e-Residency inaugura escritório no Brasil

Ana Luiza Silveira
Work in Estonia
Published in
3 min readMay 5, 2021

--

Empreendedores interessados em abrir negócios na Estônia poderão retirar pessoalmente o cartão de identificação a partir de hoje, em São Paulo

São Paulo é a primeira cidade da América Latina a ganhar escritório da e-Residency — Foto: João Tzanno

A Estônia está inaugurando hoje, 5 de maio, seu primeiro pick-up point no Brasil para a retirada do cartão de identificação eletrônica da e-Residency — um programa de residência virtual que permite abrir empresas digitalmente na Estônia, sem a necessidade de morar no país, e expandir os negócios para a Europa e para o mundo. O escritório está localizado no bairro da República, em São Paulo.

Anteriormente, para receber o cartão de identificação digital pessoal, o requerente deveria retirar o documento em uma embaixada da Estônia ou ponto de serviço oficial e provar sua identidade por meio de autenticação biométrica — o que, muitas vezes, significa ter que fazer uma viagem internacional. Agora, as pessoas interessadas em empreender na Estônia poderão realizar a inscrição online e retirar seus documentos pessoalmente.

Saiba como se inscrever na e-Residency:

Um quinto das novas empresas estonianas são criadas por cidadãos digitais. O Brasil está na 30ª posição entre os países com mais participantes do programa, que tem 80 mil cidadãos digitais. Até agora, cerca de 725 brasileiros já se inscreveram na e-Residency e abriram 122 empresas, segundo Lauri Raav, o diretor do programa.

Entre as startups criadas via e-Residency por brasileiros estão a OriginalMy, que oferece soluções em Blockchain para governos e empresas; a Tutor.id, plataforma que conecta alunos a professores particulares nas mais diversas áreas de conhecimento; e a Mansion Tech, que oferece consultoria em software, marketing digital e SEO.

Conheça o passo a passo para registrar sua empresa:

Sem burocracia

O Brasil possui uma reputação de burocracia comercial e complexidades que muitas pessoas enxergam como uma barreira para os negócios. Basta ver o ranking de facilidades para fazer negócios produzido pelo Banco Mundial: entre 190 nações, o Brasil ocupa o 124º lugar. Compare isso com a 18ª posição da Estônia e as vantagens da residência eletrônica para os empresários brasileiros. Com a e-Residency, é mais fácil iniciar e administrar um negócio, mais simples registrar empresas e fazer negócios com parceiros da União Europeia, com zero burocracia.

Além disso, qualquer pessoa interessada em abrir um negócio na Europa pode se inscrever. Pequenas e médias empresas podem entrar no mercado da União Europeia via Estônia. Startups podem escalar e crescer acessando capital da União Europeia também. Freelancers e empreendedores individuais podem acessar um público mais amplo, na Europa ou globalmente, para suas ofertas baseadas em serviços, empreendimentos criativos ou comércio eletrônico.

e-Residency x cidadania

A E-Residency não fornece cidadania, residência fiscal, autorização de residência ou permissão para entrar na Estônia ou na União Europeia. Além disso, o cartão de identificação digital não funciona como carteira de identidade ou documento de viagem.

Onde fica o posto da e-Residency no Brasil

Para fazer a retirada do documento de identificação digital pessoal, é preciso estar inscrito na e-Residency. O escritório está localizado na Avenida São Luís, 112, conjunto 404, no bairro da República, em São Paulo (SP).

Quer abrir uma startup na Estônia, mas não sabe por onde começar? Ouça a nossa entrevista no Paducast e saiba as vantagens de empreender na Estônia:

Sabia que, na Estônia, a tributação para empresas é de 20% e acontece na distribuição de lucros aos sócios, e não sobre os ganhos da empresa? Descubra este e outros atrativos do sistema tributário da Estônia:

--

--