Estudar na Estônia: um guia básico para começar

Ana Luiza Silveira
Work in Estonia
Published in
7 min readFeb 4, 2021

Confira nossas dicas sobre a educação na Estônia e as melhores instituições de ensino para você e sua família — da pré-escola à universidade

A Estônia é um dos países com os melhores níveis de educação do mundo — (Foto: Eliabe Costa)

Você sabia que a educação na Estônia é considerada uma das melhores do mundo? Um dos índices que medem a qualidade do ensino é o PISA, um estudo promovido pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) que mede as habilidades em leitura, matemática e ciência dos jovens de 15 anos em todo o mundo. Em sua última edição, em 2018, o PISA revelou que os jovens estonianos estão em quinto lugar em leitura, oitavo em matemática e quarto em ciências, com pontuações que superaram a média de centenas de países.

Além disso, a Estônia vem realizando uma verdadeira revolução digital educacional, implementando as tecnologias mais modernas na aprendizagem, garantindo conexão à internet em todas as escolas, treinando professores para a realidade digital e oferecendo oportunidades para aprender programação, robótica e outras tecnologias desde cedo — 90% das escolas da Estônia oferecem aulas de TI e 60% dos jardins de infância oferecem atividades nessa área.

Se você tem filhos e está pensando dar uma educação melhor para eles, a Estônia é um ótimo lugar. E, se pretende avançar na sua própria educação, também.

Como funciona a educação na Estônia?

  • Na Estônia, todas as crianças têm garantida uma vaga na escola pública da sua área de residência. Ao se inscrever em algumas escolas mais populares, testes adicionais podem ser necessários. Para se inscrever em uma escola particular na Estônia, você deve preencher um formulário e entrar em contato diretamente com a escola.
  • Se o seu filho frequenta uma escola estoniana e pelo menos dez crianças lá têm a mesma língua nativa, eles têm direito a duas aulas na sua língua nativa por semana.
  • O ano letivo na Estônia começa em 1º de setembro e dura 135 dias letivos, com quatro intervalos de descanso entre eles: Férias de Natal (25/12 a 05/01); Férias de Primavera (24/02 a 01/03), Férias de Páscoa (20 a 26/04) e as Férias de Verão, que são mais longas (05/06 a 31/08).
  • Como tudo no país, grande parte do sistema escolar também migrou para o online. O e-School é um ambiente de comunicação escola-casa baseado na web e o sistema SAIS, um banco de dados de ensino superior com os resultados dos exames dos alunos.
  • Embora haja opções disponíveis para as crianças aprenderem inglês, seus filhos terão que aprender estoniano para aproveitar ao máximo o sistema educacional.
  • A criança só pode ir para uma pré-escola pública na sua área; portanto, para solicitar uma vaga, o endereço da sua família precisa ser registrado. Se seu filho não pode ir para uma escola pública e precisa se matricular em uma internacional por causa da barreira do idioma, você pode se qualificar para benefícios do governo local.
  • A educação na Estônia é fortemente voltada para o desenvolvimento de habilidades digitais. Os professores são treinados constantemente e os alunos começam a ter contato com a tecnologia desde a pré-escola.

Veja aqui tudo o que você precisa saber sobre a educação na Estônia:

As pré-escolas públicas na Estônia geralmente são gratuitas — (Foto: Christopher Ryan)

1. Educação Pré-Escolar

A partir dos 18 meses

Na Estônia, as crianças costumam ficar em casa até os 18 meses de idade. Durante esse tempo, as famílias recebem o benefício parental e um dos pais pode ficar em casa. Mas, se você quiser, seu filho pode ficar em casa até o início da escolaridade obrigatória, aos sete anos.

Até os três anos, as crianças frequentam creches; depois, vão para o jardim de infância. As pré-escolas públicas geralmente são gratuitas. Os pais pagam pelas refeições dos filhos e algumas escolas podem cobrar uma taxa mensal. Já nas privadas, a taxa é muito mais alta, e podem ser aplicadas condições adicionais de admissão.

A maioria das pré-escolas públicas funciona em estoniano, algumas em russo e outras em ambos. Portanto, se você quiser que seu filho aprenda os idiomas locais, este é o caminho a percorrer. Existem também algumas pré-escolas particulares de língua inglesa: International Kindergarten, Tallinn European School e International School of Estonia.

Os custos da educação básica na Estônia são cobertos pelo Governo — (Foto: Johny McClung)

2. Educação Básica na Estônia

7 a 15 anos de idade

A educação básica é o requisito mínimo obrigatório, cobrindo da 1ª à 9ª série. Os custos escolares são cobertos pelo gerente da escola — que, geralmente, são os governos locais. Tallinn English College e Miina Härma Gymnasium são as únicas escolas públicas na Estônia onde as crianças podem obter sua educação básica em inglês. Três escolas particulares na Estônia oferecem programas em inglês: International School of Estonia, International School of Tallinn e Tallinn European School.

