Laura Ramirez, mais conhecida como Optika VJ

Ana Clara Ribeiro
Wiki Jor — Cultura & Arte
3 min readNov 23, 2020

No meio da grande representação de modernidade e tecnologia da arte digital Laura Ramirez se apresenta como uma grandiosa artista desse mundo repleto de beleza.

“Dual”, apresentação de Laura Ramirez para o SP_Urban 2016. Foto: Bia Ferrer.

Laura Ramirez, com nome artístico de “Optika VJ”, nasceu em Bogotá, Colômbia. Desde nova amante das arte visuais, começou a se dedicar a produção da arte através dos aparelhos eletrônicos, ganhando nome no meio da cultura digital. Em 2007 começou a criar performances ao vivo como Optika VJ (vídeo jockey — profissional que trabalha com projeções de imagens sincronizadas a músicas, apresentando-se em shows, festas, e outros eventos), iniciando seu destaque nessa área, levando-a a participar de diversos festivais de arte eletrônica ao redor do mundo.

Em 2010 se apresenta no VJ University-São Paulo; em 2011, como diretora de mapeamento de vídeo projetou o AV Invader, um dos seus trabalhos mais conhecidos, pois apresentou para 90.000 pessoas em Bogotá as projeções que representavam uma viagem pelos videogames dos anos 1980 e pela cultura 8 bits; projetou em 2016 em um palco de 480m² para o show da Katy Perry, na Colômbia; apresentou-se em Salvador no ano de 2017 durante o SSA Mapping Fest, onde houve uma projeção, no Palácio Rio Branco, inspirada na história da Bahia — o conceito era de que durante toda a longa história baiana, o Pálacio Rio Branco esteve ali observando a história durante longos anos; e outras mais diversas participações em festivais e shows.

RE-FORMA 4KPALACIO RIO BRANCO. SALVADOR BAHIA, 2017.
AV INVADER — 8 BITS E LUZ. BOGOTÁ COLÔMBIA, 2010.

Ao longo dos anos Ramirez se apresentou por muitos outros países, deixando sua marca pela América Latina, Europa, Japão e EUA.

“TRESOR”, em Berlim, “TBA Club” e “RESOLUTE”, em Nova York, “AGEHA”, em Tóquio, “REX Club”, em Paris, são uns dos clubes que a Optika VJ se apresentou.

Teve, também, exposição de suas videoartes na International Mobile Innovation (Nova Zelândia)e no Museu de Arte do Rio de Janeiro (Brasil).

Uma de suas mais recentes apresentações foi em 2019 no Festival Visual Brasil, que ocorreu em Barcelona, onde a Optika VJ exibiu um workshop de design de LED e sua performance visual.

Atualmente, além de seu trabalho como VJ, Laura Ramirez é diretora de um projeto autoral chamado “Optikal Ink Lab”. Este é um projeto de formação acadêmica que visa ensinar as técnicas audiovisuais, que fazem parte da arte digital. Tem como objetivo promover a cultura de audiovisual através de eventos com participações de profissionais que pretendam desenvolver projetos referentes a luz, projeção de vídeos e realização de espetáculos ao vivo em diversos tipos de eventos.

VISUAL BRASIL. BARCELONA, 2019.

Referências:

Imagens e vídeo:

--

--