Salvador Dalí, o mestre surrealista: história e obras

Do bigode, eternizado pela série ‘La casa de papel’ até as obras bizarras e cheias de significados ocultos, nasce a fama de um dos maiores pintores surrealistas, mas quem foi Salvador Dalí? E como chegou ao sucesso?

Isadora Benetelli
Wiki Jor — Cultura & Arte
4 min readOct 19, 2020

--

História

Salvador Domingo Felipe Jacinto Dalí i Doménech, marquês de Dalí de Púbol foi um importante pintor catalão, considerado até a atualidade, de extrema importância para compreender o movimento surrealista e a arte do período das vanguardas.

Desde a infância, demonstrou interesse pelas artes plásticas, iniciando sua educação artística na Escola de Desenho Municipal, começando a pintar aos 13 anos de idade. Em 1916, durante férias de verão em Cadaquès, descobriu a pintura impressionista e em 1921, acaba por perder sua mãe para o câncer de mama, mas também entra para a Escola de Belas Artes de São Fernando, em Madri, mas acaba expulso da instituição em 1926, por afirmar que ninguém ali era suficientemente competente para o avaliar. Em 1928, transferiu-se para Paris, influenciado por Joan Miró, onde aderiu ao movimento surrealista e conheceu Elena Dimitrievna Diakonova, com quem foi casado e descrevia como “grande musa inspiradora”. Em 1939 é expulso do grupo artístico surrealista, pois os membros adotavam em quase sua totalidade a orientação política marxista, e Dalí, por sua vez se declarava anarco-monárquico, enquanto vários artistas eram “esquecidos” em meio ao regime franquista, Dalí era prestigiado pela sua admiração pela monarquia e por Franco. Dalí morreu de pneumonia e falha cardíaca na cidade onde nasceu e foi sepultado no átrio principal de seu teatro-museu. Suas últimas obras datam de 1983.

A arte

Em suas obras, Dalí se definia como um crítico-paranoico e seu estilo era reforçado por sua aparência, com o bigode que viria a ser sua marca, gravatas extremamente longas e peças de cores vibrantes.

Dalí foi um artista multifacetado, não contribuindo apenas para o surrealismo e para a pintura, existem registros do artista em movimentos como o impressionismo e cubismo e em áreas artísticas como cinema, escultura e fotografia, uma de suas participações mais marcantes foi em um curta produzido em colaboração com Walt Disney. Ainda chegou a declarar que a diferença entre ele e outros surrealistas, era de que ele realmente era surrealista, uma vez que a descrição que o pintor dava para a suas obras era “fotografias de sonhos pintadas à mão”

As obras de Dalí expressam relações com sonhos e emoções, podendo por muitas vezes dividir opiniões da crítica, uma vez que podem causar confusão e apreciação simultaneamente, principalmente por suas abordagens sexuais implícitas e explícitas, mas são consideradas imagens oníricas e bizarras.

As obras mais famosas de Dalí são:

A persistência da memória (1931)
A tentação de Santo Antônio (1946)
Girafas em chamas (1937)
O grande masturbador (1929)

Análise de “A persistência da memória”

A obra ‘A persistência da memória’ é a mais conhecida e também a mais intrigante por seus significados escondidos em todos os elementos que a compõem e que muitas vezes passam despercebidos pelos olhos dos observadores.

Os relógios derretendo mostram a ideia de que o tempo passa sem que possamos controlar, inspirado pela Teoria da Relatividade de Einstein, mas há também a ideia de que os relógios representam a impotência sexual abordada pelo artista em outros trabalhos; a árvore que segura um dos relógios é uma oliveira, típica do local onde o pintor nasceu.

No centro da obra, há um rosto disforme que representa o próprio pintor dormindo, ressaltando a ideia de que o inconsciente e os sonhos controlam a produção artística, reformulando os ideais do belo. As formigas sobre um dos relógios carregam a ideia de que algo “devora” o tempo, ressaltando mais uma vez sua efemeridade, e a mosca sobre o outro, demonstra a questão de subjetividade com que se pode observar a vida e tudo o que ocorre no entorno.

Conheça mais sobre a obra de Dalí no cinema e aprecie a genialidade de dois grandes nomes unidos acessando outro texto de nossa Wiki: “A genialidade de Salvador Dalí e Walt Disney no cinema surrealista lançada 58 depois.

REFERÊNCIAS

https://thedali.org/about-the-museum/timeline/ https://www.todamateria.com.br/a-persistencia-da-memoria/

Livro: The Secret Life of Salvador Dalí

Livro: Salvador Dalí: A obra pintada

--

--