"A Jornada do Herói" e sua Carreira

Bruna Bahr
WhatsGood Dev
Published in
3 min readNov 10, 2021
Photo by Ricardo Rocha on Unsplash

Você já ouviu falar sobre "A Jornada do Herói"? Não?

E se eu perguntasse se essa história é familiar: Uma pessoa vivendo uma vida comum até que um chamado inesperado a convoca para uma missão importante e irrecusável. Para concluir sua missão, terá que enfrentar perigos e terá suas habilidades e seu caráter testados. Mas não se preocupe, haverá um mentor que ajudará no caminho. Uma batalha final e, enfim, um retorno triunfante para casa.

Provavelmente, a resposta agora foi "sim". Mas qual é o nome dessa história?

Você pode ter respondido "Harry Potter", "Star Wars", ou até mesmo "Procurando Nemo". Isso porque todas essas (e muitas outras!) narrativas usam a mesma base comum: A Jornada do Herói.

Afinal, o que é essa tal Jornada do Herói?

Em 1949, Joseph Campbell apresentou ao mundo a Jornada do Herói. Campbell estudou mitologia em muitas culturas e descobriu que todas as grandes histórias compartilham traços em comum. Essa estrutura pode ser resumida em três estágios essenciais:

A partida: O herói deixa o mundo familiar para trás.
A iniciação: O herói aprende a navegar no mundo desconhecido.
O retorno: O herói retorna ao mundo familiar transformado.

E o que isso tem a ver com minha carreira?

Um herói, dificilmente, nasceu como um. Assim como nossas histórias favoritas, nós podemos ser também aquela pessoa comum, vivendo e trabalhando apenas com o que conhecemos, alheios aos chamados constantes para embarcarmos em nossa verdadeira missão. Mas, se conseguirmos ouvi-los, mesmo que quase silenciosos, e estivermos preparados para aceitá-los, nossa jornada para nos tornarmos o herói de nossas própria vidas pode começar.

O chamado pode vir de diversas formas. Talvez você receba uma proposta para assumir uma nova responsabilidade que nunca havia considerado ser capaz antes. Ou talvez haja uma inquietação e descontentamento já dentro de si, clamando para que algo seja feito para mudar sua rotina.

Para muitos de nós, nosso verdadeiro chamado nos chama por anos, até mesmo uma vida inteira. Alguns, nunca o escutam.

Você sabe o que tem te chamado?

Mesmo que você saiba, o medo também pode ser um impedidor.

O herói também tem medo. Em um ponto da Jornada do Herói, ele pode precisar desesperadamente de orientação para conseguir seguir em frente. É nessa hora que surge o Mentor. Ele pode ajudar com conselhos sábios, treinamento prático ou até mesmo autoconfiança. O que quer que o mentor forneça ao Herói, serve para dissipar suas dúvidas e medos e dar-lhe força e coragem para começar sua busca.

Você tem um mentor em mente?

Seja um colega de trabalho, um supervisor ou até mesmo um amigo, encontre alguém com quem você possa dividir suas inseguranças e que possa te inspirar e encorajar para que você tome o próximo passo.

Aceite ajuda.

Mas seja criterioso. Nem todas as pessoas que cruzam seu caminho serão aliados. Ouça seu instinto, não o que você deseja e espera.

Aproveite a força e o conhecimento que você aprendeu com as pessoas e com suas experiências ao longo do caminho. Pode ser uma nova maneira de abordar uma questão de trabalho. Um insight diferente em algo que você estava trabalhando.

Quando você finalmente chegar onde quer estar, volte e espalhe a palavra. Você também pode ser a ajuda que seus colegas precisam para iniciar a jornada deles. O Herói, então, se torna o Mentor.

O caminho não é fácil, mas o triunfo da volta vale a pena. Boa sorte, herói!

--

--