40 coisas interessantes sobre Tartu

Ana Luiza Silveira
Work in Estonia
Published in
10 min readAug 22, 2021

--

A segunda maior cidade da Estônia é um agitado centro cultural, referência em cidades inteligentes, berço de startups unicórnio e muito mais

Tartu e o rio que corta a cidade, o Emajõgi — Foto: Sven Zacek

Tartu tem um apelido interessante: City of Good Thoughts (Cidade dos Bons Pensamentos). Faz sentido. É uma cidade que realmente reflete essa energia. Mesmo tendo passado por períodos turbulentos em sua história, foi capaz de se reconstruir várias vezes e hoje é uma referência internacional em arte, cultura, educação, sustentabilidade e inovação.

Para mostrar a você um pouco mais sobre ela, separamos alguns fatos curiosos e interessantes:

1.Tartu é a segunda maior cidade da Estônia e a mais antiga dos Estados Bálticos: os primeiros registros escritos sobre a cidade são do ano 1030.

2. A cidade passou a se chamar Tartu apenas em 1918. Como ficou sob o controle de vários países ao longo de sua história, teve nomes em diferentes idiomas, como Tarbatu, Dorpat, Dorpt, Dörpt, Derpt e Yuryev.

3. A cidade é o berço da cultura estoniana: foi lá que surgiram os primeiros jornais e sociedades culturais do país, o primeiro teatro nacional (o Vanemuine, aberto em 1870) e o primeiro festival nacional de música da Estônia (em 1869).

A Cidade Velha de Tartu — Foto: Tarmo Haud

4. Devido a sucessivas guerras ocorridas na região, nenhuma outra cidade da Estônia foi tão devastada e queimada quanto Tartu. Pelos próprios estonianos em 1061; pelos alemães em 1224; pela Grande Guerra do Norte em 1708; e por um incêndio em 1775. É por isso que os edifícios da cidade não são tão antigos: a maioria das construções da Cidade Velha foi construída a partir do século 18.

5. Por conta de tantas destruições, no ano de 1710 a população de Tartu era de apenas 21 pessoas — e, durante uma inspeção, apenas quatro casas intactas puderam ser encontradas. Hoje a cidade abriga quase 100 mil habitantes.

6. Além do estoniano, os idiomas mais falados em Tartu são inglês, alemão, russo e finlandês. Diversas instituições de ensino oferecem aulas em inglês e russo.

7. Você pode chegar a Tartu de várias maneiras. De avião, partindo de diversas cidades europeias, como Amsterdam, Bruxelas, Copenhague e Dublin, entre muitas outras. De trem, você chega em duas horas partindo de Tartu. Você também pode pegar um ônibus para lá diretamente do aeroporto de Tallinn.

8. Em Tartu, os custos de vida são mais baixos, a segurança é alta e o ar é mais limpo do que em Tallinn, Helsinque ou Nova York.

Transporte público em Tartu — Foto: Visit Tartu

9. O transporte público em Tartu é barato e organizado, mas como a cidade é pequena e as distâncias raramente ultrapassam 5 km, muitas pessoas preferem caminhar ou usar a bicicleta.

10. Alguns trechos da cidade têm passagem de pedestres inteligente, que avisa quando um veículo ou pedestre se aproxima do cruzamento. Em breve, com a rede 5G, as passagens de pedestres irão se comunicar diretamente com os veículos, e eles irão automaticamente desacelerar.

11. Em Tartu, a rede de transporte público funciona com base na análise de dados, o que permite planejar o tráfego constantemente. Além disso, a cidade tem um portal onde a população pode ver em tempo real o movimento do transporte público, a situação atual do tráfego, quantas estações de carga de carros elétricos estão em uso na cidade e quantas bicicletas urbanas estão disponíveis em vagas de estacionamento.

As bicicletas compartilhadas são amplamente usadas em Tartu — Foto: Mana Kaasik

12. Muitos residentes e visitantes fazem uso compartilhado de bicicletas para se locomover pela cidade. Há 750 bicicletas disponíveis em 69 estacionamentos. Dois terços delas têm motor elétrico, dando potência extra ao pedalar.

13. Boa parte dos veículos da rede de transporte de Tartu usa biogás produzido localmente como combustível.

14. A Universidade de Tartu, fundada em 1632, está entre as 300 melhores universidades do mundo. Os estudantes dessa universidade representam um quarto da população da cidade. A segunda maior universidade da Estônia, a Estonian University of Life Sciences, é uma das top 100 universidades no mundo no campo da Agricultura e Silvicultura.

