Vladimir Tatlin: o pai do Construtivismo Russo

Bernardo Marchiori
Wiki Jor — Cultura & Arte
3 min readOct 19, 2020

Vladimir Evgrafovič Tatlin nasceu em 28 de dezembro de 1885 em Kharkov, no então Império Russo e atual Ucrânia. Filho de uma poetisa e um engenheiro ferroviário, iniciou sua participação no mundo artístico com pinturas de ícones religiosos. Com o intuito de potencializar seu já-existente talento, Tatlin ingressou e estudou na Escola de Pintura, Escultura e Arquitetura de Moscou e graduou-se na Academia de Belas-Artes de Moscou no ano de 1910. Com isso, começou sua carreira profissional com quadros em estilo figurativo.

Tatlin. Retirado de https://monoskop.org/Vladimir_Tatlin

Após uma viagem a Paris, sofreu influência do Cubismo e das construções tridimensionais de Pablo Picasso. Com tamanhas inspirações, tinha como principal objetivo criar, colocando também grande importância no material e espaço de suas criações, prevalecendo, assim, as esculturas de três (ou quatro, como afirmava, devido à ideia de movimento proposto por estas) dimensões. Ao voltar à Rússia, Tatlin se juntou à um grupo de vanguardistas e, a partir da produção de esculturas abstratas, utilizando materiais industriais, para cenários de teatro e diversas exposições, foi o grande fundador do Construtivismo, do qual também é considerado o primeiro teórico. Este movimento associou diversos outros artistas.

Sua fama apenas surgiu após o triunfo da Revolução Soviética de 1917. Seu projeto, um monumento à Terceira Internacional conhecido como Torre de Tatlin, foi desenvolvido em homenagem à Revolução Bolchevique na Rússia. Ele tinha como objetivo representar os novos tempos e a dinâmica social, tentando associar arte e técnica. Esta metáfora da sociedade maquinista relaciona-se com um tema que estava presente também nos outros movimentos de vanguarda. Por motivos de alteração no sistema político governamental e falta de recursos financeiros, a torre nunca foi construída.

Torre de Tatlin. Retirado de https://www.comunidadeculturaearte.com/a-arte-construtivista-de-vladimir-tatlin/

Assim como o Movimento Construtivista, Tatlin buscava conectar sua arte com as tecnologias industriais do momento em que vivia, inclusive nos materiais usados em suas construções, com o mesmo espírito vanguardista de criação de utopias. A sua valorização acerca dos materiais refletiu num caráter utilitarista que buscou seguir os ideais de uma sociedade comunista, após a Revolução Bolchevique. Com isso, passou um período de sua vida auxiliando com vestuário de trabalhadores e peças mobiliárias.

Até a sua morte, aos 67 anos de idade, Tatlin continuou trabalhando em torno de seus ideais e de seus sonhos — dentre eles, o de ver o ser humano voar. Entretanto, com a morte de Lênin e ascensão de Stalin no poder, teve que regressar ao expressionismo em suas artes. Como artista em si, sempre buscou enxergar além do que as “simples” obras, valorizando o seu contexto, suas funções sociais e o que mais elas pudessem exprimir. Se postava contra a limitação da arte em poucas formas geométricas e a um padrão restrito de cores, acreditando que tais fatores não contribuíam para o alcance de uma “arte pura”.

Letatlin. Retirado de https://www.wikiart.org/en/vladimir-tatlin/letatlin-1932

Fontes:

--

--