O SURREALISMO — CONCEITO

Ana Luiza Pires
Cultura & Arte Wiki
3 min readOct 19, 2020
Edição feita pelo Canva. A imagem mostra as obras “Maçã Borboleta”, de Vladimir Kush, “A Persistência da Memória” e “Ovo Cósmico”, de Salvador Dalí.

O Surrealismo foi um movimento artístico e literário inserido nas vanguardas europeias do século XX. Teve sua origem em Paris, na França, e a principal fonte de inspiração para o seu surgimento foi a teoria psicanalítica de Sigmund Freud, com a publicação do livro “A Interpretação dos Sonhos” no ano de 1900. No entanto, o que marcou mesmo o nascimento do movimento foi o Manifesto Surrealista de André Breton, publicado no ano de 1924. Esse Manifesto rompia com a precedência de compreensões racionais, não diferenciando sonhos e realidade ou lucidez e delírio.

Eis aqui um pequeno trecho desse Manifesto: “Tamanha é a crença na vida, no que a vida tem de mais precário, bem entendido, a vida real, que afinal esta crença se perde. O homem, esse sonhador definitivo, cada dia mais desgostoso com seu destino, a custo repara nos objetos de seu uso habitual, e que lhe vieram por sua displicência, ou quase sempre por seu esforço, pois ele aceitou trabalhar, ou pelo menos, não lhe repugnou tomar sua decisão ( o que ele chama decisão! ) .

Os autores surrealistas, muitos vindos do Dadaísmo, tinham como objetivo a busca por formas diferentes de estarem no mundo e de representá-lo, mas não havendo a intenção de fugir à realidade, pelo contrário, eles gostariam de penetrá-la. Para os surrealistas, eles precisavam urgentemente sair do lugar comum, buscando caminhos alternativos que fizessem ressurgir a crença na vida. A arte aparecera ali como uma forma de resgatar a “mágica” que a humanidade perdera.

O Surrealismo era uma combinação entre o abstrato, o irreal e o inconsciente, e rompia a busca pelo sentido nas representações. Suas características principais eram o pensamento livre, a expressividade espontânea, a influência das teorias da psicanálise, a criação de uma realidade paralela e de cenas irreais, e a valorização do inconsciente, da fantasia, e da loucura. O objetivo dos surrealistas era usar o potencial dos sonhos, dos pensamentos, da imaginação e do subconsciente como fonte, levando-se pelo impulso e registrando tudo o que vinham-lhe a mente.

Os principais artistas do movimento eram:

  • André Breton;
  • Louis Aragon;
  • Joan Miró;
  • Max Ernst;
  • Salvador Dalí;
  • René Magritte;
  • Man Ray.

Existiam temas que eram mais privilegiados nas obras, dentre eles estão o erotismo, o corpo e suas metamorfoses, a violência, a dor, a loucura, as civilizações primitivas e o mundo das máquinas.

Referências:

https://www.todamateria.com.br/surrealismo/#:~:text=Na%20pintura%2C%20o%20Surrealismo%20tomou,obras%20eram%20abstratas%20ou%20figurativas.

TAVARES, Mirian. Buñuel e o Surrealismo: A Arquitetura do Sonho

Imagens via Google.

--

--

Ana Luiza Pires
Cultura & Arte Wiki

🎓Estudante de comunicação social na Universidade Federal de Juiz de Fora.