E falando em terminal…
Sábado, 16, eu e a Gabi tínhamos um compromisso importante marcado lá em Pinheiros com várias outras minas — Iríamos participar do 1° Lab da Servidora Feminista dado pelas sysadminas do MariaLab.


O que é o projeto:
A servidora é um projeto da comunidade, será mantida e suportada por ela para abrigar sites e serviços feministas e trabalhar para que esses sejam hospedados de forma mais segura possível.
Esse projeto tem a intenção de disseminar o conhecimento sobre sysadmin, a ideia é que mais mulheres conheçam sobre o assunto, já que são raras as que se voltam para essa categoria.
Éramos em cerca de 15 minas aprendendo com a Camilla e a Fernanda do MariaLab sobre pré-requisitos, configuração, portas, segurança e como entender e tratar vulnerabilidades de servidores. Então começamos os trabalhos práticos, separadas em 2 turmas, aprendendo a configurar o Debian, o Apache e o Wordpress em uma máquina virtual por terminal.


O encontro estava previsto para terminar às 19h, porém a sinergia de projetos e o papo estava tão enriquecedor que ficamos uma hora a mais, além de, claro, emendarmos uma pizza com cerveja depois.
O próximo encontro das meninas está previsto pra acontecer até o final de janeiro ou no começo de fevereiro para dar continuidade às tarefas e todas são muito bem vindas para ingressar.
Siga o MariaLab no twitter.