ARTE DIGITAL

Alberto J F Navarro
Wiki Jor — Cultura & Arte
4 min readNov 25, 2020

CONTEXTO POLITICO-SOCIAL

Devido ao surgimento de formas de arte contemporânea, a arte digital é viável. As formas de arte contemporânea tornaram-se mais fortes no período pós-guerra, rompendo sua conexão com regras e tradições rígidas. Por sua vez, o movimento modernista substituiu o gênero de arte acadêmica.

A história do ENIAC, o primeiro computador do mundo

O primeiro computador eletrônico foi chamado de “Computador Digital Eletrônico e Integrador” ou ENIAC foi desenvolvido na Eckert–Mauchly Computer Corporation (EMCC) (março 1946–1950) foi fundada por J. Presper Eckert e John Mauchly, patrocinado pelo Exército dos EUA em 1946 e, a partir da década de 1950, os recursos de Computadores para a produção, manipulação e exibição da imagem estavam disponíveis e chegariam para ficar.

SAIBA COMO TODO COMECOU

As primeiras obras de arte computacional foram desarrolhadas mediante um conjunto de regras de funcionamento que podem ser executadas e calculadas pelo computador, obedecendo ao princípio da permutação (algoritmos)

AVANÇO TECNOLOGICO NA GUERRA FRIA

Durante os anos da Guerra Fria, houve um grande avanço na área, principalmente nas áreas de pesquisa e desenvolvimento de tecnologias como os computadores.

Leon Harmon e Ken Knowlton — Nude da Bell Labs

Em 1967, dois engenheiros de computação da Bell Labs usaram um cartão perfurado para traduzir uma imagem capturada para a linguagem ASCII. O resultado foi o trabalho Nude, que foi publicado nos jornais de grande circulação da época.

Embora a década de 1970 tenha sido um período de ditadura militar e, portanto, um período de turbulência política e social no Brasil, que levou muitos países a boicotar a “Bienal Internacional de São Paulo”, é importante mencionar algumas iniciativas com novos métodos e medidas. Materiais na prática artística: “Inscrito no tímido bloco ‘Arte / Tecnologia’ da Nona Bienal Internacional de São Paulo em 1969, que foi boicotado por vários países devido à ditadura militar.”

Charge por Biganti. O Estado de S. Paulo (13 de novembro de 1969)
Charge por Biganti. O Estado de S. Paulo (17 de outubro de 1969)

Vale ressaltar ainda a integração dos artistas em novos meios de comunicação de massa, principalmente nas mostras internacionais “Prospectiva 74” e “Poéticas Visuais”, de 1977, propostas que tiveram o incentivo do professor Walter Zanini quando diretor do Museu de Arte Contemporânea. Na época, Zanini implementou uma política cultural de incentivo à produção de jovens artistas, incluindo, a partir dos anos 1970, as “JACS” (Jovens Artistas Contemporâneos). Estes artistas estavam alinhados aos questionamentos conceituais sobre o objeto de arte que acabaram culminando em eventos de performance, happening, arte em processo e utilização de novos meios de comunicação como o xerox, as serigrafias, o off-set, os postais, as fotografias e os diapositivos.

Waldemar Cordeiro, “A mulher que não é BB”, 1971, impressão digital, (61 X 44,5 cm)

A década de 1980 foi marcada por intensa experimentação com novas mídias e tecnologias. Avanços no campo da vídeo arte, do holograma e do uso de copiadoras indicam o interesse dos artistas brasileiros no uso das novas mídias. Vale ressaltar que o evento “Nível 5” 13, desde 1984, deu um novo impulso à arte computacional.

ARTE COMPUTACIONAL
ARTE COMPUTACIONAL

No entanto, os ensaios com essas novas mídias como parte da proposta permanecem tácitos, com pouco incentivo de instituições brasileiras ou a possibilidade de adoção pública. O final da década de 1970 viu o início da abertura política interna do Brasil, marcado pelo movimento da sociedade civil e pelo ressurgimento da produção artística nacional. Foi nesse contexto que percebemos os primeiros experimentos em arte midiática no país. À semelhança das práticas artísticas internacionais, desenvolvidas em projetos como o Jet Galloway e Shirley Rabinowitz e La Plissure du Texte: conto de fadas planetário, recital em grupo através de uma série de textos em vídeo organizados pelo artista Roy Ascott pesquisadores brasileiros iniciaram estudo com o objetivo de quebrar as regras trate as obras de arte de uma perspectiva impermeável e objetiva e desenvolva práticas explore procedimentos, onipresença e aspectos não convencionais Simultaneidade da prática artística. Por outro lado, a ideia de quebrar o sistema da galeria e exposições itinerantes tradicionais, e desenvolver uma arte mais dialógica e participativa, com os novos aberturas política do Brasil.

Referencias bibliograficas:

https%3A%2F%2Ftecnoblog.net%2F56910%2Feniac-primeiro-computador-do-mundo-completa-65-anos%2F

https%3A%2F%2Fwww.google.com%2Furl%3Fsa%3Di%26url%3Dhttps%253A%252F%252Fphotoarts.com.br%252Fmagazine%252Farte-digital-saiba-como-tudo-comecou%252F%26psig%3DAOvVaw3xJaVpdRbOrA6WoyxnhwuL%26ust%3D1606339704063000%26source%3Dimages%26cd%3Dvfe%26ved%3D0CA0QjhxqFwoTCNjcm7aQnO0CFQAAAAAdAAAAABAD

https%3A%2F%2Fdesignculture.com.br%2Fum-passeio-pelas-artes-digitais

http%3A%2F%2Fwww.bienal.org.br%2Fpost%2F537

https%3A%2F%2Fsergiomaciel558283684.wordpress.com%2F2020%2F06%2F22%2Farte-8%2F

--

--