Wibson
Published in

Wibson

MUNDO AGRO E LGPD: POR QUE A AGROINDÚSTRIA DEVE DAR UMA ATENÇÃO ESPECIAL À PROTEÇÃO DE DADOS?

O setor agropecuário é uma das maiores indústrias exportadoras do Brasil e uma das principais fontes econômicas do país.

O agronegócio se modernizou muito nos últimos anos, sua produtividade cresceu em grande escala graças ao grande número de recursos tecnológicos que possui, como drones e sistemas de irrigação. Graças à Internet, vários equipamentos e máquinas estão conectados à rede e trocam informações entre si, e a inteligência artificial está sendo utilizada para analisar aspectos relevantes, como a integração de parceiros comerciais, fornecedores, e agricultores às práticas socioambientais adequadas.

Além disso, as formas mais eficazes de administração geraram economia financeira nos processos, busca de investidores e governança mais eficiente. Tudo isso permitiu, como consequência, um plantio mais eficiente.

ENTÃO, A TECNOLOGIA SÓ TRAZ BOAS NOTÍCIAS PARA O SETOR AGROINDUSTRIAL?

Não exatamente! Esses avanços em ferramentas e tecnologias, e em retornos econômicos, também significam um grande desafio e uma grande demanda para a indústria do setor: dar maior atenção ao uso de informações pessoais e cumprir a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). No final de 2021, as sanções e multas desta lei entraram em vigor, trazendo consigo a necessidade das empresas se adequarem às novas disposições relativas ao processamento de dados.

O QUE AS INDÚSTRIAS AGRÍCOLAS DEVEM SABER?

Pode acontecer (e de fato é muito comum) que durante esse processo uma grande quantidade de dados seja utilizada pelas agroindústrias. Os produtores rurais, por exemplo, mantêm bancos de dados com informações de fornecedores, de insumos e colaboradores das fazendas.

Esses dados não deveriam ser facilmente acessados ​​por terceiros, pois sua troca indevida, além de sujeitar o infrator ao pagamento de multas, também pode comprometer a segurança das suas atividades.

Um dos principais pontos da LGPD é que os usuários dêem seu consentimento para que terceiros possam armazenar e/ou tratar seus dados.

O QUE SE DEVE SER FEITO?

Primeiro, eles devem encontrar maneiras de impedir que seus dados armazenados sejam facilmente acessados por pessoas não autorizadas.

É de vital importância que estejam atentos ao gerenciamento correto dos dados. Caso contrário, além de sofrer danos econômicos, vocês poderão sofrer danos às suas imagens, afetando assim suas confiabilidades e, portanto, seus negócios.

EM CONCLUSÃO: COMO AS EMPRESAS DO MUNDO AGRÍCOLA PODEM COMEÇAR A CUMPRIR A LGPD?

Com a Wibson, você pode começar a cumprir essa lei em poucos minutos.

Entre em contato e vamos marcar um café!

wibson.io

--

--

Wibson permite que os websites das empresas cumpram com esta nova normativa com um único banner de privacidade.

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store