Ao se formar na 9ª série, por volta dos 15 anos de idade, os alunos podem continuar seus estudos, fazer um treinamento vocacional ou começar a trabalhar.

O Ensino Médio na Estônia tem cursos obrigatórios e voluntários — (Foto: Priscilla du Preez)

3. Ensino Médio na Estônia

16 a 19 anos de idade

O programa de estudos na escola secundária é organizado em cursos obrigatórios e voluntários. Os requisitos para a entrada (geralmente um teste e uma entrevista) podem ser encontrados no site da escola. Na rede de ensino particular, os documentos de inscrição podem ser apresentados diretamente à escola.

Aqui, acontece o mesmo da Educação Básica: se o seu filho frequenta uma escola estoniana e pelo menos dez crianças lá têm a mesma língua nativa, eles têm direito a duas aulas na sua língua nativa por semana.

As escolas de Ensino Médio oferecem uma variedade de cursos obrigatórios e voluntários. Esses cursos são elaborados para ajudar os alunos a avançar em seu caminho de educação superior ou profissional. Ao sair do Ensino Médio, o aluno pode optar por ir para a Universidade ou escolher uma escola profissional, com currículo bastante focado em habilidades práticas.

As universidades estonianas oferecem mais de 150 programas de graduação — (Foto: Brooke Cagle)

4. Ensino Superior na Estônia

Nas Universidades estonianas, 11% dos estudantes são estrangeiros, vindos de mais de 125 países. Existem mais de 150 programas de graduação exclusivos, de alta qualidade, ministrados totalmente em inglês, disponíveis nestas universidades:

Universidade de Tallinn

Universidade de Tecnologia de Tallinn

Universidade de Tartu

Escola de Negócios da Estônia (particular)

Academia de Artes da Estônia

Universidade Estoniana de Ciências da Vida

Academia Estoniana de Música e Teatro

Se você quer continuar estudando após se formar, há diversos programas acadêmicos — (Foto: Tim Gouw)

5. Educação Continuada na Estônia

O chamado lifelong learning, ou educação continuada, é praticamente um modo de vida na Estônia. Quase 20% dos estonianos entre 25 e 64 anos participaram de pelo menos um curso de atualização em 2018. Isso coloca a Estônia em quarto lugar em educação continuada entre os países da União Europeia.

Os alunos têm opções flexíveis. Várias universidades estonianas permitem que você monte um programa de estudos individual de suas disciplinas favoritas — seja para aperfeiçoamento ou para obter um ensino superior.

Alguns programas internacionais em universidades da Estônia têm uma taxa de matrícula. Você pode pesquisar opções de bolsas de estudo adequadas no Banco de Dados de Bolsas de Estudo. Se você quer estudar na Estônia com base em um certificado acadêmico estrangeiro, pode se inscrever diretamente na instituição de ensino superior para admissão e no Centro ENIC/NARIC para que seus estudos sejam reconhecidos.

As escolas privadas na Estônia oferecem ensino em diversos idiomas (Foto: Clay Banks)

6. Estudar na Estônia em outros idiomas

A maioria das escolas na Estônia ensina em estoniano ou russo. Muitas das escolas russas também têm um programa de imersão na língua estoniana.

A educação em inglês na Estônia está disponível principalmente em escolas privadas:

International School of Estonia, International School of Tallinn e Tallinn European School, Estonian Business School e Tartu International School. Lembre-se de que as escolas particulares têm uma mensalidade e o direito de definir condições específicas de admissão. Entre as escolas públicas, o Tallinn English College e o Miina Härma Gymnasium em Tartu oferecem currículo em inglês.

Existem várias escolas municipais em Tallinn que ensinam principalmente em uma língua estrangeira, como a Escola Alemã Kadrioru (em alemão) e o Colégio Finlandês (em finlandês). Há também a Tallinn French School, que oferece educação básica e secundária em francês.

A Tallinn European School leciona em inglês, francês e uma variedade de outras línguas, incluindo alemão, espanhol, italiano, finlandês e estoniano. A escola mantém vagas para os filhos dos funcionários das instituições e agências europeias, mas também matricula filhos de estrangeiros que vivem e trabalham na Estônia.

Por que a Estônia é chamada de Education Nation?

Muitas das inovações da sociedade digital estoniana, como a criação dos e-services e o nascimento de cinco startups unicórnio, têm a ver com o alto nível da educação na Estônia. Veja os motivos:

--

--