70 coisas que (provavelmente) você não sabia sobre a Estônia

Ana Luiza Silveira
Work in Estonia
Published in
12 min readNov 20, 2020

De castelos medievais a ursos passeando pela capital, o país é um celeiro de coisas interessantes — e, em muitos casos, inovadoras

Sim, na Estônia também tem praia :-) — Foto: Viktor Jakovlev

A Estônia é um país que fica na costa do Mar Báltico e faz fronteira com o golfo da Finlândia, a Rússia e a Letônia. Se você olhar no mapa, vai notar que é um país bem pequeno: é o 132º menor país do mundo em extensão territorial e tem apenas 1,3 milhão de habitantes.

Mas tamanho não é documento, e a Estônia não tem nada de tímida. Pelo contrário, a vida aqui é bem movimentada, a sociedade é totalmente digital e as pessoas são bem criativas. Se você está pensando em viajar para cá nas férias ou morar na Estônia, separamos algumas curiosidades que podem tornar sua experiência ainda mais interessante.

1. Os estonianos são o terceiro povo mais alto do mundo, com uma altura média de 1,69 m para as mulheres e 1,80 m para os homens.

2. A Estônia tem o maior número de supermodelos per capita. São 74 modelos profissionais por cada milhão de pessoas.

3. Na Estônia moderna, é possível fazer praticamente qualquer coisa online — pagar estacionamento, fazer negócios, declarar seus impostos, votar e (quase) tudo mais.

4. Tanta tecnologia fez o país se tornar o terceiro com mais startups per capita na Europa. São 31 startups para cada 100 mil habitantes.

5. Ah, e você consegue se conectar à rede 4G estoniana até no meio da floresta.

6. As mulheres estonianas tinham o direito de votar já em 1917. No Brasil, as mulheres só conquistaram o direito ao voto em 1932.

Os estonianos reúnem a família e os amigos na sauna — Foto: Tõnu Runnel

7. Os estonianos adoram sauna e construíram a primeira do país em 1310. Eles acreditam que faz parte de um importante ritual de saúde, uma maneira de se manter limpo ou uma cura para a ressaca. Além disso, as sessões de sauna são um programa social: além de ajudar a relaxar, são uma forma de passar tempo com a família e amigos e se aquecer de muito frio no inverno.

8. Ainda falando em sauna: atualmente, a cidade de Otepää, na Estônia, hospeda a maior maratona de sauna da Europa. E a tradição da sauna a vapor Võru está na lista do Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade da UNESCO.

9. O compositor vivo mais executado do mundo, Arvo Pärt, é um estoniano.

10. E um dos maiores ídolos estonianos foi Paul Keres, um grande mestre do xadrez dos anos 1930 até meados dos anos 1960. Um número impressionante de 100 mil pessoas compareceu a seu funeral em 1975, quase 10% da população.

11. Antes de adotar o euro em 2011, a moeda estoniana era a coroa. Mas, ainda mais interessante, é que a coroa foi a moeda oficial da Estônia em dois períodos da história: 1928–1940 e 1992–2011. Entre esses dois períodos, foi adotado o rublo soviético.

12. Os estonianos são campeões mundiais em carregamento de esposas, um esporte internacional com uma categoria no Guinness Book of Records. Já são 11 títulos. O objetivo é passar por uma pista cheia de obstáculos, no menor tempo possível, carregando uma companheira. Aliás, os estonianos criaram um estilo próprio de carregar esposa, o “Estonian carry”: nele, a esposa fica de cabeça para baixo, com as pernas agarradas aos ombros do marido, segurando em sua cintura. Segundo os competidores, é o método mais eficiente.

13. A Estônia ocupa o terceiro lugar no maior número de startups per capita na Europa.

14. A capital da Estônia, Tallinn, foi o lar da primeira árvore de Natal exibida publicamente em 1441.

15. Entre os quase 200 países do mundo, a Estônia ocupa o segundo lugar em alfabetização de adultos (depois da Letônia), com uma taxa de 99,8%.

16. A Estônia tem mais mulheres do que homens — para cada 100 mulheres, há 84 homens.

17. Embora a Estônia seja considerada um dos países bálticos, o país não tem nenhuma relação cultural ou linguística com a Letônia e a Lituânia — sua cultura e língua estão, em vez disso, intimamente relacionadas às da Finlândia.

