Será que estamos sendo inclusivos?

Dani Monteiro DBA
WoMakersCode
Published in
3 min readMay 8, 2018

Objetivo

O objetivo deste post é tentar tornar os eventos mais inclusivos, capturando com a comunidade dicas para que deficientes visuais e auditivos possam participar dos meetups e outros eventos.

Como faremos isso?

Este post possui um formulário com 2 perguntas. As respostas delas darão origem a um novo post, com boas práticas para que façamos palestras cada vez mais inclusivas.

Peço ajuda aos amigos e a todos que lerem este post, para que preencham o formulário compartilhem em suas redes!

Link para o formulário

Sobre a Inclusão…

Quando eu tinha aproximadamente 2 anos de idade minha mãe reparou que eu só atendia o telefone de um lado… Reparou também que as vezes eu parecia dispersa e que não respondia quando me chamavam. Depois de algum tempo e muitos exames, descobriram que eu tinha uma grande perda auditiva no lado esquerdo.

Não escuto de um lado, mas escuto relativamente bem do outro, talvez por isso eu cresci adaptada a minha deficiência. Na escola sentava na frente, sempre do lado que eu escutava; no trabalho aviso para todos não ficarem do lado que eu não escuto; costumo dizer que na mesa do almoço tenho meu lugar cativo, e não tenho problemas em dizer que preciso ficar do lado que eu escuto.

No dia 10 de Março participei do NoSQL BA, e alguns minutos antes da minha palestra o Professor Osvaldo (um dos organizadores do evento) me avisou que havia um deficiente visual no evento.

O meu desafio foi fazer uma palestra sobre modelagem de dados, sem ser dependente das imagens e esquemas que eu havia colocado nos slides.

Fiquei pensando sobre o quanto minha preparação como palestrante foi fraca! Eu que sempre me preocupei com a inclusão social preparei um material não inclusivo para uma palestra.

Sou uma das coordenadoras do .Net-SP, e recentemente anunciamos um meetup que acontecerá no dia 09/05/2018 , em parceria com o woMakersCode.

Por causa deste meetup recebi uma mensagem do João, que é deficiente auditivo e quer participar das palestras. Ele me questionou se haverá no evento um interprete de libras.

Passei os últimos dias em busca de um intérprete que aceitasse ser voluntário… Não consegui.

Neste momento estou em busca de ferramentas que façam a tradução das palestras para texto ou libras (agradeço muito indicações de ferramentas.).

Após o NoSQL BA passei a me preocupar mais em descrever meus slides, mas ainda não sei se isso é o suficiente para incluir deficientes visuais nas minhas palestras.

Como sou deficiente auditiva e fiz alguns anos de acompanhamento com uma fonoaudióloga, e tomo cuidado com a minha dicção… Mesmo sim, vi a gravação de uma palestra e percebi que nem sempre falo claramente. Hora de recomeçar o tratamento!

Sendo muito sincera, estou bem decepcionada comigo… Porque sendo deficiente também e após anos de palestras, aulas e eventos só agora me preocupei com aqueles que não podem me ver ou me ouvir (momento desabafo…)

Enfim… Escrevi este post para que possamos pensar se realmente estamos incluindo a todos em nossos eventos, e também para pedir ajuda aos amigos que possuem alguma deficiência… O que nós palestrantes e organizadores de eventos, podemos fazer para sermos mais inclusivos?

--

--

Dani Monteiro DBA
WoMakersCode

DBA por paixão… Desenvolvedora por curiosidade… Arquiteta de Dados por profissão. Blog: DB4Beginners.com Twitter: @DaniMonteiroDBA Facebook.com/DB4Beginners