Tropicália: qual o seu conceito?

Grandes artistas uniram o nacional ao estrangeiro

Importante movimento cultural brasileiro, realizado no fim da década de 1970, a Tropicália utilizou a arte de forma a se distanciar um pouco da Bossa Nova ao, por exemplo, incorporar à música nacional elementos estrangeiros, como a guitarra elétrica. Por esta mudanças, os tropicalistas dividiram opiniões do público, e graças a isso, sofreram bastante rejeição.

Uma das principais características da Tropicália foi o resgate de elementos da cultura nacional que estavam esquecidos pelo público, como as discussões trazidas pela Semana de Arte Moderna de 1922. Ao mesmo tempo em que estes elementos eram novamente postos em evidência, os artistas introduziram a guitarra elétrica, símbolo da cultura estrangeira, com o objetivo de atualizar o cenário cultural, porém, sem abandonar às origens brasileiras.

Se destacaram neste movimentos vários artistas, e que atualmente ainda possuem renome, como Caetano Veloso, Gilberto Gil, Torquato Neto, Capinam, Tom Zé, Nara Leão, Gal Costa, Os Mutantes, composto por Arnaldo Baptista, Rita Lee e Sérgio Dias.

Gilberto Gil apresentando-se no jornal Correio da Manhã, do Rio de Janeiro, na década de 1960
Gilberto Gil apresentando-se no jornal Correio da Manhã, do Rio de Janeiro, na década de 1960

Estes grandes artistas citados anteriormente prezavam por abordar temas do cotidiano, como o cenário político da época, a ditadura militar, além de abordar a realidade social dos anos 1960 no Brasil. Por serem críticos ao regime, os artistas foram perseguidos pelos militares, e muitos deles foram presos e exilados e, assim, encerrando a Tropicália, em 1969.

Referências:

https://mundoeducacao.uol.com.br/historiadobrasil/tropicalismo.htm

--

--