Observatório da Universidade de Tartu — Foto: Visit Tartu

15. Os alunos são atraídos para a Universidade de Tartu por causa da oportunidade de realizar estudos de nível superior em TI, ciências naturais, relações internacionais e semiótica. Cerca de metade dos estudantes estrangeiros fica na Estônia para trabalhar após a formatura. A universidade também é conhecida por outras atrações, como o observatório, museu de arte, jardim botânico e livraria.

15. A cena cultural da cidade é animada e tem atrações para todos os gostos. Em cada esquina, há salas de concertos, teatros, igrejas, museus e pequenos cafés, além de diversos pubs e restaurantes. Além disso, há uma série de eventos e festivais que acontecem todos os anos.

Há muitos edifícios decorados por artistas de rua — Fotos: Visit Tartu

16. Tartu tem uma forte cultura de street art. Desde enormes murais decorando as laterais de edifícios e museus até pequenos retratos que aparecem nas janelas fechadas de edifícios antigos, há muitas peças divertidas e detalhadas para serem encontradas. Existe até um festival, o Stencibility, para celebrar as obras dos artistas da cidade.

No decorrer do festival, peças magníficas e únicas são criadas como trabalho conjunto entre artistas locais e estrangeiros, há exibições pop-up, excursões de introdução à arte de rua, concursos de fotografia, workshops apresentando diferentes técnicas de arte e muito mais. Há diversos outros tours pela cidade para apresentar a arte de rua, mas também é possível dar uma olhada nela através da série Estonian Stories: Canvas City ou consultando o Mapa da Arte de Rua.

17. Festival é o que não falta. Entre os mais tradicionais, estão o Festival de Teatro da Estônia, também chamado de Draama, o Dia dos Estudantes na primavera e no outono, o Festival de Cinema de Amor de Tartu, o Festival de Comida e Vinho de Tartu e muitos mais. Para não perder nenhum evento, vale consultar agenda cultural da cidade, clicando aqui.

Música eletrônica no Aparaaditehas — Foto: Divulgação

18. O Aparaaditehas é um local cultural que vale a visita. Nos tempos soviéticos, o local era uma fábrica que fazia peças secretas de submarinos, mas, para disfarçar, também produzia guarda-chuvas e zíperes que não funcionavam. Hoje, o Aparaaditehas e as construções no seu entorno reúnem empreendedores criativos e estúdios de artistas e designers. O Aparaat, um dos restaurantes mais badalados da cidade, o mercado de pulgas Muurilill e várias pequenas lojas interessantes também estão localizados na região.

A decoração de Natal na Cidade Velha de Tartu— Foto: Tanel Kindsigo

19. Para celebrar a história, a cultura e as tradições, também acontecem o Dias Hanseáticos,o Dia da Cidade de Tartu e transformação da cidade em Christmas City no Natal.

20. O melhor lugar para conhecer os sabores estonianos é o Tartu Market Hall, um dos símbolos da história, da arquitetura e do comércio da cidade. Lá, você pode encontrar carnes, vegetais, frutas, sucos naturais, cervejas artesanais e uma variada seleção de produtos de agricultores locais.

A escultura “Estudantes se Beijando” — Foto: Mati Karmin

21. Desde o ano de 1998, a fachada da Prefeitura é decorada por uma fonte com a escultura dos Estudantes se Beijando, que se tornou um símbolo de Tartu como cidade estudantil.

22. O Parque Pirogov é o único parque público da Estônia onde é permitido o consumo de bebidas alcoólicas leves. Além de concentrar diversos grupos de estudantes, o parque também é conhecido como um ótimo lugar para conhecer gente e fazer novos amigos.

O tamanho do teto desta adega foi parar no Livro dos Recordes — Foto: Visit Tartu

23. A Adega da Pólvora, no final do parque Pirogov, é conhecida como a cervejaria com o teto mais alto do mundo, com seus 11 metros de altura. Esse recorde está registrado no Guinness Book.

Museu Nacional da Estônia — Foto: Simo Sepp

24. O Museu Nacional da Estônia , localizado em Tartu, é um dos ícones do país e mostra a história, a vida e as tradições do povo estoniano. Há exposições temporárias e outras permanentes, dedicadas à história cultural e à vida cotidiana da Estônia, rastreando desde a Era do Gelo até os tempos atuais. O museu também mostra alguns dos trajes tradicionais de todas as regiões da Estônia e os mais diversos tipos de artesanato.

O Bar Barlova é uma das tradicionais casas de madeira de Tartu — Aleksandr Heifets

25. Os bairros de Karlova e Supilinn são conhecidos como “pequenas cidades de madeira”, já que a maioria das casas antigas é feita desse material. Além disso, há muitas residências coloridas e obras de artistas de rua. Na primavera, os moradores promovem festas de bairro, em uma animada reunião de locais e visitantes.

