Morar na Estônia: saiba como encontrar uma casa

Ana Luiza Silveira
Work in Estonia
Published in
6 min readFeb 4, 2021

Praticamente todos os serviços para aluguel e compra de imóveis estão disponíveis online, o que torna sua busca ainda mais fácil

Se você decidiu ler este post, provavelmente se encontra em uma destas duas situações: está curioso sobre a moradia na Estônia ou acaba de conseguir um trabalho no país e precisa descobrir como encontrar uma casa.

Bem, como estamos em plena pandemia de Covid-19, a entrada de brasileiros na Estônia está restrita a residentes e pessoas com contrato de trabalho em uma empresa do país. Portanto, neste momento, é preciso primeiro conseguir um emprego para viver na Estônia.

Ainda não tem um emprego na Estônia? Confira mais de 400 vagas disponíveis em nosso site:

Você é da área de TI? Temos várias dicas de como buscar trabalho na Estônia:

Encontrar um lugar para morar na Estônia não é tão difícil quanto parece. Você pode, inclusive, começar a escolher seu imóvel muito antes de desembarcar aqui. Algumas imobiliárias, por exemplo, enviam vídeos dos imóveis para você avaliar. E algumas empresas estonianas, ao contratar novos colaboradores, dão todo o suporte para ajudar nesta busca.

Então, se você está se candidatando a vagas de emprego na Estônia e quer saber como alugar uma casa, siga estes passos:

Como alugar uma casa na Estônia

O melhor lugar para começar a pesquisar são os sites imobiliários KV.ee, city24.ee, kuldnebors.ee e 1home.eu. Todos estão disponíveis em inglês e apresentam propriedades para aluguel e compra. Se estiver em dúvida, há uma lista de imobiliárias confiáveis no site da Associação Estoniana de Empresas Imobiliárias.

Há também alguns grupos de Facebook muito úteis: este é para conectar locadores privados com inquilinos sem envolver nenhuma agência (uma opção mais barata e descomplicada) e este, onde você pode encontrar todos os tipos de lugares para alugar. Você também pode usar os serviços de agências imobiliárias, como Pindi, RE Kinnisvara, Uusmaa e Domus. Ao comprar e alugar, você também pode usar os serviços de inspeção residencial para garantir uma decisão melhor.

Aqui você encontra mais informações sobre como alugar uma casa na Estônia.

Imobiliárias e grupos de Facebook são bons aliados na busca por uma casa na Estônia — Foto: Thought Catalog

O que fazer antes de assinar o contrato

  • Ao visitar uma propriedade, não tenha medo de fazer algumas perguntas sobre as condições de vida a seus futuros vizinhos.
  • Pergunte se o prédio tem uma cooperativa de apartamentos ativa e engajada (“korteriühistu” em estoniano).
  • Ah! Investigue a escala das despesas com aquecimento no inverno! Basta pedir para ver as contas de serviços públicos do inverno passado. E tente não parecer chocado.
  • Você também pode verificar um exemplo de contrato de aluguel residencial, caso precise, preparado pela Expat Legal Estonia.

O que você precisa saber sobre aluguel de imóvel na Estônia

  • Quando você encontrar o apartamento ou casa ideal, consulte um corretor imobiliário para entender o contrato de locação em detalhes antes de assiná-lo.
  • A locação pode ser celebrada por prazo determinado ou indeterminado. Você pode negociar livremente o período de locação com o proprietário. Em geral, é preciso pagar um depósito caução que equivale ao período de um a três meses de aluguel. Assim como acontece no Brasil, você receberá o depósito de volta quando se mudar.
  • Na maioria dos casos, o pagamento do aluguel acontece no início de cada mês. É possível que o proprietário peça um pagamento adiantado quando você assinar o contrato.
  • Às vezes, alguns serviços públicos estão inclusos no preço do aluguel, mas na maioria dos casos você precisará pagá-los separadamente.
  • Os serviços públicos representam uma parte considerável das despesas relacionadas à habitação. Em um apartamento de dois ambientes (um quarto), as despesas podem facilmente rondar os 80 euros no verão e 180 euros no inverno. Sempre peça para ver as contas de serviços públicos anteriores para os meses de verão e inverno.

Impostos e taxas no aluguel

  • Se você estiver alugando de uma imobiliária, o imposto sobre valor agregado (IVA; imposto sobre vendas) pode ser adicionado aos pagamentos do aluguel.
  • Os impostos relativos ao imóvel costumam ser pagos pelo proprietário.
  • As taxas da imobiliária geralmente equivalem a um mês de aluguel e são pagas pelo locatário, a menos que isso seja acordado de outra forma.

Compra

Comprar um imóvel na Estônia é um processo simples e relativamente rápido. Os não residentes e as empresas estrangeiras estão autorizados a comprar propriedades na Estônia, nas mesmas condições que os residentes — em geral, não há restrições para pessoas que vêm de fora da União Europeia.

Em primeiro lugar, um contrato de compra e venda deve ser celebrado em um cartório. Se você não sabe onde achar um cartório, consulte a Câmara dos Notários para obter uma lista dos notários disponíveis para te ajudar.

Durante esse processo, é cobrado um depósito de compra de 10%.

Para transferir a propriedade da propriedade e tornar o título legalmente válido, você deve apresentar um pedido autenticado no Registro de Imóveis. Esse processo leva cerca de 65 dias.

Registrando seu local de residência

Ao chegar à Estônia, você também deve registrar seu local de residência no escritório de serviço do governo local. Se você for cidadão da União Europeia, deve fazer esse registro em até três meses após a sua chegada; se não for cidadão europeu, o prazo é de 30 dias após o recebimento da sua autorização de residência.

Ah, importante: mesmo que, como inquilino, você tenha o direito de registrar o novo imóvel como seu local de residência, é melhor confirmar isso com o proprietário com antecedência.

Edifícios no Centro de Tallinn — Foto: Kevin Lehtla

Algumas curiosidades sobre moradia na Estônia

Para finalizar, queremos dar duas dicas que podem ser muito úteis para você se localizar nos primeiros dias na Estônia:

  • Aqui, a numeração das casas e edifícios começa na no final da rua que está mais próxima do Centro da Cidade.
  • Diferentemente do Brasil, na Estônia o térreo dos edifícios já conta como primeiro andar. Subindo, você já estará no segundo andar, e assim por diante. Então, o que para nós costuma ser, por exemplo, o quarto andar já é o quinto andar para os estonianos.

**

Quer saber mais sobre morar na Estônia?

Conheça a história de João e Fabiano, profissionais de TI que vieram trabalhar na Estônia e contaram um pouco sobre sua adaptação ao país:

Veja também a história da Gabriela, que escolheu a Estônia para dar uma educação melhor ao filho:

E a história da Marcela, que mudou de carreira na Estônia e hoje é dona de um negócio bem-sucedido de comidas brasileiras:

Conheça a International House of Estonia:

E faça este passeio de drone pela capital do país, Tallinn!

--

--