3 razões para fazer bogshoeing na Estônia

Ana Luiza Silveira
Work in Estonia
Published in
6 min readJan 15, 2021

Essa divertida caminhada com sapatos em formato de raquete no pântano estoniano não pode faltar em sua próxima visita ao país

Estes sapatos diferentões são os bogshoes — Foto: Seilde Vabak (Visit Estonia)

As raízes dos estonianos estão na natureza. É dela que eles retiram energia e força. Aqui não existem montanhas altas, mas há muitos pântanos. E também este ditado: “Todos os caminhos da Estônia levam ao pântano”. Para libertar a mente e encontrar a alma, é para lá que muitos estonianos vão — literalmente, para o brejo!

Os pântanos são a paisagem orgânica mais antiga da Estônia. Eles começaram a surgir logo após a Era do Gelo. Isso significa que alguns deles podem ter 10 mil anos de idade! De tanto se refugiarem nesses locais para descansar, os estonianos acabaram criando uma atividade um tanto exótica, mas muito divertida: o bogshoeing. Trata-se de uma caminhada a bordo de bogshoes (ou “sapatos de pântano”) — calçados em forma de raquete que você usa nos pés para andar nas superfícies macias e úmidas. Sem eles, você simplesmente afundaria.

Imaginamos que você esteja se fazendo esta pergunta: “Mas por que fazer uma caminhada… em um pântano?”.

Bem, porque é um lugar onde a paz e a tranquilidade e a natureza intocada ainda prevalecem. Você já parou no meio de uma caminhada e não ouviu… nada? Exatamente. Sem carros, pessoas, sinos e apitos ao seu redor. Ou seja: paz, muita paz.

Se ainda não te convencemos, veja mais três motivos para experimentar essa aventura em sua próxima visita à Estônia:

Pessoas de qualquer idade podem praticar bogshoeing — Foto: Seilde Vabaks (Visit Estonia)

#1. É uma caminhada amiga da natureza

O bogshoeing é algo único na Estônia. Os bogshoes ajudam você a se mover pela superfície do pântano sem danificá-lo. E o melhor: os sapatos são super cômodos, feitos de plástico durável com dentes antiderrapantes presos por baixo. No inverno, esses mesmos calçados ajudam você a andar na neve.

O que torna o bogshoeing especialmente interessante é o fato de que não requer nenhum conhecimento ou habilidade especial. É simples e adequado para pessoas de todas as idades que podem se locomover a pé.

Este é o pântano Hupassaare — Foto: Karl Ander Adami (Visit Estonia)

# 2. Belas paisagens (e algumas surpresas) o ano todo

O outono e o inverno são considerados as melhores épocas para a prática de bogshoeing. No entanto, assim como cada estação é diferente, o bogshoeing também pode oferecer experiências divertidas durante cada época do ano.

  • Venha no inverno e admire lagos pantanosos congelados e descubra pegadas de animais na neve.
  • Venha no verão para procurar amoras silvestres e tomar banho em lagos pantanosos.
  • Venha no outono e desfrute de cores vibrantes e colha cranberries.
Sim, é possível fazer uma pausa para nadar… — Foto: Kristjan Lust (Visit Estonia)
….caminhar sobre os lagos congelados no inverno — Foto: Seilde Vabaks (Visit Estonia)
… e até encontrar cloudberries pelo caminho — Foto: Karl Ander Adami (Visit Estonia)

Ah, e você certamente experimentará algo especial se fizer bogshoeing durante o amanhecer. Nesse horário, a paisagem do brejo adquire uma aura particularmente mágica e encantadora — os lagos ficam fumegantes e milhares de teias de aranha estão cobertas de gotas de orvalho. Assim que o sol nasce, eles desaparecem magicamente. Não, não é um conto de fadas, é totalmente verdade!

As trilhas guiadas costumam ser bem interessantes — Foto: Seilde Vabaks (Visit Estonia)

#3. Você pode fazer sua própria trilha (ou chamar um guia)

Você também pode alugar bogshoes e ir até o brejo por conta própria, mas seria melhor ir com um guia de caminhadas experiente. Ele fornecerá os bogshoes e te levará aos lugares mais emocionantes. Também pode contar ótimas histórias de tempos passados, monstros e lendas do pântano, além de compartilhar conhecimento sobre a flora e a fauna.

Como o ar no pântano é sempre limpo e a água sempre fresca, você não deve se surpreender se o seu guia de caminhadas te oferecer chá com água do pântano. Geralmente, uma fogueira é acesa após algumas horas de caminhada e os participantes recebem uma refeição refrescante. O que poderia ser melhor?

O que você deve ter em mente ao fazer bogshoeing?

• Vista suas roupas normais de caminhada. O mais importante é se sentir bem e confortável. No entanto, se o seu traje favorito inclui jeans, salto ou chinelo, recomendamos que você os deixe para trás. O traje correto é esportivo, em camadas e escolhido de acordo com o clima.

• Você também deve usar ou carregar roupas que o protejam de garoa repentina.

• No verão, é preciso usar um chapéu para se proteger do sol. Um gorro também é necessário durante as caminhadas de inverno; luvas também são recomendadas.

• O melhor calçado são as botas de caminhada. Botas de borracha podem ser uma boa opção em dias chuvosos e úmidos, pois assim seus pés ficarão secos.

• Leve também um par de sapatos leves e meias extras, para que você possa vesti-los no final da caminhada.

• Você também pode usar bastões de trekking para ajudá-lo a manter o equilíbrio e avançar, a fim de garantir a máxima comodidade.

• Se você costuma ter muita fome, leve uma pequena garrafa de água e um lanche, se desejar. Não esqueça de vir com bom humor e trazer sua câmera! :)

• Informe-se sobre as restrições no pântano escolhido;

• Use bogshoes “sem garras” para se mover no pântano durante o tempo sem neve;

• Algumas áreas são protegidas e a entrada precisa de autorização do gestor. Em geral, as restrições acontecem entre o dia de São Jorge até o solstício de verão (de 23 de abril a 24 de junho).

• Ao caminhar no pântano com bogshoes, tente se mover de maneira dispersa para evitar danos ao solo.

  • Na dúvida, participe de um tour.
Há diversos lugares para fazer um lanche, conversar e meditar — Foto: Seilde Vabak (Visit Estonia)

Algumas curiosidades sobre os pântanos da Estônia

· Você até pode beber a água dos pântanos, mas não vai conseguir matar a sede. Apesar de ser pura e potável, essa água não tem minerais ou qualquer outro tipo de nutriente.

· A água nos pântanos é ácida por causa da presença de um musgo chamado esfagno.

· O ambiente ácido e desprovido de oxigênio no solo é capaz de conservar qualquer coisa que esteja no solo: objetos, tanques e até corpos humanos.

· No passado, a população local tinha medo de pântanos. O folclore estoniano tem muitas histórias assustadoras relacionadas ao pântano ou seus fenômenos naturais.

Estes são os melhores locais para fazer bogshoeing:

• No pântano Meenikunno e em Soomaa, no sul da Estônia

• No pântano Lindi, no oeste da Estônia

• No pântano Kakerdaja, na Estônia Central

Quer saber mais? Confira este guia completo sobre os pântanos da Estônia!

Este texto é uma tradução de publicações da Visit Estonia. Tem muita coisa legal lá. :)

--

--