Você irá encontrar animais como este no Animal Park — Foto: Divulgação

26. Para quem gosta de natureza, não faltam parques, reservas naturais, trilhas para caminhada e pedalada e acampamentos em Tartu. No Animal Park, por exemplo, é possível observar os animais selvagens e a rica fauna local caminhando pelas trilhas naturais do parque. Conheça todas as opções de atividades na natureza de Tartu clicando aqui.

27. Tartu é conhecido como o centro educacional e de pesquisa da Estônia. Além da medicina e da biotecnologia, as áreas de tecnologia da informação e eletrônica também estão muito bem desenvolvidas em Tartu, reunindo uma série de empresas de sucesso e muitas startups.

sTARTUp Day — Foto: Divulgação

28. O maior festival de negócios do Báltico, o sTARTUp Day, é realizado em Tartu. O evento reúne empreendedores e investidores de todo o mundo.

29. Tartu foi a primeira cidade do mundo a lançar o pagamento de estacionamento via aplicativo móvel, no ano 2000.

30. O Centro de Genoma da Universidade de Tartu criou um banco de dados de dados de saúde e genes e árvores genealógicas da Estônia, ou seja, um biobanco de base populacional, que inclui dados de aproximadamente 5% da população adulta da Estônia. O objetivo é implementar os resultados do trabalho científico na vida cotidiana, a fim de introduzir os princípios da medicina pessoal na Estônia.

31. O setor de TI e eletrônicos em Tartu é representado por empresas líderes e muitas startups. O ambiente favorável às inovações em TI permitiu que grandes empresas, como a Microsoft e o Skype, abrissem centros de desenvolvimento em Tartu.

32. O ecossistema não é apoiado apenas por empresas, mas também por várias instituições tecnológicas, como The Software Technology and Applications Competence Center, The Buildit Accelerator, Garage 48 HUB Tartu, Tartu Science Park e o Smart City Lab Cluster.

O AHHAA Science Center visto de cima — Foto: Visit Estonia

33. Tartu abriga o maior centro de ciências da Estônia e dos Estados Bálticos, o AHHAA. Ele foi criado especialmente para popularizar a ciência e estimular as pessoas, principalmente crianças e jovens, a perceber os aspectos científicos do seu dia a dia. A programação é bem divertida, veja aqui.

34. Tartu será a Capital Europeia da Cultura 2024. O ano será repleto de diversão e eventos que mostrarão o melhor de seu patrimônio histórico e cultural. Veja mais detalhes aqui.

35. Nas últimas duas décadas, Tartu se concentrou na digitalização de seus serviços públicos. A Câmara Municipal, por exemplo, não usa papel desde 2003 e toda a documentação é eletrônica.

Veja neste vídeo as iniciativas de Tartu no SmartEnCity

36. Tartu participa do SmartEnCity, um projeto da União Europeia para transformar as cidades em ambientes urbanos sustentáveis, inteligentes e eficientes em termos de recursos. Uma das iniciativas foi a transformação de 18 blocos de apartamentos do período soviético em edifícios de energia quase zero. O uso de energia é monitorado e há energia solar nos telhados. O nível de gás carbônico é monitorado continuamente e a intensidade da ventilação é ajustada em conformidade com o nível desse gás.

37. Em Tartu, há um sistema de ar condicionado remoto que usa a água do rio Emajõgi, que cruza a cidade, para esfriar o ar. Em comparação com a tecnologia típica, esse sistema economia até 70% nas emissões de gases de efeito estufa.

38. A Playtech, maior fornecedora mundial de software de jogos online, foi fundada em Tartu. A empresa é hoje avaliada em mais de 1 bilhão de dólares e é uma das sete startups unicórnio da Estônia.

De museus a esportes radicais, há inúmeras atividades para crianças — Foto: Vudila Playland

39. Tartu é uma cidade perfeita para crianças. Há diversas atrações para elas, como o Museu da Era do Gelo, o Museu dos Brinquedos, o parque aquático Vudila, o Museu da Aviação, inúmeros parques de aventura, um parque inteiramente dedicado a esportes radicais, e a divertida Upside Down House, uma casa virada de cabeça para baixo.

O Rio Emajõgi é bastante frequentado no verão — Foto: Ragnar Vutt

40. Tartu também tem praias. Na Anne Canal Beach , localizada na margem esquerda do rio Emajõgi, há uma parte separada da praia destinada às crianças, com balanços, escadas e um slide, além de uma área de natação exclusiva. A praia também tem quadras de jogos, parede de escalada, restaurantes e até uma biblioteca. Já a praia do Lago Verevi tem águas quentes, torre de mergulho e quadras esportivas. No inverno, é possível descer de trenó pelas encostas da beira do lago ou patinar no gelo. O próprio rio Emajõgi é ponto de encontro de turistas e locais que desejam tomar sol ou fazer passeios de barco.

--

--