18. A Estônia é um dos países menos religiosos do mundo, com apenas 16% da população afirmando que a religião tem alguma importância em suas vidas. Ao mesmo tempo, 69% acreditam que as árvores têm alma.

19. O Skype foi inventado na Estônia por desenvolvedores estonianos, embora a empresa fosse propriedade de suecos. E vários outros programadores estonianos estiveram por trás da criação de diversas grandes marcas digitais, como o Hotmail e a Transferwise;

20. O país foi permanentemente invadido de fora desde o século 13 e durante a maior parte da história do país, os estonianos estiveram sob soberania estrangeira (dinamarqueses, alemães, poloneses, suecos e russos).

Old Town, em Tallinn

21. Tallinn é uma das cidades medievais mais bem preservadas da Europa. Em 1997, a Old Town de Tallinn passou a ser considerada Patrimônio Mundial da UNESCO.

22. A bandeira nacional da Estônia, a azul, preto e branco tricolor, representa o céu, o solo e a busca dos estonianos pela luz e felicidade.

23. A culinária da Estônia é uma mistura das culinárias alemã, russa e escandinava.

24. Os estonianos, assim como os mexicanos, colocam creme azedo (sour cream) em quase tudo.

25. No Natal, os estonianos comem algo chamado verivorstid, ou “linguiça de sangue”, uma mistura de porco, cevada, sangue animal e especiarias.

26. Como uma nação em grande parte não religiosa, os estonianos se divorciam de 50% de seus casamentos. Pela relação divórcio-casamento, a Estônia é o 12º no mundo.

27. Tallinn pode ser considerada uma cidade olímpica desde 1980. Quando os Jogos Olímpicos de verão aconteceram em Moscou, a regata olímpica foi realizada em Tallinn.

28. A Estônia fica tão perto do Círculo Ártico que seu dia mais curto tem apenas seis horas de duração — e isso acontece por volta do Natal. Seu dia mais longo, por outro lado, tem 18 horas e 40 minutos de duração — e ocorre em torno do solstício de verão, em junho.

29. Os estonianos têm a licença-maternidade paga mais longa na OCDE — 435 dias.

30. Pode nevar na Estônia em junho, no meio do verão. A última vez que isso aconteceu foi em 2014.

Kiiking — Foto: Andri Peetso

31. Os estonianos inventaram seu próprio esporte — o kiiking. Envolve um balanço com seus braços feitos de aço para permitir que uma pessoa oscile 360 ​​graus, passando sobre o fulcro da asa. A pessoa capaz de balançar o fulcro com os braços oscilantes mais longos é a vencedora.

32. A Estônia foi o primeiro país a estabelecer a votação online em 2005. Aqui nós contamos mais sobre o i-Voting.

33. Fomos o primeiro país do mundo a estabelecer a e-Residency, um programa que permite que cidadãos não estonianos e não europeus tenham acesso à sociedade eletrônica estoniana. Em essa residência eletrônica, eles podem, por exemplo, abrir uma empresa na Estônia e, com ela, ter acesso a serviços bancários, processamento de pagamentos e outros benefícios comerciais da Estônia — e, portanto, da União Europeia.

34. A Estônia é uma nação espacial. O país realizou sua primeira missão espacial em 2013, quando um minúsculo satélite de apenas um quilo, chamado ESTCube-1, foi lançado para orbitar a Terra a partir do local de lançamento da Agência Espacial Europeia na Guiana Francesa. O ESTCube viajou 680 quilômetros (423 milhas) da Terra, onde testou a tecnologia da vela solar, que os cientistas acreditam que pode permitir que os viajantes espaciais um dia se movam mais rápido e em distâncias maiores.

35. A primeira refeição consumida no espaço foi preparada na Estônia. Uma fábrica em Põltsamaa tornou-se fornecedora do programa espacial soviético em 1962 e começou a embalar alimentos prontos em tubos de estanho, o único meio disponível na época.

Já imaginou jogar damas embaixo d´água? — Foto: Facebook Guinness World Records

36 O primeiro torneio de damas subaquático do mundo foi realizado em janeiro de 2011 em Valtu, perto da cidade estoniana de Rapla. Sim, o jogo de tabuleiro. O evento contou com a presença de 52 mergulhadores da Estônia e entrou no Livro de Guinness de Recordes.

