O medo constante do Inglês no trabalho

Laís Duarte

No Brasil, o segundo idioma mais estudado é o Inglês. Os motivos que levam os brasileiros a procurar este idioma são os mais diversos: desde o aperfeiçoamento do já aprendido nas escolas, busca por intercâmbio, mas o principal é a busca incessante de uma colocação e melhor remuneração no mercado de trabalho. Nosso País é o primeiro no ranking considerando o que mais possui escolas de idiomas em nosso território.

No entanto apenas (pasmem) 3% da nossa população fala Inglês fluentemente. Mas como um lugar que tem tantas escolas de idiomas apenas essa diminuta parcela dos habitantes falam Inglês? O problema que acredito ser além de cultural, o mais agravante é a questão do imediatismo existente na nossa personalidade, o famoso “quero tudo pra ontem”.

Infelizmente, com a demanda do mercado de trabalho e a pressão das empresas sempre utilizando mais métricas internacionais, colocando candidatos a frente de negociações, o Inglês ainda é o queridinho de muitos e desta forma os estudantes que buscam essas qualificações sentem a necessidade de ter o idioma na ponta da língua. Ocorre que ao estudar um idioma, promete-se muito, e de fato são colocadas em prática poucas ações, para que o objetivo seja alcançado.

Como estudante da língua a muitos anos sempre encontro minhas próprias barreiras com o idioma, pois este não é algo que está livre de alterações. Assim como todos os anos surgem novas formas de desenvolvimento de plataformas, novidades, frameworks e afins, a língua está em constante mutação. Isso para não falar das variáveis do inglês, como o Black English, ou o Inglês do Ghetto, que vou deixar para uma próxima conversa com vocês. Hoje vou mostrar a vocês algumas práticas que podem te auxiliá-los ao que se refere na utilização do Inglês dentro de uma empresa, desde a sua entrevista de emprego.

Entrevista e Currículo

Primeiro de tudo, mantenha o foco e pense que cada passo deve ser dado no seu ritmo e um de cada vez. Estabeleça uma meta para você, esqueça pressão (apesar dela estar alí, martelando em sua cabeça), finja que ela não existe mesmo. Eu sugiro que assista incansavelmente vídeos de entrevistas onde as empresas utilizam perguntas em Inglês nos processos seletivos.

Faça um resumo das perguntas mais comuns e veja quais as várias respostas que você pode encontrar em cada situação, lembrando sempre de utilizar as suas palavras, e não de terceiros, e se necessário, procurar vocabulário específico de acordo com a sua área de atuação. Sugestão: Treine pronuncia e Tempos Verbais e mesmo se a empresa solicitar um currículo (Resumé) em Inglês, também não se desespere.

Na internet encontramos diversos modelos gratuitos para preenchimento, ou se preferir, utilize um currículo pronto, e verifique quais são os termos que irá utilizar para substituição na outra língua. Não vale traduzir seu endereço e nem nomes de escolas, empresas, instituições, hein? O mais difícil já passou! UFA! E agora, como esta empresa utiliza o Inglês no dia a dia?

Na prática

Sua empresa não utiliza o inglês como língua principal nas comunicações internas, inclusive é BEM brasileira, então por que focam tanto na contratação de profissionais que possuam um nível do intermediário ao avançado? A empresa que trabalha hoje pode ter a maioria de suas transações dentro do território nacional, sim.

Mas você procurou saber se eles possuem um plano de expansão de negócios, no qual será necessário profissional que não só saibam se comunicar, mas que auxiliem na adaptação dos materiais para o Inglês? Sugestão: Ler materiais da sua área de atuação na empresa em Inglês, estude os termos técnicos, faça um caderno de vocabulário com significado, sinônimo e até mesmo a pronuncia desta palavra. Ah, não se esqueça de escrever um exemplo prático de como utilizá-la.

Na prática

Meu trabalho faz uso do Inglês em todas as transações internacionais, manutenções de sistema, comunicações com a matriz por e-mail e telefone, eu consigo tranquilamente fazer isso com o famoso Google Translator: Consegue sim migx. até a hora que aparecer atrás da sua mesa um dos diretores querendo saber sobre os processos de qualidade da empresa. Será que o Translator vai te ajudar? A única coisa que te salva neste cenário é você se desenrolar e ainda com suas dificuldades conseguir ao mínimo se apresentar ao responsável.

Sugestão: Como você se apresentaria para uma pessoa da chefia, em Português mesmo? Pensou? Agora, como que eu faço exatamente a mesma coisa em Inglês? Lembrando que não estou falando de traduzir, mas de uma conversa que deve ser o mais natural possível. Qual seu cargo e função? Quais são suas atribuições no dia a dia? Coloque tudo isso no papel e pratique em frente ao espelho, com os colegas de trabalho (isso, deixa a vergonha de lado), mande áudio para aquela pessoa que você sabe que tem o Inglês impecável.

Na prática

Tenho uma palestra/conferência e sou obrigada a participar: Pense de que forma pode contribuir com a sua empresa participando. Pesquise sobre o assunto, se for algo que sabe que pode ser melhorado, pense em como transmitir essa informação em Inglês, de forma clara e simples. Se não, apenas participe deste evento, faça a maior quantidade de anotações possível (em Inglês, claro), e estude, para que em uma próxima oportunidade possa participar ativamente da discussão.

Sugestão: Duas palavras que vão mudar sua forma de ver o Inglês pelos vídeos engessados que existem: Ted Talks!

Sei que muitas pessoas o conhecem e esses talks hoje são relativamente populares. Mas o mais bacana é sempre achar algo do seu real interesse e ver pessoas reais discorrendo sobre um determinado assunto.

Hoje queria bater um papo com você que está lendo esse texto:

  • Quais destas ações você põe em prática e que sentiu evolução no seu aprendizado do Inglês?
  • Qual outra dica no que diz respeito a utilização e medo do Inglês no trabalho você pode compartilhar conosco?

See you on our next tip! Laís Duarte ❤

Curtiu? Não esqueça de 👏👏👏👏👏👏

Participe de nossos Meetups // → Conheça nosso portal

Página no Facebook // → Grupo de Facebook

Twitter // → Canal no Youtube

--

--

Womakerscode - Tecnologia, Carreira e Protagonismo
WoMakersCode

O WoMakersCode é um projeto sem fins lucrativos, com o objetivo de apoiar mulheres à tornarem-se protagonistas na tecnologia.