem ser influenciados por escolhas no estilo de vida das mulheres, como a obesidade, a prática de exercícios físicos, a alimentação entre outros.

Assim a divulgação de informações à população feminina sobre medidas de prevenção e de diagnóstico precoce do câncer de mama, é de importancia vital no combate a esta doença. Com a campanha e exposição fotográfica #PoderiaSerEu a plataforma Well C oferece sua contribuição para a conscientização sobre o câncer de mama.

Curadoria

Letícia Kamada

Fotógrafos

Bald and Bold

Carolien Sikkenk — Holanda

#PoderiaSerEu

Carolien Sikkenk — Harlem, Holanda

Cram Aka Marky — Kortrijk, Bélgica

Joy Campe-Gent, Bélgica

Juliana Haddad — São Paulo, Brasil

Letícia Kamada — São José dos Campos, Brazil

Luciana Borges — Santos, Brasil

#PoderiaSerEu conta também com a participação de vários amantes da fotografia:

Barbara Poole — Casa Grande, Arizona, EUA

Camila Alvite — São Paulo, Brasil

Floor Loos — Gent, Bélgica

Mamita Setling — Gent,Bélgica

Mariana Casella dos Santos- Rio de Janeiro, Brasil

Paola Suplicy — São Paulo, Brasil

One clap, two clap, three clap, forty?

By clapping more or less, you can signal to us which stories really stand out.