Estônia lança escola de programação gratuita
Para participar, não é preciso ter conhecimentos nem experiência prévia — as aulas começam em 2021
Para ajudar a reduzir a demanda crescente por desenvolvedores de software na Estônia, os fundadores da Transferwise, Bolt e vários outros empresários decidiram lançar, na cidade de Jõhvi, a Jõhvi Coding School — uma escola de programação com ensino gratuito e capacidade para 200 alunos. As aulas começam em setembro de 2021.
São dois anos de curso intensivo, com currículo baseado nas necessidades do mercado e foco em bancos de dados, redes, aplicativos de software, interfaces e design de experiência do usuário. Todo o aprendizado será feito por meio da plataforma 01Edu, que tem sido usada na França, Finlândia e Vale do Silício. Cada aluno pode aprender em seu próprio ritmo e escolher entre quatro especializações.
As inscrições estarão abertas nos meses de abril e maio. Para participar, é preciso ter mais de 18 anos e ensino básico completo. Não é necessário ter conhecimentos prévios em programação, nem experiência anterior. O processo seletivo acontecerá a partir de junho, por meio de uma série de testes cognitivos.
Além de financiamento do Governo da Estônia, a escola tem apoio de diversas empresas e organizações, como TransferWise, SEB, LHV, Superangel, Bolt, Astrec Data, Pipedrive, Estonian Founders ’ Society, Good Deed Education Foundation e Startup Estonia. Doadores privados também contribuíram com mais de € 700 mil para a inauguração.