De colegas de apartamento a fundadores de uma empresa global

Ana Luiza Silveira
Work in Estonia
Published in
6 min readMay 10, 2021

Conheça os e-Residents Georg e Ian e seu negócio de marketing internacional, a MansionTech

Georg (à esquerda) e Ian (à direita) idealizaram a MansionTech quando dividiam um apartamento no Brasil

Georg Klausner e Ian Ayad operam juntos a MansionTech, uma empresa global de consultoria de marketing digital. E é global mesmo: Ian está baseado no Brasil, Georg na Áustria e a MansionTech fica na Estônia. O negócio deles é um exemplo perfeito de como a e-Residency pode apoiar empreendedores remotos que trabalham além das fronteiras.

Mas, antes de falar da empresa, vamos para onde tudo começou… no Brasil.

Atualmente, Ian trabalha em São Paulo — Foto: Vanessa Bumbeer

De pequenas coisas nascem grandes coisas

Há alguns anos, Ian e Georg moravam em um pequeno apartamento em Curitiba (PR), com outros dois colegas. Ian trabalhava como desenvolvedor freelancer e Georg gerenciava uma equipe dentro de uma startup de comércio eletrônico. Naquela época, eles estavam trabalhando em diversos projetos juntos e apresentando ideias para criar aplicativos.

Esse período foi significativo para a jornada empreendedora em conjunto, e o pequeno apartamento em Curitiba foi o epicentro. O espaço era minúsculo e modesto, mas eles apelidaram de “mansão” — e foi ali que eles deram os primeiros passos para o nascimento da MansionTech.

“Nos anos 80, pessoas como Steve Jobs fundaram empresas em garagens; a nossa foi fundada em um apartamento compartilhado. Embora não tivéssemos muito dinheiro, nosso espírito nos fazia sentir como grandes CEOs que podiam pagar por mansões de verdade. ”

No centro do negócio da MansionTech está o marketing. Por quê? Por ser um campo intimamente relacionado às interações humanas e à tecnologia, tópicos pelos quais os co-fundadores são apaixonados. Além disso, faz sentido prático — já que Georg tem experiência em marketing e Ian é um especialista em tecnologia.

A MansionTech fornece aos seus clientes aconselhamento e suporte no desenvolvimento de estratégias de marketing digital. Eles começam ajudando as marcas a identificar clientes relevantes e um bom nicho de mercado. Em seguida, oferecem consultoria de software, atuando na integração da tecnologia às atividades da empresa para sincronizar todos os elementos da estratégia e agilizar a implementação. A ideia, segundo eles, é criar as melhores experiências de usuário, com mensuração contínua dos resultados.

“Nosso objetivo principal é aumentar o alcance e melhorar a visibilidade de nossos clientes na web, por meio de otimização de mecanismos de busca, automação de marketing, gerenciamento de mídias sociais e desenvolvimento web.”

O conteúdo de marketing é desenvolvido por uma equipe internacional de agências e freelancers.

Georg trabalha nos Alpes Austríacos — Foto: Georg Klausner

Por que eles escolheram a e-Residency?

Ao abrir seu negócio, Ian e Georg analisaram várias opções de incorporação. Assim, eles decidiram que a incorporação na Estônia, com a e-Residency, era a melhor solução. Isso ocorreu por vários motivos técnicos, incluindo:

Sistema tributário simples da Estônia;

• compatibilidade de idioma: o inglês é o idioma principal do ecossistema de startups da Estônia, bem como das normas internacionais de contabilidade;

• eficiência de custos e redução de riscos: a Estônia tem taxas de fundação e custos de contabilidade relativamente baixos;

• liberdade de adaptação: as regras para empresas na Estônia fornecem flexibilidade para modelos e áreas de negócios;

Com a ajuda do provedor de serviços 1Office, Ian e Georg montaram a empresa rapidamente. A 1Office dá apoio à contabilidade e orienta sobre as melhores formas de estruturar as operações, à medida que elas se expandem e se adaptam a novas áreas.

Conheça o Marketplace da e-Residency, onde você encontra mais provedores de serviços que ajudarão você a abrir uma empresa na Estônia:

Uma questão de valores

Ian e Georg também escolheram a Estônia para abrir a MansionTech com base em valores compartilhados. Eles perceberam que os valores que consideravam fundamentais, como liberdade, viagens e aprendizagem, condiziam com o que a e-Residency oferecia.

Hoje, eles já não moram juntos em Curitiba. Separados pelo Oceano Atlântico, Ian e Georg trabalham remotamente em diferentes fusos horários e países, dispensando a formalidade do mundo dos negócios e os clássicos horários de trabalho. Essa flexibilidade, segundo eles, permite que a MansionTech esteja aberta para negócios 24 horas por dia, o que traz vantagens tanto para os clientes quanto para eles próprios, já que — mesmo nesse formato — conseguem manter o equilíbrio entre trabalho e vida pessoal.

Trabalhar remotamente também permitiu a eles viajar para vários países, o que eles dizem ter ampliado seus horizontes e melhorado suas habilidades de comunicação, por meio da interação com diversas pessoas, aprendendo de suas perspectivas.

“Nós trabalhamos incansavelmente para disponibilizar nossos produtos e serviços em vários idiomas, incluindo português, alemão, árabe, espanhol e inglês. Tudo isso com a rapidez exigida no ambiente de negócios atual.”

Graças a um amplo portfólio de projetos, MansionTech permaneceu resiliente diante dos efeitos da pandemia de Covid-19. No entanto, como muitas outras pequenas empresas, eles não ficaram imunes à crise econômica. Por isso, eles estão aproveitando a oportunidade para direcionar parte de seus negócios para fluxos de receita de comércio eletrônico/Amazon FBA — uma ideia que eles tinham desde os tempos de Curitiba e aproveitaram este momento para, finalmente, colocar em prática.

Com uma vista dessas, o trabalho remoto não é tão ruim, né? — Foto: Georg Klausner

Dicas para trabalhar remotamente

Como Georg e Ian estão habituados a trabalhar de casa há alguns anos, pedimos a eles algumas dicas para quem irá, como eles, continuar tocando os negócios remotamente após a abertura da empresa via e-Residency:

1. Não trabalhe em seu quarto. Prepare uma boa estação de trabalho, de preferência em sua sala de estar ou em um escritório. Invista em uma tela, móveis de escritório e bons alto-falantes para boa qualidade de música e videochamada.

2. Planeje esportes em seu dia. Seja flexível, mas determinado. Levante-se e corra ou pratique esportes durante os intervalos do trabalho. Fique ativo!

3. Defina seu próprio ritmo de trabalho. Para alguns, isso pode significar trabalhar menos a cada dia, mas trabalhar um dia a mais no fim de semana para fazer tarefas simples. Isso aumenta a produtividade e a motivação. Porém, planeje pelo menos um dia por semana para descansar.

4. Gerencie suas interações sociais. Trabalhar em casa ajuda a manter o foco, mas ter interações sociais é crucial. Portanto, encontre sua família ou entes queridos, vá com alguém para um café, agende reuniões com parceiros de negócios ou converse com amigos pela webcam.

5. Faça alterações em sua rotina e também no ambiente. A ideia é escolher o melhor local para uma tarefa: você tem que focar e escrever? Visite a biblioteca local e escreva lá. Isso não é possível nos tempos de pandemia, mas você ficará grato por ter de volta sua liberdade, muito em breve.

Este conteúdo é uma adaptação de texto publicado originalmente no e-Residency blog.

--

--