37. Paiste, o terceiro maior fabricante mundial de pratos, gongos e percussão de metal, foi fundada em 1906 pelo músico estoniano Michail Toomas Paiste. O equipamento de Paiste foi usado por lendas do rock como Roger Taylor, Phil Collins, Charlie Watts, Keith Moon, Mick Fleetwood, Jeff Porcaro, Larry Mullen e Nick Mason.

38. No Japão, há um personagem de mangá chamado Estônia. Estônia é um personagem coadjuvante na série Hetalia: Axis Powers, ​​e é um garoto com óculos quadrados e rosto estreito, cabelos loiros escuros e olhos azuis. Ele é retratado como uma pessoa de boas maneiras, enérgica e com um bom comportamento. Ele é especialista em tecnologia da informação e economia e parece ter boas relações com a maioria das outras nações (outros personagens).

39. Neil Tennant, o cantor dos Pet Shop Boys, se inspirou para escrever uma música chamada Between Two Islands após uma visita à Estônia. A letra da música menciona a “Ilha dos Amantes” e a “Ilha das Prostitutas”. No verão de 2000, Tennant estava hospedado em um pequeno resort de luxo na ilha de Muhu, quando seu anfitrião organizou uma viagem de barco para outra ilha próxima. Mas uma tempestade repentina e forte forçou o grupo a abandonar a excursão no meio do caminho e retornar à segurança do resort; esta experiência angustiante inspirou Tennant a escrever a música.

40. Os estonianos têm uma das maiores coleções de canções folclóricas do mundo, com registros escritos de cerca de 133 mil delas.

41. O primeiro filme de animação 3D do mundo, The Souvenir, dirigido por Elbert Tuganov, foi produzido pelo estúdio estoniano Nukufilm, o maior e mais antigo estúdio de cinema stop-motion do Norte da Europa.

Marzipan — Foto: Estonian World

42. O marzipan é um dos doces mais antigos feitos na Estônia, usado pela primeira vez como medicamento porque se pensava que tinha propriedades curativas. Era, inclusive, vendido em farmácias. A tradição de pintura de marzipan atravessou os séculos, e hoje ainda existem seis pintores desse doce na Estônia, e eles são considerados alguns dos últimos pintores profissionais de marzipan na Europa.

43. Além da sauna, os estonianos também adoram spa. O primeiro da Estônia, oferecendo tratamentos com lama, foi fundado em Kuressaare, em 1840. Atualmente há um spa para cada dez residentes na cidade, considerada a cidade com mais spas por metros quadrados do mundo — há 1.200 camas de spa para 15 mil habitantes.

44. Louis Kahn, um dos arquitetos mais influentes do século 20, nasceu na cidade de Pärnu. Ele passou sua infância na ilha de Saaremaa, antes de sua família emigrar para os Estados Unidos.

Ice Age Museum — Foto: Aron Urb

45. A Estônia tem o maior número de museus por pessoa no mundo, um museu para cada 5.300 estonianos. Em média, os estonianos visitam um museu duas vezes por ano.

46. A Estônia não é apenas o lar de estonianos. Os outros grandes grupos étnicos são russos (25%), ucranianos (2%), bielorrussos (1%) e finlandeses (1%) e o país está cada vez mais diversificado, atraindo pessoas de todo o mundo. De acordo com o censo de 2011, a Estônia é o lar de 180 grupos étnicos.

47. A Estônia é o maior exportador europeu de casas de madeira.

48. A Câmara Municipal de Tallinn é a única prefeitura gótica preservada do Norte da Europa.

49. Por falar nisso, muitos pequenos produtores entraram no mercado com cervejas artesanais nos últimos anos — e agora existem 2.081 cervejas diferentes produzidas no país.

50. De acordo com uma lenda, Odin, o deus supremo dos antigos escandinavos, está enterrado na ilha estoniana de Osmussaar. O nome sueco da ilha, Odensholm, deriva da palavra Odin.

51. O primeiro telescópio refrator moderno do mundo está no Observatório de Tartu. O telescópio foi fabricado em 1824 e durante década foi o maior e melhor do mundo em seu tipo. Foi usado por cem anos.

