Sobre carreira, sororidade e comunidade — uma jornada de life hacking

Na foto há uma xícara de café com um pequeno quadro negro, com uma escrita em giz branco dizendo “Life Hacking”.

No último sábado, 28 de Julho, tivemos dois encontros simultâneos em São Paulo e Porto Alegre, para falar sobre “Currículo, LinkedIn e Storytelling Profissional”. Este encontro faz parte da nossa jornada de Life Hacking, que tem como objetivo levar conteúdo relevante para que todas tornem-se protagonistas de suas vidas pessoal e profissional.

Life o que? Hacking!

Hacks são técnicas para modificar (e melhorar) algo, é um termo bastante comum na tecnologia. Na WoMakersCode, temos os nossos hacks técnicos para ensinar programação e metodologias de trabalho, de acordo com o que acontece na indústria de software e também temos os life hacks, que olham para o crescimento e fortalecimento pessoal, baseado na realidade individual de cada mulher, apoiando-as na jornada de auto conhecimento, reconhecimento e percepção.

Currículo, LinkedIn e Storytelling Profissional

Edição de São Paulo — hospedado pela Universidade São Judas e com liderança de Inaray Sales

Nas duas fotos acima temos as participantes da oficina realizada em São Paulo

Ina é uma profissional com uma trajetória de mais de 18 anos na tecnologia e que é co-fundadora do grupo Unidos Somos Mais, que tem como objetivo a recolocação profissional e empoderar pessoas de suas qualificações e competências.

Confira álbum de fotos em nossa fanpage

Durante o encontro, Ina ministrou uma aula completa sobre currículo, com diversas dicas de como melhorar a performance do perfil profissional no Linkedin, além de dar dicas de como se preparar para entrevistas. Para fechar com chave de ouro, ela proporcionou um momento de troca de experiências, no qual todas as participantes puderam contar um pouco sobre sua história, temores e desafios em busca do seu lugar.

Esse último ponto é bastante importante, pois ainda existem pessoas que acreditam que a baixa presença de mulheres e outros grupos é por “falta de vontade”, sem reconhecer o fato de que nem todas as pessoas tem acesso às mesmas oportunidades e que isso é algo presente em sua realidade desde a formação escolar mais básica. Com certeza este foi um dos momentos mais incríveis do nosso encontro, pois todas puderam perceber que não estão sozinhas, que elas podem se apoiar e que são suficientes para tornarem-se protagonistas e vencer seus desafios. ❤

No link a seguir, você poderá conferir um artigo da Ina, que serve como um guia para você elaborar o seu currículo.

Edição de Porto Alegre— hospedado pela Plataforma Digital do Sicredi (Woop)

Na foto, todas as participantes e palestrantes do encontro realizado em Porto Alegre

Nota mental: Aiin estava com saudades da minha terra ❤

Tivemos um encontro muito legal, com duas palestras práticas e motivadoras de orientação profissional, reunindo desenvolvedoras e também profissionais de Recursos Humanos de algumas empresas da capital, que estavam em busca de capacitação e também ouvir mais sobre abordagens e como humanizar os processos corporativos para buscar a diversidade.

Photo by bruce mars on Unsplash

Quem busca uma nova oportunidade na carreira em Porto Alegre, se liga nestes contatos:

Woop (Sicredi) // 4All

Isobar IWS // CWI

Confira álbum de fotos em nossa fanpage

💬 Linkedin e Currículo — Andreza Rocha

A Andreza fez uma palestra prática, mostrando tudo que é importante preencher no LinkedIn e como elaborar uma redação consistente que mostre tudo que é importante para contar nossa experiência profissional. Ela falou, também, sobre o quanto participar de comunidades de tecnologia e inclusão lhe ajudou a ter um olhar diferenciado em seu trabalho, como Tech Recruiter. E, para quem quiser trabalhar com ela na CWI, basta escrever para work@cwi.com.br

Quem tem vaga é estacionamento. Eu trago oportunidades! — Deza, 2018.

💬 Storytelling Profissional — Evelise Vincensi

Já a Evelise, falou sobre como contar a sua história profissional, de maneira que você possa mostrar suas habilidades técnicas com base no que já fez e principalmente, mostrar quem você é e suas principais características. Um dos aprendizados que levamos desta conversa é que nem todas as habilidades que precisamos em nossas carreiras são obrigatoriamente desenvolvidas em sala de aula ou mesmo nas empresas pelas quais já passamos, mas também através das nossas vivências pessoais, que vão construindo quem somos. Por isso você pode ter muito a entregar, mesmo que não tenha tanta formação ou experiência. O que mais vale é sua atitude perante os desafios!

Configura os slides da Evelise abaixo e o vídeo apresentado neste link.

Uma dificuldade pode te parar ou criar uma grande habilidade. — Eve, 2018.

Nossos agradecimentos:

— Universidade São Judas Tadeu e Woop, por nos receberem em suas casas

— Pessoas incríveis: Inaray Sales, Lucas Coiro, Alana Pereira, Evelise Vincensi, Andreza Rocha e todas as participantes deste hack 😍

Unir, fortalecer e inspirar pessoas é o que nos move ⚡

Redação: Cynthia Zanoni

Curtiu? Não esqueça de 👏👏👏👏👏👏

♥ Doe e ajude a manter o projeto na plataforma apoie-se

Participe de nossos Meetups // → Conheça nosso portal

Página no Facebook // → Grupo de Facebook

Twitter // → Canal no Youtube

--

--

Womakerscode - Tecnologia, Carreira e Protagonismo
WoMakersCode

O WoMakersCode é um projeto sem fins lucrativos, com o objetivo de apoiar mulheres à tornarem-se protagonistas na tecnologia.