como o conteúdo pode posicionar uma marca como confiável

Terena Miller
wewe
Published in
3 min readMay 2, 2020

esses tempos comentei lá no meu insta o quanto tinha ficado surpresa positivamente ao descobrir a marca Wetaca, que vende comida pronta aqui na Espanha: eles investem incrivelmente na experiência de conteúdo on e offline, explorando a história da marca em todos os pontos de contato com o consumidor (pra quem busca uma boa ref, vale seguir os canais digitais da empresa). pois hoje, eles ainda ganharam a minha confiança.

quando chegou mais uma entrega da Wetaca aqui em casa, recebemos junto uma carta que começava assim:

“En Wetaca no apagamos los fogones. Durante estos días seguimos e seguiremos cocinando para vosotros. Hoy más que nunca.”

nela, a empresa contava um pouco do esforço que tem feito para continuar suas operações, entregando a qualidade esperada em um momento tão incerto e, principalmente, explicava todo o seu protocolo sanitário para garantir que seus produtos cheguem de forma segura a minha casa — desde a produção dos alimentos até a entrega.

na mesma hora, pensei na última live-café que a Cláudia Flores e eu fizemos, quando falamos sobre o quanto se tornou imprescindível que as marcas contem como estão agindo para garantir um produto/serviço seguro a quem consome. em um momento de pandemia, este é, sem dúvida, um fator que faz a diferença na decisão de compra.

mais do que conteúdo sobre produto, é conteúdo sobre cuidado

Right now, people are obsessively reaching for their hand sanitizer as they move through their daily lives. But as this moment starts to pass, they’ll revert to less hygienic habits, although their desire to remain safe and well will be stronger than ever. (TrendWatching/Trends for a post-corona world)

o mais interessante é que, ao ser transparente sobre como está lidando com as barreiras sanitárias, em vez de se fragilizar, a marca torna ainda mais intensa a conexão com quem está do outro lado. a Lush Cosmetics, outra gringa que sabe contar muito bem sua história, vem seguindo a mesma linha de usar o conteúdo para manter os clientes atualizados sobre seus protocolos de higiene, postando fotos dos funcionários com luvas e máscaras enquanto preparam os pedidos online. afinal, quem olha para os consumidores como uma comunidade a zelar entende o poder de uma relação de confiança.

criar conteúdo para posicionar sua marca como confiável do ponto de vista sanitário é uma oportunidade para marcas grandes mas, principalmente para as pequenas. quer vantagem maior do que conhecer pelo nome quem participa da sua cadeia produtiva? seja a moça que vende bolos no condomínio, o dono da pizzaria da esquina ou a costureira que decidiu produzir máscaras de tecido: todos podem usar o cuidado que têm no processo para ganhar relevância nos seus canais de comunicação e aumentar a consideração de compra na sua comunidade.

depois de ler a carta da Wetaca, assinada pelos dois CEO’s da empresa, eu me senti mais segura para manusear as embalagens antes de guardar, e confiante para oferecer a comida deles ao meu filho. saber que todos os funcionários usam luvas e máscaras, que mantêm o distanciamento recomendado e que trabalham em turnos alternados para evitar aglomerações — além de usar de ozônio para esterilizar a estação de trabalho — fez a diferença entre eu ser uma cliente satisfeita e ser uma cliente fiel.

bastou apenas a Wetaca contar sua história.

--

--

Terena Miller
wewe
Editor for

estrategista de conteúdo. inquieta. resetando minhas verdades.