52. Mais de 50 mil estonianos, compreendendo cerca de 5% da população, têm um mapa genético pessoal, fornecendo dicas sobre os riscos de doenças hereditárias, além de muitas outras doenças.

Os álbuns “Use Your Illusion” I e II, da banda Guns N´Roses — Foto: Rolling Stone

53. As capas dos álbuns de enorme sucesso do Guns N ’Roses, Use Your Illusion I e II, foram projetadas por Mark Kostabi, um artista e compositor estoniano-americano.

54. Linnahall, uma antiga sala de concertos e eventos em Tallinn, está supostamente entre as estruturas do mundo que são visíveis do espaço. Os fãs do edifício abandonado o comparam aos antigos Zigurates da Babilônia e à Pirâmide do Sol mexicana.

55. A Estônia tem a segunda internet mais livre do mundo.

56. Quando os estonianos expressam que algo é bom, eles usam a palavra “normal”.

57. A cidade de Tartu foi aceita na Rede de Cidades Criativas da UNESCO e recebeu o título internacional de Cidade da Literatura no final de 2015. Além disso, a cidade foi eleita a Capital Europeia da Cultura 2024.

58. Em 2018, Tallinn foi nomeada pelo Lonely Planet como destino número um com melhor custo-benefício para visitar.

59. Como a Estônia está localizada na costa oriental do Mar Báltico, você pode voar, velejar ou dirigir para cá de qualquer lugar da Europa.

60. 99% dos serviços do Governo estoniano são oferecidos online. Atualmente são cerca de 600 serviços para os cidadãos e 2.400 para empresas.

61. A média de tempo para declarar o imposto de renda é de três minutos e, para criar uma nova empresa, 18 minutos.

62. Muitos estonianos dificilmente usam dinheiro ‘físico’, e muitas das transações bancárias são feitas online.

63. A Estônia declarou o acesso à internet um direito humano;

64. A população possui um cartão de identificação eletrônico (ID Card), que atua como um passaporte online. Ele possibilita autenticar a identidade, fornecer uma assinatura digital, receber prescrições digitais do médico e votar online nas eleições, entre outros serviços.

65. A Estônia tem a melhor educação básica da Europa. De acordo com os resultados do estudo PISA de 2018, os jovens de 15 anos da Estônia estão em primeiro lugar em matemática, ciências e leitura na Europa. Comparados ao resto do mundo, os estudantes estonianos estão em 8º lugar em matemática, 4º lugar em ciências e 5º lugar em leitura.

Este é o Tram, transporte que circula em Tallinn — Foto: Kajar Kattai

66. Tallinn foi a primeira capital europeia com transporte público gratuito.

67. O ar da Estônia foi classificado pela OMS (Organização Mundial de Saúde) como um dos mais limpos do mundo — junto com países como Islândia e Finlândia. E uma das coisas que contribuem para isso é o fato de que a Estônia é um dos países mais verdes da Europa, com 50% de sua área cobertos por florestas. Hoje, a Estônia é o 6º país com maior faixa de floresta da Europa.

68. Vai mais uma informação sobre natureza? A Estônia tem nada menos 1.521 ilhas, 1 mil lagos e 7 mil rios. E tem mais: o país tem o maior número de crateras de meteoritos por quilômetro quadrado do mundo. Uma delas é Kaali, em Saarema. Essa cratera é uma lembrança do último meteorito gigante a atingir uma área povoada por pessoas — e caiu aqui na Terra há 4 mil anos, com a força de uma bomba nuclear.

69. O Festival da Canção, realizado a cada cinco anos em Tallinn, é famoso pelo maior número de cantores de coral reunidos no palco ao mesmo tempo. Ao todo, 34 mil pessoas comparecem para cantar, até 18 mil pessoas podem estar no palco ao mesmo tempo e mais de 200 mil pessoas comparecem ao evento.

70. Somos o país com a maior comunidade de ursos marrons da Europa. Sim, há mais de 700 ursos soltos pelo país. Já saiu até notícia na imprensa sobre uma “visita” de alguns deles à capital, Tallinn. Já imaginou?

**

Fontes:

Brasileiras pelo Mundo

Estonian World

Tere Tallinn

Work in Estonia

É claro que a Estônia tem muito mais a oferecer. Vem ver o site da Visit Estonia!

--

--