Impulsionando sua carreira com o LinkedIn — Um guia GIRL POWER⚡- Cap. II

“woman holding smartphone and sitting near the table” by rawpixel on Unsplash

Nesta segunda parte, vamos olhar para outras áreas do seu perfil profissional no LinkedIn, como informações de contato, experiência profissional e recomendações.

✉️ Informações de contato

Não seja difícil para as pessoas entrarem em contato com você!

Facilite o contato das pessoas com você, informando seu endereço de e-mail, telefone e link para site e outros perfis em redes, como Behance. Certifique-se de inserir um e-mail que você acesse de forma recorrente, pois isso irá facilitar o contato de recrutadores que se interessarem pelo seu perfil.

Evite: adicionar dados sensíveis, como endereço.

🔗 Criando uma URL personalizada para o seu perfil

Uma URL personalizada irá mudar o endereço do seu perfil, para algo mais fácil de compartilhar e é um ótimo passo para estabelecer sua marca. Para criar o URL, geralmente utilizamos uma combinação do seu primeiro e último nome.

Exemplo: https://www.linkedin.com/in/cynthiazanoni/

Para criar a sua, basta acessar a plataforma, navegar para visualizar o seu perfil e na sequência clicar em “Editar perfil público e URL”.

Screenshot LinkedIn — Visualização de Perfil

Feito isso, você será direcionada para uma nova tela, na qual tem a primeira opção na lateral é Editar a URL. Clique no ícone do lápis ✏️ e digite como deseja que seu nome seja exibido e clique em salvar. Evite: apelidos, caracteres especiais (como ç) e espaços.

Screenshot LinkedIn — Edição de URL de Perfil

Recomendações

Jamais peça ou forneça uma recomendação para quem você não conhece

O LinkedIn considera seu perfil completo quando você tem ao menos 3 recomendações. Essas recomendações são os depoimentos que as pessoas podem escrever sobre seu trabalho. Considere solicitar para clientes, colegas de faculdade e trabalho, parceiros de negócios e outras pessoas que realmente conheçam o que você faz e possam falar sobre resultados de valor que você gerou.

Para pedir uma recomendação, siga os passos:

⇨ Clique em Perfil ⇨ Solicitar Recomendação ⇨ Digite o nome da pessoa que deseja solicitar

⇨ Informe o tipo de contato que você tem/teve com essa pessoa, como Pessoa X, supervisionava você no cargo Y

⇨ Avançar ⇨ Escreva uma mensagem e clique em enviar

Como escrever uma boa recomendação no LinkedIn

Lembre-se de apoiar a jornada profissional de suas amigas e colegas de trabalho e estudos, enviando uma recomendação sobre sua atuação. Essa, é também uma forma de obter mais recomendações 😘

Uma boa recomendação deve começar com uma frase instigante e responder o seguinte:

  • Qual o contato que você tem com a pessoa recomendada?
  • Qual é a habilidade de maior destaque?
  • Qual ou quais foram os resultados de maior impacto?
  • Como é ou foi conviver com essa pessoa? Tente dar um toque pessoal à sua recomendação.

⚠️⚠️ Evite ⚠️⚠️

Não utilize expressões como: “um dos melhores” ou “um dos meus funcionários favoritos”.

💞 Trabalho voluntário

Há alguns anos o LinkedIn realizou uma pesquisa com empregadores e relatou que a experiência de voluntariado pode dar aos candidatos a emprego uma vantagem com os gerentes de contratação. Cerca de 41% dos profissionais pesquisados afirmaram que, ao avaliar candidatos, consideram o trabalho voluntário tão valioso quanto a experiência de trabalho remunerado e 20% dos gerentes de contratação pesquisados tomaram uma decisão de contratação com base na experiência de trabalho voluntário de um candidato.

Mas, por que o voluntariado é tão importante? 🤔

Você é mais do que apenas uma profissional ou “criatura corporativa”, e seu perfil no LinkedIn deve refletir isso. Há causas pelas quais você se importa e apóia depois do expediente? Compartilhe em seu perfil profissional!

O trabalho voluntário pode lhe ajudar a desenvolver novas habilidades, como trabalhar melhor em equipe, liderança, iniciativa e pessoalmente, você terá mais autoconfiança, empatia e solidariedade com colegas. Experiências individuais permitem que você mostre a amplitude do seu trabalho e que possui uma consciência coletiva, algo tão importante para empresas com cultura e missão de inovação.

Na seção Voluntário do seu perfil, você pode adicionar:

  • Experiências voluntárias
  • Organizações e causas que apoia (sem necessariamente trabalhar para elas)

Além disso, o LinkedIn permite que você selecione se deseja doar tempo ou talento para futuras instituições de caridade sem fins lucrativos.

Gostou das dicas? Comece hoje mesmo a melhorar o seu perfil com nossas dicas e se quiser aprender mais, participe de nosso Hacking de Carreira Online.

Autora: Cynthia Zanoni ❤

Não esqueça de compartilhar em sua rede e 👏👏👏👏👏👏

Participe de nossos Meetups // → Conheça nosso portal

Página no Facebook // → Grupo de Facebook

Twitter // → Canal no Youtube

--

--

Womakerscode - Tecnologia, Carreira e Protagonismo
WoMakersCode

O WoMakersCode é um projeto sem fins lucrativos, com o objetivo de apoiar mulheres à tornarem-se protagonistas na tecnologia.