10 comerciais que todo cearense cansou de ver

Mas mesmo assim você vai querer relembrar

William Barros
William Barros

--

De parque de diversões a loja de móveis, a televisão cearense já exibiu comerciais que se tornaram verdadeiros hits da publicidade no estado. Se você morou no Ceará durante os últimos 20 anos, com certeza, já viu TROCENTAS VEZES cada um dos itens dessa lista. Relembre abaixo e mate a saudade — ou não — de alguns deles! Ah, tem um teste no Buzzfeed te esperando lá no final.

1. Alexia Flores

O comercial pode não ter nada de impressionante, mas as exaustivas vezes em que foi exibido o transformaram num hit. No vídeo super simples, a gente via as atendentes trabalhando e descobria que a loja tinha todos aqueles presentes bregas que você gostaria de ganhar do crush.

Enquanto isso, uma narradora explicava os serviços da loja e dividia espaço com uma música que jamais saiu das nossas cabeças.

Até hoje, se eu sintonizar na TV Cidade umas 3 da tarde, ainda acho que vai aparecer esse peculiar conjunto de sapinhos por lá.

* travados *

2. Arroz 101

Esse é clássico! Bastava ouvir os primeiros versos do jingle para você se levantar e começar a dançar em frente à TV.

Além da trilha super contagiante, os pacotes de arroz dançando eram a coisa mais fofa que você via nos intervalos. Eles rebolavam melhor do que muita gente, inclusive eu.

E quem não tentou aprender essa coreografia?

É o Tchan, nadinha

Na verdade, o bom mesmo era o “precinho com sabor de economia” daqueles tempos. Saudades, né?

3. Pá, pé, pio

Agora, o maior hit dessa lista! Desde 1984, o cearense só percebe que o Dia das Crianças se aproxima quando começa a ouvir essa canção I-N-F-E-R-N-A-L.

São pelo menos três gerações sendo ensinadas a aperrear os “queridos papais” por um sapato da Casa Pio. As cenas com as crianças brincando se repetem todos os anos e são embaladas por um refrão que cearense nenhum esquece.

Não acredito que a Casa Pio inventou a menina do “CHEGA A MANTEIGA DERRETE”

É preciso assumir: o jingle, apesar de chato, dá uma nostalgia enorme na gente e lembra dos tempos que o papai e a mamãe ainda pagavam nossos calçados.

4. Colégio J. Oliveira

Quem assistiu essa superprodução da publicidade cearense se assusta até hoje com aquelas trombetas da trilha, mas sabe muito bem qual é o MELHOR SUPLETIVO DO MUNDO: o Colégio J. Oliveira — pelo menos segundo o comercial da instituição, né?

Não sendo suficiente, a escola também se dizia o 1º lugar no Enem de todo o Brasil. É claro que a gente nunca confirmou essas informações. Para mim, era bastante crível, já que os alunos tinham que apertar alguma coisa nessa maquininha antes de adentrar— na minha escola, só tinha a tia da portaria mesmo.

MEU, ISSO É MUITO BLACK MIRROR

Vale dizer que eu nunca conheci uma pessoa que estudasse nesse colégio. Inclusive, se você conhece, entra em contato com a gente. (Insira aqui as trombetas do J. Oliveira.)

5. Vinho São Braz

É impossível não sentir vontade de dançar um forró ao ouvir a música desse comercial. A propaganda é a cara da TV Diário no início dos anos 2010. O comercial foi exibido tantas vezes que você sabe a letra de cor e nem percebeu.

O vídeo mostra o vinho sendo consumido em rolês super familiares, mas na verdade, quem mais compra São Braz são os jovens geradores alencarinos — basta ir na Praça dos Leões, no Dragão do Mar ou andar pelo Benfica em fim de semana para confirmar.

O mais interessante da propaganda é a atuação digna de um Oscar (ou do Troféu Sereia de Ouro) desse casal. Basicamente, a moça resolve testar se a embalagem é mesmo inquebrável e olha o que acontece:

De todo jeito, esse vinho realmente “alegra a festa”, como o jingle diz, mas eles poderiam avisar também do vômito cor de rosa.

6. Eugênio Móveis

Essa não é só um dos principais clássicos como também é um grande mistério da publicidade cearense.

O comercial da Eugênio Móveis passaria despercebido se não fosse pela trilha sonora. A música já é utilizada nas propagandas da loja desde a década de 1990. Tem gente que tem medo do instrumental e outras pessoas acham que parece toque de motel, mas o que todo mundo quer saber é: QUAL É O NOME DO DIACHO DESSA MÚSICA?

No YouTube, usuários clamam pela solução deste enigma

Aqui na redação, reviramos os confins da internet e não descobrimos nada. Apelamos para o Shazam, mas nem o aplicativo soube dizer. Então, fica aqui o nosso apelo DESESPERADO: se você sabe que música é aquela, conta para a gente!

7. Loteria dos Sonhos

Sempre exibido nos intervalos da TV Jangadeiro, o resultado do sorteio da Loteria dos Sonhos já assustou muita gente distraída. Tudo isso por causa da voz esganiçada do personagem 3D que anuncia o comercial.

Você quer, Dream Works?

É impossível não citar a qualidade da animação. O bonequinho utiliza uma MaquiLEC a máquina oficial da Loteria Estadual do Ceará — como uma nave. Vindo do espaço, ele vai parar justamente na Praia de Iracema. De lá, a gente ouve a inconfundível voz de Glériston Oliveira anunciando as sequências sorteadas pela Loteria. Ou seja, um grande roteiro, né?

8. Ponto da Moda

Essa é mais uma propaganda cearense com jingle chiclete e dançante. Quem não sabe cantar essa?

A loja de roupas Ponto da Moda usa a mesma canção em seus comerciais desde os anos 2000. Nessa campanha de 2013, eles convidaram o forrozeiro Wesley Safadão — que ainda ostentava aquele cabelo clássico e era casado com Mileide Mihaile — para cantar vestido com peças da loja.

Looks saídos diretamente do guarda-roupa do seu tio

9. Universal Park

Toda criança já encheu o saco dos pais para ir nesse parque. E o comercial não ajudava. Primeiro, eles mostravam aqueles brinquedos perigosíssimos e instigavam nossa adrenalina.

Ironias à parte, quem nunca quis ir no Samba ou no Hangten?

Mesmo com todas as histórias de supostos acidentes ocorridos no parque, você não se amedrontava, já que eram as ÚLTIMAS SEMANAS, como o narrador frisava. E nem do endereço você esquecia, afinal, era o Magic Kingdom do Nordeste, né?

10. Kukukaya

Toda semana, quando a sexta-feira já se aproximava, você ouvia a voz dele: João Inácio Júnior. O apresentador era o inconfundível anunciador oficial da casa de shows Kukukaya.

As atrações eram sempre conjuntos de música regional e bandas de forró.

Mas o que roubava a cena nos comerciais era a voz de João Inácio, especialmente quando ele dizia seu característico “SÁ-BÁ-DÔ”.

É claro que essa lista não termina por aqui. Sabemos que muitos comerciais icônicos ficaram de fora. Se você se lembra de algum, manda sua sugestão pra gente no nosso Instagram! Quem sabe, pode rolar uma parte 2, né? Enquanto isso, deixamos aqui um teste do Buzzfeed para você descobrir que clássico comercial cearense você é. Queremos saber os resultados!

--

--

William Barros
William Barros

Cearense, repórter na Folha de S.Paulo. Criativo, curioso e interessado em contar boas histórias.